terça-feira, 1 de setembro de 2009

Sociedade das Volupiosas bem vivas

Capítulo XXV:

Dando continuidade a sua narrativa, Nelly descreve a obediência de Catarina às ordens de seu pai de não mais visitar seu primo no Morro dos Ventos Uivantes e o quanto a imposição dessas ordens era dolorosa também para Edgar.
Era preocupação do pai de Cathy saber do estado de seu sobrinho, se estava tornando-se um bom homem. Nelly afirma que Linton é muito frágil, não acreditando que o rapaz alcançasse a idade adulta, além de não parecer com seu pai Heathcliff.
Edgar mostra-se preocupado com o futuro de Cathy quando ele a deixasse, a morte, antes sempre uma espera ansiosa para unir-se a sua falecida esposa, passou a representar um temor diante da possibilidade de sua filha, sua maior preciosidade, unir-se a Linton caso este seja apenas um boneco controlado por seu pai.
Nelly promete a Edgar que estará sempre ao lado de sua filha, tomando o gênio bom da menina também como argumento para acalmar os temores do patrão.
Passado algum tempo Edgar não havia recuperado ainda suas forças, embora pudesse retomar a prática de passear ao campo com Cathy. A menina não percebia, na esperança de que seu pai estivesse se restabelecendo.
No dia do 17º aniversário de nascimento de Cathy e por consequência da morte de sua mãe, Edgar não seguiu o costume de visitar o túmulo de sua falecida Catarina, a visita seria adiada. Escreveu novamente a Linton no intuito de expressar seu desejo em vê-lo.

A reposta do sobrinho continua a ser negativa, justificada pela proibição de seu pai quanto a sua ida à Granja em que residia, seu tio e sua prima. Linton expressa também ter uma amável lembrança do tio, suplicando para que este desse fim à proibição de que entrasse em contato com Cathy já que não fizeram nada para merecer tal castigo.
Em seu apelo por meio de carta, Linton sugere que encontre Cathy nas proximidade do Morro, em presença inclusive de seu tio, que poderia convencer-se de que seu caráter não se assemelha ao de seu pai. O jovem afirma que nunca se sentirá alegre ou passará bem enquanto não estiver em companhia daquela que ama, sua prima Catarina.


Mesmo que nutrisse bastante apreço e preocupação por seu sobrinho Edgar não foi capaz de conceder seu desejo, uma vez que ele próprio não se encontrava em condições de acompanhar a filha numa excursão até as proximidades do morro. O tio avisa que essa possibilidade poderia concretizar-se ocorrer no futuro, manifestando também seu desejo de continuar a receber notícias do sobrinho, como de fato tornou a receber.

Em suas cartas Linton destacava sempre o quanto lhe era doloroso viver longe de Cathy, insinuando inclusive que seria seu tio um traidor caso não cumprisse a promessa de possibilitar o encontro que tanto desejava.

Depois de receber inúmeras insistências não só por parte de Linton, como também de sua filha, Edgar foi finalmente persuadido a permitir que Catarina , em companhia de Nelly, desse junto ao primo um passeio na parte mais próxima da Granja, já que sua saúde ainda não dava sinais de recobrar-se.

Mesmo que tivesse ela própria economizado parte de sua renda para constituir a fortuna de Cathy (que fofa), intimamente Nelly nutria o desejo de que sua jovem ama recuperasse a propriedade de seus antepassados, o Morro dos Ventos Uivantes. Nelly sabia que a única possibilidade para que isso ocorresse consistia no casamento dos primos.

O que Edgar não tinha conhecimento era do quão grave era a situação da saúde de seu sobrinho, tão frágil quanto a sua própria. Em verdade, ninguém tinha ciência disso a não ser Nelly, nunca um médico fora chamado para visitá-lo na residência de seu pai.

Em sua gana por atingir seus objetivos, Heathcliff mostrou uma cruel tirania, impondo seu filho aos mais duros esforços em aparentar vivacidade e disposição em frente a sua prima antes que fosse tarde demais e a morte iminente viesse buscá-lo.

Bjos culturais de Kha, Babi e Ju.

0 comentários: