sábado, 29 de agosto de 2009

Sociedade das Volupiosas bem vivas


Capítulo XXII:

O verão chegou ao fim tornando o tempo fresco e úmido e acometendo Edgar a um grave resfriado, que o obrigou a manter-se em casa quase que ininterruptamente.

Depois acabado seu pequeno romance através de cartas com Linton e por conta da doença de seu pai, Cathy tornara-se mais triste e sombria, reservando maior parte de seu tempo a ler, já que tivera de renunciar da presença de seu primo e de Edgar. A reclusão da menina causou pena a Nelly, que se viu impotente na missão de suprir as ausências que lhe causavam tanto pesar.

Sempre que percebia piora no estado de seu pai Cathy optava por um passeio até o fim do parque. Tendo o quadro de Edgar piorado novamente, Nelly, mesmo que a contra gosto, acompanha Catarina mais uma vez em seu trajeto silencioso pelo caminho de rotina. Percebendo a tristeza da menina a criada tenta animar a ama, incitando-a a alegrar-se e mudar o aspecto sem cor de sua pele.

Diante de diversas tentativas frustradas de que Cathy retomasse a animação, Nelly questiona a menina a respeito de sua tristeza, recebendo como resposta perguntas vindas de uma Catarina assustada com a possibilidade de se ver sozinha quando da morte de seu pai e sua criada (agourando nada, né?).

É Nelly mais uma vez que tenta reconfortar a insegurança de Cathy, aproveitando para reforçar o desejo de seu pai de que se mantenha fora de qualquer contato, mesmo que apenas afetivo, com seu primo, filho de Heathcliff.

Cathy afirma que seu pai é a sua prioridade, mais que sua própria vida ou felicidade. Enquanto reforçava na cabeça da menina os desejos de seu pai, Nelly assiste sua subida no alto de um muro em busca de alguns frutos. Depois de acidentalmente cair num lado que impossibilitava seu retorno, Cathy diverte-se dançando enquanto Nelly busca a uma chave que possibilitasse sua saída. Em meio a esse processo um barulho interrompe a conversa das duas, alguém se aproximava a cavalo.

Era Heathcliff, buscando obter de Catarina informações a respeito dos motivos que a levaram a abandonar a prática de escrever a seu filho. Reproduzindo o que dissera seu pai a respeito do ódio de Heath por sua família, Cathy informa queum diálogo ente eles não se estabeleceria.

Indiferente com relação ao que pensava Cathy a seu respeito, Heath põe-se a falar sobre seu filho, acusando-a de “brincar de amor” com ele e proferindo ameaças de revelar a Edgar as cartas recebidas por Linton e que estavam sob seu poder. Segundo Heathcliff, desde o término de sua comunicação com a prima, Linton caíra num abismo de desespero, verdadeiramente apaixonado e em breve morto, caso Cathy não resolvesse salvá-lo.

Nelly prontamente retruca as afirmações a respeito do frágil estado de Linton, afirmando não ser possível tamanho sofrimento de amor por uma pessoa com quem esteve em contato por apenas duas vezes.

Heathcliff reafirma o estado crítico de saúde em que se encontrava seu filho, propondo inclusive que Nelly, com seus próprios olhos fosse verificar, o que afirmava e apelando para Cathy, a única capaz de salvá-lo de seu fim.

Diante dos fatos, Nelly encaminha-se juntamente com Catarina para dentro da casa, sem comentar o recém ocorrido encontro. Edgar havia adormecido e Cathy em companhia de Nelly instala-se na biblioteca, onde chora silenciosamente.

O efeito pretendido por Heathcliff com as descrições a respeito do estado de saúde de seu filho havia sido alcançado. Mesmo que ciente da possibilidade de que Nelly tivesse razão em não acreditar, Cathy afirma não se sentir tranqüila até que se certifique de que Linton saiba a razão por não escrever-lhe mais e a preservação de seu sentimento por ele.

No dia seguinte, seguiram juntas, Cathy e Nelly em direção ao Morro dos Ventos Uivantes. Dentro do coração da criada a esperança de que o próprio Linton desmentisse tudo o que dissera seu pai a respeito de seu péssimo estado era o maior dos sentimentos que carregava.
Beijos de Ju, Kha e Babi.

0 comentários: