quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Doce Pernambuco

Um dos pratos mais pernambucanos aqui da minha terra é a "cartola", um doce delicioso que mistura banana e queijo de uma forma que só quem já provou sabe o quanto dá certo. Kha e Babi provaram e aprovaram muito, nada mais justo do que a receita vim parar aqui no blog pra que todo mundo possa usufruir desse Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado de Pernambuco também, não é? Já saiu no jornal e tudo:

Doce pernambucano entra para a história

No final de abril deste ano, a cartola foi considerada Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado de Pernambuco pela Lei 13.751. A sobremesa sempre requisitada nas nossas mesas traduz um pouco da deliciosa gastronomia do Estado. Cartola é, definitivamente, a cara de Pernambuco.

A receita, que combina banana madura, queijo de manteiga, canela e açúcar é uma mostra de miscigenação dos três principais povos formadores da nossa cultura, sendo produzida pela primeira vez nas casas-grandes dos engenhos. O prato, portanto, como tantas outros, nasceu da mistura de ingredientes, técnicas, experiências e hábitos culturais do colonizador português, do índio e do escravo africano.

O nome se deve, provavelmente, à cor escura da canela e ao formato alto do queijo sobre a banana - que remotamente lembra uma cartola usada pelos lordes ingleses.

Fonte: Folha de Pernambuco e site da Assembleia Legislativa

Já deu água na boca? Precisam provar:


Ingredientes:

Queijo coalho ou Manteiga
Banana
Manteiga
Açúcar
Canela em pó

Preparo:

1. Corte a banana ao meio no sentido longitudinal , frite-as em manteiga e reserve

2. Corte o queijo em fatias generosa 1,5 cm de espessura, e frite até ficar quase todo derretido
Em um pote, misture o açucar e a canela a seu gosto (amarronzado)

3. Coloque as duas bandas de banana fria num prato, o queijo quase derretido por cima da banana, depois cubra tudo com o açúcar e canela

O prato deve ser montado com a banana e o queijo ainda quentes. Consumir de preferencia na hora (não dá nem tempo de esfriar!).

Qualquer dúvida no preparo, deixem nos comentários, a gorda aqui sabe fazer de olhos fechados já!


4 comentários:

Kacau disse...

adoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooro :D

Administrador disse...

Ai que delicia.

Babi Cardozo disse...

Ai meu deus! Que saudade da Kau na minha cozinha fazendo essa maravilha!!!!!! A-do-ro!!! E essa porra vicia, digo logo!!!

Kacau disse...

Ai meu deus! Que saudade de nós tudo juntas na tua cozinha vigiando a cartola no fogão!!!!! :P