segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Sociedade das Volupiosas bem vivas

Cap. X

É nessa altura do livro que passamos a conhecer a vida de casada de Cathy e o nível de seu convívio com o então marido, Edgar Linton e sua cunhada Isabel. Contrariando todas as expectativas de Nelly, a relação do casal corria em harmonia, o gênio forte de Catarina não encontrava espaço diante da constante busca de seu marido em agradá-la e não permitir que nada nem ninguém a contrariasse, aos olhos da criada, parecia Cathy até bem apaixonada e devota de grande feição por sua cunhada.

A constante disposição de Edgar em ceder e compreender a esposa, mesmo que em seus dias de crise de melancolia e silêncio, a qual era atribuída à doença pela qual Cathy havia enfrentado, fazia a felicidade do casal parecer crescer progressivamente.

O aparente clima de harmonia teve seu fim determinado quando chegou à casa uma visita bastante inesperada: Hethcliff. Quem primeiro toma conhecimento de seu retorno é Nelly (sempre ela), que apesar de notar familiar a voz do “estranho” que lhe falava, não reconhece de pronto o totalmente transformado Heath, agora com negros bigodes, elevada estatura e formas atléticas, apresentando inclusive uma postura semelhante à daqueles que estiveram no exército.

Não surpreendentemente, a primeira intenção de Heath em seu retorno é reencontrar Cathy. Muito menos surpreendente é o meio que ele usa para isso: Nelly! (sempre ela, tá vendo!?), a quem pede que avise da presença “de uma pessoa de Gimmerton” que deseja vê-la.

Recebendo o recado de Nelly e ainda sem conhecimento de quem se tratava o visitante, Cathy segue para recebê-lo enquanto Edgar toma conhecimento daquele que está a visitar sua esposa através da própria serviçal. Para seu desgosto, Edgar recebe em instantes uma Catarina totalmente eufórica depois de descobrir do retorno de seu amigo. Dessa vez, ceder aos desejos da mulher tornou-se mais amargo para Edgar, que ainda assim acabou permitindo que Heathcliff se unisse a eles. A reação de Cathy diante de seu hóspede era de completa euforia, para desagrado de seu marido.

As surpresas trazidas por Heath nesse retorno continuam quando este informa que se instalará no “Morro dos ventos uivantes” a convite de Hindley. Diante dessa revelação as dúvidas sobre Heath e seu retorno tornam-se ainda maiores.

Na madrugada daquele dia, perturbou o sono de Nelly a entrada agitada de Cathy, que a acordou para partilhar sua felicidade, tão grande era esta diante da chegada de Heath assim como grandes eram suas queixas pela reação do marido, que se tornou rabujento por ter que aceitar Heath em sua casa como o fez.

Nesse diálogo noturno, Nelly aconselha Catarina a respeitar ainda mais seu marido, já que não é fácil para um homem enfrentar tal situação e a questiona a respeito da ida de Heath ao Morro dos ventos uivantes. Cathy se mostra tão surpresa quanto Nelly em relação ao caso, mas explica que já ouvira do amigo os motivos para a decisão de lá instalar-se. Pela explicação reproduzida por Cathy, Heathcliff instalou-se na propriedade juntando-se a seu irmão em decorrência de um encontro em que Heath uniu-se a Hindley e outras pessoas num jogou de cartas e em que seu irmão tomou conhecimento de que aquele a quem renegou encontrava-se abastado, convidando-o a regressar a casa. Além disso, estar mais perto de Cathy e na casa em que viveram juntos consistia na maior razão para a decisão de Heath em instalar-se na propriedade.

Cathy então prossegue com suas confissões, descrevendo a Nelly como sentia-se por dentro com a ausência de Heath e mostrou-se aliviada e feliz pela ignorância desse fato por seu marido durantes os tempos, resolvendo com ele fazer as pazes.

Heath então passou a visitar cautelosamente a Granja, no intuito de não abusar da tolerância de Edgar quanto a isso, da mesma forma que Catarina passou a moderar sua reação ao receber o convidado, que aos poucos tornou-se visita constantemente esperada.

Outra preocupação passa a ocupar a mente de Edgar, que percebe em sua irmã uma irresistível atração pelo visitante, o que também não passa despercebido por Catarina, que em uma discussão com Isabel em que esta afirma amar Heath mais que sua cunhada ama seu marido Edgar, atribui a Heath adjetivos como enjeitado e sem educação, afirmando inclusive que este seria capaz de casar-se com Isabel a fim de tomar posse de seus recursos financeiros. Isabel acusa a cunhada de egoísmo e crueldade, mantendo entre as duas o clima de rivalidade e discussão.

Aproveitando-se da ausência de Edgar em decorrência de um compromisso numa outra cidade, Heath resolve aparecer na propriedade mais cedo que de costume na granja. Tomando conhecimento de sua chegada e da ignorância da cunhada para tal fato até que fosse tarde demais para que essa fugisse do encontro, Catarina aproveita a ocasião para revelar a Heath dos sentimentos de Isabel para com ele. Heath pouco crédito dá às palavras de Catarina, sendo indiferente aos sentimentos que Isabel possa sentir por ele, acreditando inclusive tratar-se de uma invenção por parte de Cathy todas as palavras quanto ao assunto.

Instaura-se então um clima ainda mais tenso para Isabel, totalmente desconsertada diante das atitudes da cunhada. As atitudes de Catarina fazer Nelly lamentar pelo patrão, que não merecia a situação pela que passava ou qualquer das coisas pela qual ela julgava ser Catarina capaz de fazer. Nelly deseja saudosamente que tudo voltasse a ser como um dia fora na Granja, dias que em que Heath não representava um visitante naquela casa, quando Heath era ainda desaparecido e o clima na residência de maior paz.

Beijos literários de Kha, Ju e Babi.

0 comentários: