segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Puft, sumi!


Olá,

O artigo mágico de Harry que sempre invejei, (além do mapa do maroto) sempre foi a capa da invisibilidade e não foi só eu quem leu a saga e sonhou alto. Alguns nerds de Boston decidiram tornar esse sonho em realidade.

Agora cientificamente falando os pesquisadores da Universidade Tufts e da Universidade de Boston trabalham em um novo material que se faz invisível aos olhos humanos. Ao invés de refletir ondas luminosas do tecido, o “manto invisível” (como é chamado pelos cientistas ou pelos "Sheldons") tem como propriedade transmitir as ondas eletromagnéticas para o lado oposto.

Trata-se de fibras de seda revestidas por ouro. Um único centímetro quadrado possui 10 mil ressonadores do metal, encarregados de transpassar a luz. Por enquanto, o metamaterial só funciona na faixa dos terahertz (frequência localizada acima da do rádio e abaixo da do infravermelho).


O desafio dos cientistas agora é fazer com que o tecido trabalhe com comprimentos de onda muito menores, da grandeza das diferentes faixas luminosas enxergadas pelo olho humano. Por hora, tudo que o manto faz é evitar que o sinal do celular seja comprometido pelo tecido, masa experiência se mostra extremamente promissora.

Caso seja bem sucedida, a pesquisa pode liderar uma nova área de estudos para a utilização do metamaterial na medicina. Como a seda é biocompatível e não é rejeitada pelo organismo humano, o novo tecido poderá ser implantado em pacientes para o monitoramento de funções do organismo.
Caso não seja bem sucedida, favor usar roupas por baixo de suas capas, ok?


Legal né? Já pensou: O chefe enche o saco? Se enfia debaixo da capa! O namorado deu uma escapulida? Se enfia debaixo da capa e vai atrás do bofe! Adorando essa ideia de poder fazer Pluft, sumi!!! hahahaha

Beijos bem visíveis, por enquanto!

0 comentários: