sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Das páginas para peliculas

Olá Pessoas,

Amo listas e sei que já perceberam isso. Listam facilitam minha vida e quero que facilite a de vocês também.
A lista de hoje, são os meus filmes preferidos que saíram das páginas de livros valorosos e que a meu ver não deixaram a desejar ganhando vida nas telas do cinema. Fazendo com que eu me apaixonasse mais ainda por cada um deles.




O Poderoso Chefão – Parte I (1972)

Clássico norte-americano dirigido por Francis Ford Coppola. Baseado no romance homônimo de Mario Puzo, o filme recebeu nove indicações ao Oscar e levou três estatuetas para casa (Melhor Filme, Melhor Ator - Marlon Brando - e Melhor Roteiro Adaptado). Curiosidade: Robert de Niro fez testes para os papéis de Michael e Sonny Corleone no primeiro filme, mas não conseguiu nem uma pontinha. Como prêmio de consolação, interpretou o jovem Don Vito na Parte II.




E o vento levou (1939)

Clássico dirigido por Victor Fleming e baseado em obra homônima de Margaret Mitchell. As atuações consagradas de Clark Gable e Vivien Leigh contribuíram para que o longa-metragem alcançasse 13 indicações oficiais ao Oscar e duas honorárias. Levou dez estatuetas para casa. Curiosidade: mais de 1.400 atrizes fizeram o teste para Scarlet O’Hara. Tadinhas... Morrodechorar quando Scarlet faz o juramento de não passar fome se agarrando a um punhado de terra, filme lindo, lindo, lindo!



O mágico de Oz (1939)

Musical baseado em livro infantil homônimo de L. Frank Baum. Conta a história da garota Dorothy, que é capturada por um tornado no Kansas e levada a uma terra fantástica. O filme, estrelado por Judy Garland, teve seis indicações ao Oscar, tendo conquistado dois deles. Curiosidade: ocupa a terceira colocação na Lista dos 25 Maiores Musicais Americanos de todos os tempos (idealizada pelo American Film Institute). E existe algum lugar melhor que nosso lar?



Um sonho de liberdade (1994)

Filme de Frank Darabont que relata a história de um banqueiro condenado à prisão perpétua pelo assassinato da mulher. O personagem faz amizade com um prisioneiro veterano e sonha em ser livre novamente. Baseado em livro de Stephen King, o longa conta com a atuação perfeita de Tim Robbins e Morgan Freeman. Recebeu sete indicações ao Oscar. Ressaltando a importância da leitura em momentos de ócio e solidão.



A lista de Schindler (1993)

Dirigido por Steven Spielberg, conta a história de um empresário alemão que usou seu dinheiro, inteligência e conexões para libertar judeus de campos de concentração na Segunda Guerra Mundial. Um filme doloroso de se assistir pelas cenas reais e um confronto impactante entre humanidade e crueldade. Baseado no livro de Thomas Keneally, traz atuações marcantes de Liam Neeson, Bem Kingsley e Ralph Fiennes (sou apaixonada por ele) . Venceu sete Oscars e três Globos de Ouro.




Psicose (1960)

Filme de Hitchcock conhecido pela famosa “cena do banheiro”. Conta a história de Marion, uma secretária que rouba 40 mil dólares e foge para que ninguém a descubra. Escondida no decadente Motel Bates, Marion é esfaqueada enquanto toma banho. É baseado no livro de Robert Bloch. Curiosidade: Hitchcock se mostrando completamente louco, comprou anonimamente todos os direitos do livro por onze mil dólares e, após isso, recolheu todas as cópias disponíveis no mercado para que ninguém soubesse o final da trama. Hitchcock é meu Tim burton dos anos 50 e 60, adoro gente doida e criativa. Recebeu quatro indicações ao Oscar.



Casablanca (1942)

Considerado por muitos o melhor filme de todos os tempos, o longa-metragem dirigido por Michael Curtiz é baseado na obra de Murray Burnett e Joan Alison. Relata a saga dos cidadãos que tentavam fugir da Europa na época da ocupação nazista. Foi indicado a oitos Oscars, levando três deles (inclusive Melhor Filme). Consagrado pelas atuações carismáticas de Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. "Sempre teremos Paris" é umas das clássicas frases desse filme e eu ainda vou ouvir isso da boca de alguém que não quer me deixar pegar um navio para o novo mundo. (Babi viajando - mode on)



Bonequinha de Luxo (1961)

Breakfast at Tiffany’s, título original da obra, é um filme dirigido por Blake Edwards com roteiro baseado em livro de Truman Capote. Narra a história de Holly (Audrey Hepburn) que, aos 14 anos, fugiu da fazenda onde morava para ser atriz de Hollywood. Porém, acaba em Nova Iorque onde trabalha para um chefe mafioso que a banca em troca de seus serviços escusos a homens ricos. Curiosidade: no livro de Capote, Holly é bissexual, mas isso não foi mostrado na película.
Na série Gossip Girl, a personagem Blair Waldorf sonha com a cena em que Holly observa as vitrines da Tiffany's, sendo ela a própria Audrey. E Blair me lembra muito a bonequinha de luxo, muito mesmo.



O paciente inglês (1996)

Estrelado por Ralph Fiennes (já disse que o amo? Ele sempre será meu eterno Heathcliff), o filme de Anthony Minghella acontece na Segunda Guerra Mundial quando uma enfermeira cuida de um homem ferido que, em seu leito de morte, relembra o passado e um romance marcante. Baseado no livro homônimo de Michael Ondaatje, foi indicado a onze Oscars e levou oito (incluindo Melhor Filme). Simplesmente maravilhoso!


Não deixando de citar Crepúsculo, Harry Potter, Talentoso Hipley, O exorcista, Silencio dos inocentes, Orgulho e preconceito... gente minhas listas são infindáveis. Paro por aqui, mas em breve eu volto.

Bjos Literários e cinematográficos.


0 comentários: