terça-feira, 11 de agosto de 2009

Sociedade das volupiosas bem vivas

Continuando com nossa saga pelo Morro dos ventos uivantes, capítulos III e IV. Confira a primeira parte aqui.

Capítulo III:


Neste capítulo a curiosidade de Sr. Lockwood, continua grande, levando-o a questionar Zilah, sobre o zelo que o "patrão" tinha pelo quarto onde ele ia pernoitar. Chegando ao quarto e o analisando não achou nada de íncrivel, a não ser o fato de uma estranha armação de madeira ter lhe chamado a atenção.
Não contendo sua curiosidade, Sr. Lockwood entra no pequeno cubículo e se depara com alguns livros, poeira e com o nome de Catarina sendo repetidamente inscrito na madeira, alterando apenas o sobrenome, ora aparecia como Earnshaw, ou Heathcliff ou Linton.


Por conta de uma simples vela, Sr. Lockwood começa a folear alguns livros ao seu redor e descobre um estranho hábito do usuário do cubículo, hábito esse que se torna como um diário, deixando-o ainda mais estigado a continuar sua leitura. Tomando conhecimento de que se tratava de Catarina, tais obras se tornaram ainda mais atraentes para sr. Lockwood que resolve continuar nessa leitura a fim de descobrir quem realmente é a mulher.

Nessas notas diárias, Catarina cita com ênfase o mal estar que seu irmão lhe causa na ausência do pai e também relata maus tratos para com Heathcliff. Catarina se mostra uma mocinha com ideias muito além do seu tempo.

Em meio a tanta leitura reveladora, Sr. Lockwood cochila e tem alguns pesadelos nada agradaveís, para um visitante numa casa estranha e repleta de segredos.(nos assustamos também).

Em meio aos seus assustadores pesadelos se pôs a gritar como um bebê despertando seu "simpático" anfitrião, que em meio minuto estava no quarto para ver o que poderia estar acontecendo com Sr. Lockwood, este logo cuspiu o pesadelo em Heathcliff que se mostrou tocado com tamanha realidade que lhe foi relatada. Sua reação foi a imprevissível que se possa imaginar.

Depois de tamanho constrangimento, Sr. Locwood acompanha o amanhecer dos ocupantes dessa casa que agora lhe assusta, ansiando o momento exato para retornar ao seu lar.

Capítulo IV:

De volta a Granja do Tordo, Sr. Lockwood conversa com sua criada, Sra Dean. Ele faz perguntas sobre a vida das pessoas que moram em Morro dos Ventos Uivantes.

Sra Dean conta que o Sr. Heathcliff é um homem bastante rico, porém sovina. Fala que a Sra Heathcliff é a filha de seu falecido patrão, Sr. Linton, com Catarina Earshaw. E que Hareton é primo de Sra Heathcliff.

Na verdade essa parte é bastante confusa. Temos na história duas famílias principais, os Earnshaw e os Linton. Fizemos um esqueminha para ficar melhor a compreensão (para ver maior, clique na imagem):


Sra. Dean começa então a contar a história de Catarina Earnshaw. Fala que foi criada na casa dos Earnshaw e era tratada como um dos filhos.

Um dia, o pai de Catarina saiu em uma viagem e acabou voltando trazendo um menino sujo e maltrapilho, um cigano. Era Heathcliff. A princípio, as crianças ficaram revoltadas e ignoravam o intruso, porém, com o tempo, Heathcliff e Catarina viraram cúmplices.

Heathcliff era sempre protegido pelo Sr. Earnshaw e isso despertava cíumes em Hindley. Apesar de todas as provocações, Heathcliff não se queixava. Jamais poderia se imaginar que se tornasse tão vingativo.

Amanhã, capítulos V e VI. Queremos opinião de vocês, estão gostando? Falta alguma coisa? Comentem!

Beijos literários de Kha, Ju e Babi.

0 comentários: