sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Sociedade das Volupiosas bem vivas


Capítulo XXVIII:

No quinto dia de seu confinamento nas dependências de Zilá, onde era mantida refém de Heathcliff nas terras do Morro dos ventos uivantes, Nelly recebe a visita da própria empregada, que anuncia já ter conhecimento da história de como Heathcliff foi herói em salvar Nelly e Cathy depois de perdidas no pântano.

Diante da versão fantasiosa que descobriu estar sendo contada a respeito de seu desaparecimento e de Cathy, Nelly, tomada por um sentimento de raiva, esbraveja a Zilá insultos dirigidos a Heathcliff, que tratou de espalhar a história de que, estavam Nelly e sua ama ainda perturbadas mentalmente depois de perderem-se no pântano.

Zilá informa ter recebido ordens de informar Nelly de seu direito à liberdade e a seguir para a Granja de seu patrão, onde em breve se encontraria Catarina para acompanhar o enterro de seu pai.

Alarmada com a situação de Edgar e sua morte cada vez mais próxima, Nelly parte em direção ao interior da casa, onde supostamente encontra-se Catarina, a quem anseia libertar também.

Nelly se depara com aposentos vazios e não percebe ninguém até ser chamada a atenção por uma tosse ligeira. Linton encontrava-se em seu estado tipicamente apático sozinho na sala.

Prontamente Nelly trata de sugar do filho de Heathcliff informações a respeito de sua ama, usando de um tom duro no intuito de amedrontar Linton. Mesmo que ameaçado de ser violentamente atingido por Nelly Linton informa que Catarina está no quarto e que não receberá permissão nem dele nem de seu pai para partir, sendo o próprio Heathcliff o responsável por puni-la caso haja alguma tentativa.

Linton se mostra vergonhosamente egoísta e mal agradecido ao tratar de sua prima, agora também sua mulher. Reproduz para Nelly as falar de seu pai de que Catarina estaria interessada em sua morte a fim de herdar seus bens e se mostra feliz por saber que a morte de seu tio se aproxima cada vez mais e ele seria então dono não só de sua Granja como também de todos os pertences de Catarina, sua mulher.

Aterrorizada pelos absurdos proferidos por Linton, já tomado pelo veneno de seu pai, Nelly o faz recordar de todas as gentilezas já prestadas por Catarina a fim de agradar seu primo. A empregada percebe o quanto o sobrinho de seu patrão era na verdade egoísta e sem coração, capaz de presenciar sem grandes sofrimentos uma cena de violência de Heathcliff com Catarina. Para o jovem esposo de Catarina salvar a própria pele superava a importância do bem estar de quem quer que fosse, mesmo Cathy.

Diante das negativas de Linton em entregar-lhe as chaves do quarto em que se mantinha prisioneira Cathy, Nelly decide por retornar à Granja a fim de buscar reforços para resgatar sua ama e tranqüilizar seu patrão em seus últimos instantes de vida.

Ao saber por Nelly que sua Cathy estava viva e bem Edgar mostra-se bastante ansioso por encontrar novamente sua filha. Quando percebeu alguma melhora no quadro de seu patrão Nelly contou-lhe toda a verdadeira história de como tronaram-se prisioneiras de Heathcliff.

Diante da narrativa de Nelly sobre as atitudes do pai de seu sobrinho, Edgar consegue claramente perceber sua intenção de assegurar pra Linton a posse de toda sua fortuna e propriedade. Por ignorar a situação de saúde deplorável de seu sobrinho, era uma incógnita para Edgar o interesse de Heathcliff quanto a essas posses, uma vez que estas passariam a pertencer primeiramente a seu filho.

Edgar solicita então que fosse mandados homens armados ao cárcere de sua filha a fim de libertá-la e um comissário, com quem trataria de alterar as condições de seu testamento, de modo que suas posses passassem às mãos de fideicomissos (estipulação testamentária onde o testador constitui uma pessoa como legatário ou herdeiro, mas impõe que, uma vez verificada certa condição, deverá transmitir a outra pessoa, por ele indicada, o legado ou a herança; substituição, fideicomissória), o que garantiria que Heathcliff não colocaria as mãos nos bens caso seu filho viesse a falecer.

Tanto os homens designados a resgatar Catarina quando o destinado a buscar o comissário que trataria do testamento falharam em suas missões. O esforço de enviar ao Morro outros homens para resgatar Catarina foi poupado quando a própria Cathy adentrou a propriedade de seu pai ansiosa por saber como estava sua saúde.

Depois de informada de orientada por Nelly a não lamentar-se de sua situação, fingindo felicidade ao lado de Linton, Cathy encontra seu pai ainda vivo, com quem passa os últimos momentos de sua existência.

Na mesma noite do regresso de Cathy Edgar morreu. Calmamente despediu-se da filha, avisando que encontraria com sua mãe.

Cathy não tinha lágrimas se quer para chorar pela partida de seu pai, haviam esgotado. Descobriram no mesmo dia o motivo da impossibilidade de Edgar ter contatado o comissário que alteraria seu testamento: Heathcliff, que já havia comprado o homem a fim de satisfazer seus interesses.

É o próprio comissário da lei que demite todos os funcionários da granja, com exceção de Nelly, que mais tarde tom,a conhecimento de como ocorreu a fuga de Cathy do Morro e como o atemorizado Linton havia facilitado para que isso ocorresse, sendo devidamente punido por sua parte no escapamento de Catarina, autorizada a estar na Granja até que durasse o enterro de seu pai.

Beijos de Babi, Kha e Ju.

0 comentários: