quarta-feira, 17 de março de 2010

Agora com legenda!

Olá Nerds de plantão,

Podem levantar os braços e comemorar, pois o YouTube anunciou que irá lançar legendas automáticas, feitas pelo próprio site, para todos os vídeos em inglês e em mais de 50 idiomas em breve, inclusive vídeos em português.




O processo será feito com um recurso moderno que identifica o áudio do vídeo e faz a legenda automaticamente, no tempo certo e tudo mais, sem intervenção do usuário que postou o vídeo. Para acionar as legendas, o internauta terá apenas que apertar o botão de closed-caption disponível no vídeo, do mesmo modo que fazemos com nossas televisões. Vejam na imagem abaixo;





Por enquanto, somente vídeos em inglês estarão com esse recurso automático, e ainda levará um tempo para o sistema colocar as legendas em todos os vídeos em inglês que já estão no site, mas em breve mais 50 idiomas também começarão a receber as legendas automáticas. Vou ver vídeos em chinês rindo agora! uhull!

Como o método para colocar a legenda é feito de modo automatizado, por computador, a qualidade do áudio do vídeo deverá ser boa, com o mínimo de ruídos ou abafado, para a legenda ser feita de forma mais correta possível. É importante ressaltar também que o usuário que enviou o vídeo poderá alterar a legenda, caso a legenda esteja incorreta, ou queira tirar ou colocar algo. Afinal, interação a gente vê por aqui! O recurso automático vem para facilitar, mas não para obrigar a ninguém ver o vídeo com aquela legenda.

E resta a gente esperar que o YouTube comece a colocar legendas automáticas também nos vídeos em português que, segundo eles, pode demorar alguns meses. Super normal em se tratando do nosso bom e velho português! Afes!

O YouTube está inovando de certa forma, e é uma ideia muito boa principalmente para quem possui dificuldades auditivas, será uma mão na roda para assistir aos vídeos normalmente.
E para aquelas pessoas que assim como eu, tem surtos momentâneos de surdez, mudez, cegueira e loucura quando Robert surge no vídeo com aquele sotaque de matar toda vizinhança e não consegue se concentrar em mais nada. Sem contar que meu riverês para quem o conhece estará sempre atualizado (ha-ha-ha), vou atacar de Howard e zonear as legendas assim como ele faz com a Wikipédia em Big Bang Theory.

Adoro tais novidades! E vocês curtiram??

Agradecimentos especiais ao meu amigo Bruno (super nerd) pela dica!

Beijos legendados!!!

6 comentários:

Kha disse...

ADOREI!

Nada mais de ter que ficar vendo o mesmo vídeo 34 vezes pra conseguir entender o que o Rob fala. Agora posso ver 34 vezes só apreciando a beleza!

E vai facilitar tanto minha vida isso. Nada mais de esperar horas para por vídeos legendados aqui no blog.

Youtube (L).

Ju disse...

ai que mara, meu ouvidos vão agredecer de monte por eu não ter que enfiar os fones até o fim pra entender Rob falando!

O perigo é que a gente vai deixar de praticar nosso Riveres, né? Vamos ter cuidado pra não enferrujar!

Chris Dutra disse...

Adoro quando o povo facilita minha vida!
You tube mandou bemzaço (palavra estranha)!

Mokka disse...

Que tudo!! Adorei!!

Renata disse...

MARAAAAAAAAA ! =D

Adoreiii !

Karol disse...

Olá meninas
Adorei vao ser 300 maos na roda ;)
KSOSKOSKSOKSO
Beijo&tchau