segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Sociedade das volupiosas bem vivas

É com muito orgulho que damos início ao nosso querido clube do livro, a “Sociedade das volupiosas bem vivas”.

Como já informado, a primeira obra ser trabalhada será "O Morro dos Ventos Uivantes", de Emily Brontë e algumas regras para o clube foram fixadas, acompanhem.


Para iniciar a sessão, teceremos nossos comentários a respeito de nossas primeiras impressões dos personagens nos dois primeiros capítulos do livro.

CAP I:


Conhecemos os primeiros personagens, a "Granja dos Tordos" e "O morro dos ventos uivantes".

Inicialmente temos contato com o Lockwood, homem interessado em alugar uma propriedade de um homem de aparência rude e grosseira, Sr. Heathcliff. Além desses, iniciamos o contato com José, criado da propriedade, já bastante idoso, mas de aparência ainda firme.


Se destaca no capítulo a descrição do "Morro dos ventos uivantes", nome que dá título à obra e à propriedade em que vive o Sr. Heathcliff e que retrata o quanto o lugar é exposto a fortes vendavais, sobretudo em épocas de tempestades.

A princípio, a história se passa em primeira pessoa, sendo o narrador o Sr. Lockwood.


CAP II:
Além dos personagens já citados, passamos a ter contato com a Srª Heathcliff, mulher esbelta e ainda quase uma menina, de rosto delicado, traços finos e possuidora de grande beleza.

Hareton Earnshaw, também morador do "morro dos ventos uivantes" nos é apresentado como pessoa de traje e linguagem grosseiras, completamente destituídos da superioridade que se nota no Sr. e Srª Heathcliff.

O desenrolar desse capítulo se dá na situação de que, após uma primeira visita ao "morro", o Sr. Lockwood resolve regressar, mesmo que as condições climáticas não fossem as mais favoráveis.

Chegando à casa, Sr Lockwood não é bem recebido. Apesar de bater insistentemente, ninguém lhe abre a porta. É Earnshaw que lhe mostra o caminho para dentro da casa. Já dentro da casa, o narrador encontra-se com a sra. Heathclif.

Fica espantando o quão nova ela é e fica em dúvida se a moça é realmente a esposa do sr. Heathcliff. Persiste a dúvida também quanto à Earnshaw. O rapaz é empregado? Alguém da família?

É na hora do chá que as dúvidas são esclarecidas. Sra. Heathcliff é nora do dono da casa, e percebe-se que a moça é desprezada por ele. Quanto a Hareton, não fica muito claro se é ou não da família, porém não é empregado, apesar de ser tratado como um.

Devido ao mal tempo, sr. Lockwood pede para sr. Heathcliff um acompanhante, para que ele não se perca no caminho de volta, porém esse não permite. Sr. Lockwood se vê então obrigado a dormir em Morro dos Ventos Uivantes.

Nesses dois primeiros capítulos, percebe-se a forma grosseira como as pessoas se tratam, ficam no ar os primeiros mistérios e indagações, muitos ganchos para frente, cenas dos próximos capítulos, acompanhem!

Ps: Pessoal, hoje o post acabou sendo mais tarde do que gostaríamos, por causa dessa loucura toda de Robsten e TCA, pedimos desculpas pelos imprevistos, estamos administrando o tempo da melhor forma. A regrinha de postagens mais cedo prevalece, exceto em ocasiões especiais como essa. Esperamos que tenham gostado, aguardamos as críticas e sugestões.

Beijos de Babi, Ju e Kha.

0 comentários: