Dando continuidade a sua narrativa, Nelly descreve a obediência de Catarina às ordens de seu pai de não mais visitar seu primo no Morro dos Ventos Uivantes e o quanto a imposição dessas ordens era dolorosa também para Edgar.
Mesmo que nutrisse bastante apreço e preocupação por seu sobrinho Edgar não foi capaz de conceder seu desejo, uma vez que ele próprio não se encontrava em condições de acompanhar a filha numa excursão até as proximidades do morro. O tio avisa que essa possibilidade poderia concretizar-se ocorrer no futuro, manifestando também seu desejo de continuar a receber notícias do sobrinho, como de fato tornou a receber.
Em suas cartas Linton destacava sempre o quanto lhe era doloroso viver longe de Cathy, insinuando inclusive que seria seu tio um traidor caso não cumprisse a promessa de possibilitar o encontro que tanto desejava.
Depois de receber inúmeras insistências não só por parte de Linton, como também de sua filha, Edgar foi finalmente persuadido a permitir que Catarina , em companhia de Nelly, desse junto ao primo um passeio na parte mais próxima da Granja, já que sua saúde ainda não dava sinais de recobrar-se.
Mesmo que tivesse ela própria economizado parte de sua renda para constituir a fortuna de Cathy (que fofa), intimamente Nelly nutria o desejo de que sua jovem ama recuperasse a propriedade de seus antepassados, o Morro dos Ventos Uivantes. Nelly sabia que a única possibilidade para que isso ocorresse consistia no casamento dos primos.
O que Edgar não tinha conhecimento era do quão grave era a situação da saúde de seu sobrinho, tão frágil quanto a sua própria. Em verdade, ninguém tinha ciência disso a não ser Nelly, nunca um médico fora chamado para visitá-lo na residência de seu pai.
Em sua gana por atingir seus objetivos, Heathcliff mostrou uma cruel tirania, impondo seu filho aos mais duros esforços em aparentar vivacidade e disposição em frente a sua prima antes que fosse tarde demais e a morte iminente viesse buscá-lo.
Bjos culturais de Kha, Babi e Ju.
0 comentários:
Postar um comentário