quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Das páginas para peliculas [3]

Olá Pessoas,

Esse post é especial por diversos motivos. O primeiro é que além de falar de um dos meus assuntos preferidos, aqui estão filmes que eu vejo, revejo, re-revejo e ainda consigo chorar com eles. E são filmes/livros maravilhosos com alguns detalhes que faltam ali ou são desnecessários aqui, enfim, vamos ao post de hoje;

Tropa de Elite (2007)

Um filme dirigido por José Padilha, que tem como tema a violência urbana na cidade brasileira do Rio de Janeiro e as ações do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE = faca na caveira) e da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.

Foi objeto de grande repercussão antes mesmo de seu lançamento, por ter sido o primeiro filme brasileiro a, meses antes de chegar aos cinemas, vazar para o mercado pirata e a internet (não trafico, não. Sou apenas uma usuária). Um dos protagonistas do filme, o ator Caio Junqueira, chegou a declarar que, por mais que achasse a pirataria algo negativo, sabia que havia sido "por causa dela que o trabalho atingiu o público da televisão". Uma pesquisa feita pelo Ibope chegou a estimar que mais de 11 milhões de brasileiros teriam visto o filme de forma ilegal (podem me incluir) - isso, entretanto, não impediu o filme de ter sido bem-sucedido nas bilheterias, tendo estreado em primeiro lugar e obtido uma das maiores médias por sala no ano, com mais de 1000 espectadores por sala na primeira semana (podem me incluir também), mesmo com um lançamento restrito aos estados de Rio de Janeiro e São Paulo.
Wagner também é um ótimo motivo para assistir essa obra, né? Ahh coloca na conta do Papa e segue em frente! Hahaha Adoro essa frase!


Código Da Vinci (2006)

O Código Da Vinci causou (muita polêmica, incluindo várias ameaças de morte também) polêmica ao questionar a divindade de Jesus Cristo.
A maior parte do livro desenrola-se a partir do assassinato de Jacques Saunière, curador do museu do Louvre. Robert Langdon, Sophie Neveu e Leigh Teabing vivem várias aventuras ao tentar desvendar códigos que deem resposta aos enigmas que Jacques Saunière deixou antes de morrer.
A trama do livro envolve desde grandes (e suspeitas) organizações católicas conservadoras como a Opus Dei, até a sociedade secreta conhecida como Priorado de Sião, que, de acordo com documentos encontrados na Biblioteca Nacional de Paris, possuía inúmeros membros famosos como Sir Isaac Newton, Botticelli, Victor Hugo e Leonardo da Vinci (só os burrinhos, neah?).
Dan Brown mesclou com perfeição os ingredientes de uma envolvente história de suspense com informações sobre obras de arte, documentos e rituais secretos (e se pesquisarmos, encontramos muita coerência em tudo que está no livro e muito bem retratado no filme).


Crônicas de Nárnia -
O leão, a feiticeira e o Guarda-roupa (2005)

A aventura começa durante a Segunda Guerra Mundial, quando Peter, Lucy, Edmund e Susan são obrigados a sair de Londres (ahh que droga) e a instalar-se numa pequena cidade em Inglaterra (ok, serve. posso conviver com isso), na casa de um professor solteirão. Enquanto exploram a mansão, Lucy descobre uma passagem secreta muito especial no guarda-fatos do velho professor, que dá acesso a um misterioso mundo...(amo esse filme, amo muito e choro sempre).
Este filme é uma adaptação de todos os sete livros da série "As Crônicas de Nárnia", então comprem todos e devorem, pois vale muito a pena. Primeiro filme com atores dirigido por Andrew Adamson (Shrek 1 e Shrek 2), que deve ter sofrido horrores, fato que dirigir "desenho" é mais fácil, hahaha.

Mary Poppins (1964)

Mary Poppins é um filme estadunidense de 1964, do gênero fantasia musical, dirigido por Robert Stevenson, baseado em livro de Pamela Lyndon Travers e produzido pelos Estúdios Disney.
Este filme ocupa a 6ª colocação na Lista dos 25 maiores Musicais Americanos de todos os tempos, idealizada pelo American Film Institute (AFI) e divulgada em 2006.
Londres, 1910. Mr. Banks é um banqueiro frio que tenta tratar os filhos sapecas (sapeca é pouco para essas crianças), Jane e Michael, com muita rigidez, mas não consegue contratar uma babá suficientemente boa para isso, pois elas desistem facilmente (mentira! as crianças são o demônio e obrigam as babás a fugir).
Numa noite, enquanto faz com sua esposa manifestante um anúncio de jornal procurando uma babá, sua filha Jane aparece com uma carta que fizera, mostrando como seria uma babá perfeita. Esta carta acaba chegando nas mãos de Mary Poppins (queria taaanto uma Mary), que é tudo aquilo que está descrito. Porém, Mary Poppins possui poderes mágicos, e com seu amigo faz-tudo Bert (owoo casalzinho), transforma a vida daquela família, com muita música, magia e diversão.
Mary Poppins é o primeiro de uma série de oito livros infanto-juvenis escritos pela escritora australiana Pamela Lyndon Travers ou (P.L. Travers), e publicado originalmente em 1934. Tornou-se o primeiro de uma série de livros no qual o personagem principal, uma babá mágica inglesa, vem do nada em uma tempestade de vento para cuidar das crianças da família Banks. A Disney adaptou o livro para o cinema, em 1964. E antes que me esqueça uma A Spoonful of Sugar para todos.

Marley e Eu (2008)

Marley & Eu: a Vida e o Amor ao Lado do Pior Cão do Mundo é um livro de não-ficção escrito pelo jornalista norte-americano John Grogan.
Através de uma narrativa em primeira pessoa, John Grogan relata a história real de seu cachorro da raça labrador americano chamado Marley e sua participação durante treze anos na sua vida. O livro é um best-seller em vários países, inclusive no Brasil e nos Estados Unidos.
Quando John e Jenny se casaram, decidiram logo que queriam ter filhos, e para testar seu talento materno antes de enveredar pelo caminho da gravidez, Jenny resolveu comprar um cachorro,e John apoiou a idéia. O labrador foi batizado de Marley, em homenagem ao cantor de Reggae Bob Marley. Com o tempo, o cão foi tornando-se um forte labrador com mais de quarenta quilos que, ao longo de seus treze anos de vida, colocou seus donos em situações embaraçosas e hilariantes, mas mostrou, ao mesmo tempo, o que realmente é importante na vida. (Eu sei que Kha vai lembrar da amiga que não devolveu o livro que pegou emprestado e vai lamentar a falta do livro, Fato! Só digo uma coisa sobre esse livro/filme: MORRI DE CHORAR!!!!)

Harry Potter e o Cálice de Fogo (2005)

Antes do início das aulas, Arthur Weasley leva 4 de seus filhos e os amigos (Harry Potter e Hermione Granger) para assistir ao Torneio Mundial de Quadribol. Em meio as festividades pela vitória da Irlanda, surgem os Comensais da Morte e a Marca Negra de Voldemort, deixando todos bastante preocupados.
Chegando em Hogwarts, para Fazer O Quarto Ano, Harry e seus amigos recebem boas notícias: a escola sediará o Torneio Tribruxo, recebendo os alunos de Beauxbatons e Durmstrang, que ficarão hospedados durante o ano, para competir.
No entanto, apesar de ter apenas 14 anos, Harry é "escolhido" para representar Hogwarts, juntamente com Cedrico Diggory (*_*) no Torneio Tribruxo, o que acaba causando uma desavença com seu amigo Rony Weasley (ciúme bobo de amigo, coisa pouca).
Devido ao Baile de Inverno, que ocorre devido ao torneio, nossos amigos, que estão no início da adolescência, começam a perceber o sexo oposto, causando o aparecimento dos primeiros sinais de tensão entre Rony e Hermione (que estava lindissíma no baile).
Na última tarefa, Harry é transportado até um cemitério, onde Cedrico é assassinado (graças a Deus por isso, senão não existiria Edward) com a maldição Avada Kedavra e Voldemort ressuscita utilizando o sangue de Harry.
Harry, milagrosamente, consegue escapar de Voldemort, pois suas varinhas são irmãs (ambas foram feitas com penas de Fawkes, a fênix de Alvo Dumbledore e, devido ao priori incantatem, uma anula o poder da outra).
Conseguindo retornar a Hogwarts, descobre que o professor de Defesa Contra as Artes das Trevas, Alastor "Olho-Tonto" Moody, é na verdade Bartô Crouch Jr., um Comensal da Morte, que se infiltrou na escola usando a Poção Polissuco para tomar o lugar do verdadeiro Moody (dando uma merda federal).
Harry é considerado o vencedor do Torneio Tribruxo e, no encerramento das aulas, Dumbledore faz um discurso pela memória de Cedrico (onde eu, Babi, morri de chorar, claro).
Só uma ressalva, quando vi "cálice" me apaixonei por Cedrico, antes de conhecer o ator que o interpretava, esse é um dos filmes da série que pode passar mil vezes, verei, chorarei e me apaixonarei por Cedrico sempre. Viram? Era destino. Hahaha.

À espera de um Milagre (1999)

Ambientado em 1935, no corredor da morte de uma prisão da Louisiana, conta a história da relação entre Paul Edgecomb, o chefe de guarda da prisão, e um de seus prisioneiros, John Coffey (tenho medo dele). Coffey é um homem negro de grandes proporções (ele é enorme e tem cara de bonzinho, mas tenho medo), condenado à morte pelo assassinato de duas garotas brancas. Aos poucos, desenvolve-se entre Edgecombe e Coffey uma relação incomum, baseada na descoberta de que o prisioneiro possui um dom mágico que é, ao mesmo tempo, misterioso e milagroso. O guarda se debate em um conflito moral entre o cumprimento do dever e a consciência de que o homem que ele deverá matar pode não ser o culpado de um crime tão brutal. A história é contada em flashback por Edgecombe, durante sua velhice em um asilo. Além da relação com Coffey, Edgecomb relata as histórias de outros guardas e condenados. (Simplesmente perfeito!)

Desventuras em Série (2004)

A Series of Unfortunate Events (Desventuras em Série) é uma série de treze livros escrita por Lemony Snicket (heterônimo de Daniel Handler) e ilustrada por Brett Helquist. A série se trata das aventuras de três crianças (lindas), os órfãos Baudelaire (dá uma dó), após a morte de seus pais em um incêndio. A ambientação da história é anacrônica, e a série é repleta de alusões literárias e culturais. Uma adaptação para o cinema dos três primeiros livros da série foi lançada no dia 14 de dezembro de 2004. (a interpretação de Jim Carrey, está sensacional)

O Conde de Monte Cristo (2002)

O Conde de Monte Cristo (título original em francês: Le Comte de Monte-Cristo) é um romance da literatura francesa escrito por Alexandre Dumas concluída em 1844. É considerado, juntamente com Os três mosqueteiros, uma das mais populares obras de Dumas (o cara é genial), e é frequentemente incluída nas listas de livros mais vendidos de todos os tempos (por que são ótimos). O nome do romance surgiu quando Dumas a caminho da Ilha Monte-Cristo, com o sobrinho de Napoleão, disse que usaria a ilha como cenário de um romance (e assim o fez).
O livro conta a história de um marinheiro (lindo) que foi preso injustamente. Lá, conhece um clérigo de quem fica amigo. Quando o clérigo morre, ele escapa da prisão e toma posse de uma misteriosa fortuna. O marinheiro, agora em condições financeiras, pode vingar-se daqueles que o levaram à vida de prisioneiro.(E cumpre todas as promessas de vingança que fez, sendo que é interrompido por uma paixão que o surpreende. É uma história apaixonante)


Beijos volupiosos! Inté



0 comentários: