sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Dia da Gentileza

Olá pessoas, 

Sabe que dia é hoje??? É o dia de ser gentil!

Ao longo dos anos, atos de gentileza foram ficando cada vez mais raros no mundo todo. A rotina, o stress, os compromissos fizeram com que as pessoas se fechassem e deixassem de usar palavras do tipo "bom dia", "por favor" e "obrigado". 

Com o intuito de resgatar essas simples atitudes, mas que fazem toda a diferença, um grupo de pessoas propagou o chamado "World Kindness Movement", que comemora no dia 13 de novembro o "Dia da Gentileza". Esse movimento é representado no Brasil pela Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV). No dia 29 de maio é comemorado o dia nacional da Gentileza, alguém sabia disso? 

De fato nosso dia a dia é uma correria digna e propensa a vários atos não gentis e com isso o tempo passa, a mágoa fica e não vemos saída para reverter tal situação. Não é uma tarefa fácil, mas também não é impossível e para provar isso a ABQV criou um teste que mede o nível de gentileza. 
Vamos ser sinceras em responder cada questão, ok?

Vamos ao teste;


1. Você está fazendo uma apresentação em uma reunião interna e se depara com uma enxurrada de opiniões contrárias de um colega de trabalho. Você:

a) Não o deixa terminar e retruca imediatamente sobre suas considerações. (0 pontos)
b) Escuta suas opiniões e pede a palavra ao fim para defender suas idéias. (5 pontos)
c) Fica interrompendo para discordar. (3 pontos)

No caso aqui do blog é tudo via e-mail, então sempre esperamos o fim para defender nossa idéia, 5 pontos para as blogueiras.

2. Na mesma reunião, um colega apresenta tópicos e decisões com as quais não concorda. Você:

a) Interrompe e inicia uma discussão com ele. (0 pontos)
b) Aguarda o final da apresentação para dizer suas considerações. (5 pontos)
c) Não interrompe, mas indica sua discordância por meio de sua postura e expressões. (3 pontos)

Praticamente a mesma pergunta anterior, mas aqui eu ganhei 3 pontos. Faço cara feia mesmo. 

3. Você está a caminho de um ponto de táxi, e para variar, está atrasado. Um idoso anda vagarosamente para o mesmo ponto. Você chega mais rápido e só tem um táxi no local. Você:

a) Aguarda o idoso e fala para o motorista levá-lo, já que ele estava a caminho primeiro. (5 pontos)
b) Pega o táxi, já que chegou primeiro. (0 pontos)
c) Pergunta ao idoso se poderia passar à frente e pegar aquele táxi, mas se ele também estiver com pressa, aguarda outro táxi. (3 pontos)

Não serei hipócrita e estando atrasada e ele andando vagarosamente, peço ao vovô gentilmente que aguarde o próximo por que esse taxi é meu. 0 para mim.

4. Aguardando o elevador no edifício da empresa, há uma pessoa com deficiência visual. Você:

a) Coloca-se a disposição para auxiliar. (5 pontos)
b) Fica por perto para checar se ela precisa de ajuda. (3 pontos)
c) Ignora a situação. (0 pontos)

Fico por perto para ajudar, caso precise, pois se bem sei, deficiente visuais tem melhor percepção que eu, capaz dele me ajudar. Hahaha. 3 pontos somados.

5. Um pesquisador liga no seu ramal para que responda a algumas questões, mas você está sem tempo. Você:

a) Diz que não pode atender. (3 pontos)
b) Desliga bruscamente. (0 pontos)
c) Pede desculpas e diz ao pesquisador que no momento você está sem tempo. (5 pontos)

Cara, desligo sem dó nem piedade! Não tenho saco para essas pesquisas. 0 sem remorço.

6. No meio da tarde, durante o expediente, você levanta para tomar um café. Você:

a) Vai sozinho. (0 pontos)
b) Pergunta ao seu colega se quer ir tomar café. (3 pontos)
c) Traz o café para o colega e tomam juntos. (5 pontos)

Ahh eu trago o café, geralmente não gosto de me alimentar sozinha. :) 5 pontos.

7. Você está em férias e seu colega telefona mais de uma vez para seu celular pedindo informações sobre suas tarefas. Você:

a) Conversa, de maneira franca mas respeitosa, sobre a possibilidade da solução dos problemas após o seu retorno. (5 pontos)
b) Atende os telefonemas, mas responde com rispidez. (3 pontos)
c) Não atende. (0 pontos)

Eu ajudo sem pensar. 5 pontos! 

8. Você está saindo da garagem atrasado para ir trabalhar e uma pessoa com um carrinho de bebê está prestes a atravessar à frente do seu carro:

a) Você espera pacientemente ela atravessar. (5 pontos)
b) Espera, mas vai acelerando e sai arrancando assim que possível. (3 pontos)
c) Sai rapidamente antes que ela comece a atravessar. (0 pontos)

Por incrível que pareça, sou super gentil no trânsito! Dou passagem e espero todo o mundo e depois eu sigo. O lema é devagar e sempre. Mais 5 pontos na conta.

9. O elevador chega e você percebe que um colega de trabalho está vindo, carregando muitas pastas: Você

a) Programa outro elevador ou o ascensorista para que chegue a tempo de atender em seguida o colega com as pastas - e toma seu elevador. (3 pontos)
b) Sobe rapidamente. (0 pontos)
c) Aguarda-o e segura a porta para que ele entre com mais facilidade. (5 pontos)

Eu seguro a porta, não custa nada. Mais 5 pontos.

De olho na má postura profissional
10. Você está em um almoço com seu cliente e um colega de trabalho. O seu colega acidentalmente entorna o copo de água sobre a mesa. Você:

a) Ajuda a resolver o problema e faz um sinal discreto para o garçom. (5 pontos)
b) Ignora a situação. (3 pontos)
c) Mostra-se irritado. (0 pontos)

Provavelmente eu seria a estabanada que derrubou o copo e ia gostar muito de ser ajudada, então eu ajudaria. Mais 5 pontos.

Resultados:

De 0 a 25 pontos:
Busque refletir sobre suas atitudes. Ajudando as pessoas, pode-se reduzir a agressividade e a tensão nas relações. As atitudes que tomamos em nosso dia-a-dia têm impacto em nosso corpo. Assim, a gentileza ajuda a melhorar o stress e a saúde das pessoas. Relaxe um pouco e exercite, diariamente, pequenos gestos de gentileza. Você vai perceber que, além colaborar com as pessoas, vai tornar o ambiente mais saudável e produtivo.

De 26 a 40 pontos:
Você está no caminho certo. Em seu dia-a-dia falta somente um pouco mais de atenção aos detalhes. Mesmo que você esteja atarefado(a) ou com pressa, a gentileza aquece, transforma as relações e aumenta seu bem-estar. Desenvolva ainda mais seu interesse pelo outro, exercitando a cortesia e o altruísmo. Quanto mais gentil, maiores e mais prazerosas serão as conquistas da equipe.

De 41 a 50 pontos:
Parabéns, você sabe como ser gentil com todos os que te rodeiam. As pessas o vêem como uma pessoa agradável e o admiram como colega e líder. Você demonstra ter disponibilidade e abertura para o outro, gerando confiança. Sua gentileza torna o ambiente melhor e os resultados mais efetivos.


Eu fiz o teste e até me surpreendi com o resultado. Aguardo o resultado de vocês.

Beijos gentis e volupiosos. Tenham um ótimo dia!!!


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