sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Sociedade das Volupiosas bem vivas



Capítulo VII:

Neste capítulo, sob a perspectiva de Nelly, espécie de governanta da “Granja do torto” desde a época em que tinha vida a Sra. Linton, esposa do também falecido Sr. Hareton Earnshaw, os pais de Catarina, continuamos a conhecer e entender mais a respeito da história de Heathcliff e das ocorrências de sua vida que formaram sua personalidade “rude como a folha de uma serra e dura como uma pedra”.

A pedido de Lockwood, a mulher reproduz como se deu o período em que Cathy e Heathcliff tiveram que permanecer afastados, desde que a menina permaneceu sob os cuidados da família Linton, até o natal.

O período de afastamento da presença de Heathcliff transformou os hábitos de Catarina, que de uma “pequena selvagem” passou a uma moça distinta, de postura e beleza admiráveis. Em Heathcliff o efeito da separação foi o contrário. Desprezado e tratado brutalmente por Hindley, transformou-se em uma pessoa de aparência ainda mais brutal, sujo e maltrapilho.

Na ocasião de seu regresso ao lar, Catarina anseia por reencontrar Heathcliff, que se esconde sentindo-se intimidado e envergonhado frente à dama em que se vê transformada sua antiga companheira desgrenhada. A reação de sofrimento do rapaz é um prazer para Hindley, que denuncia sua presença, para alegria de sua irmã, que imediatamente cumprimenta o velho amigo calorosamente, recebendo como reação um Heath frio e indiferente. Tal atmosfera de crueldade fez Nelly recordar saudosamente da época em que vivia o Sr. Earnshaw.

A aparência tão distinta dos demais, pessoas de cabelos louros e pele alva, torna-se um motivo de lamentação para Heath como confessa a Nelly, que abre os olhos do rapaz para a falta de relevância dessas questões frente à importância de se ter um bom coração e a coragem, que fazia dele uma pessoa superior aqueles que o humilhavam, mesmo que não possuísse olhos azuis ou cabelos dourados.

Tomando conhecimento da aparência e ânimo renovados que adquiriu Heath depois de cuidado por Nelly, Hindley prontamente ordena seu isolamento dos demais que ocupavam a casa, dentre eles o jovem filhos dos Linton, família que havia abrigado Catarina em seu período de afastamento. Presenciando uma cena em que Hindley mais uma vez ocupa-se em humilhar Heath, o menino, intromete-se na situação de forma a ofender um já bastante furioso e indignado Heathcliff, que em seu acesso de fúria agride-o, rendendo seu aprisionamento nos confins da propriedade.

Catarina obviamente preocupa-se com o estado do amigo e mesmo contra a vontade deste, visita-o no sótão, onde conversam sob a guarda de Nelly que lhes oferece cobertura e testemunha uma série de pragas serem rogadas da boca de Heathcliff, que promete vingança contra Hindley e suas atrocidades.

Se essa vingança ocorrerá e que outros acontecimentos moldaram a personalidade de cada um dos personagens saberemos em breve, acompanhem!

Beijos culturais de Kha, Babi e Ju!

0 comentários: