sexta-feira, 25 de março de 2011

Quem ama castra

Texto muito legal sobre castração animal que lemos ontem:


"Eu consigo entender e até simpatizar com a vontade das pessoas de ver seus cães e gatos se reproduzindo. Mas, ao contrário da maioria das pessoas, tive contato direto com a realidade do problema de superpopulação de pets. Trabalhei por vários anos em uma clínica da sociedade protetora dos animais, associada a um abrigo para pets, onde vi em primeira mão os trágicos resultados da reprodução descontrolada. Uma olhadela dentro da geladeira contendo barris lotados de animais eutanasiados é o bastante para convencer qualquer um do sofrimento desnecessário que decorre do descontrole populacional.

Os números são aterradores. Estima-se que 5 a 12 milhões de animais sejam eutanasiados todos os anos em abrigos nos Estados Unidos. A realidade - em carne e osso - e não apenas as estatísticas abstratas - é devastadora. Cada um desses animais olha para você, é capaz de amar e tem imenso potencial. A maioria jamais deixa o abrigo com vida.

Quando todos assumirmos responsabilidade pela superopoulação de pets, veremos esse sofrimento chegar a um fim."


O controle populacional de animais só é eficaz através da castração. Se os Governos tivessem mais consciência disso, menos inocentes estariam pelas ruas sofrendo. Em um felino, o material necessário pra realizar a cirurgia custa em média 80 reais, bem mais barato que o dinheiro necessário pra montar um blog da Maria Bethânia, né? Proporcionalmente, UM blog equivaleria a uma média de 16250 animais castrados e uma infinidade de vidas poupadas de compor esse número triste de super população seguida por eutanásia. Imaginem essas coisinhas passando por isso.
Tem muita coisa errada no Brasil, tudo é lento demais, mas o povo é também muito acomodado. Esse post é um incentivo pra que vocês reflitam sobre o assunto e divulguem por aí. Ajam! As vezes a gente pensa que não, mas aquele clichê de que "se cada um fizer a sua parte..." é verdade demais nesse caso.

Além de proporcionar controle populacional, a castração evita câncer na fêmea, a cirurgia é MUITO simples, o animal não sofre nada. Consultem o Ajuda Animal e tirem algumas das principais dúvidas sobre o assunto.

Essa semana conhecemos também um blog muito legal, que trabalha na divulgação de animais carentes de adoção, o http://adotebixo.blogspot.com/, vale a pena conhecer e espalhar.

Vamos ajudar?

e

5 comentários:

Cristina Pupo disse...

Parabens pela matéria, concordo com tudo, meus dois cachorros são castrados e todos os outros que já tive durante meus 62 anos, tambem foram. Vou repassar a vários amigos que não tem a mente aberta.

Unknown disse...

É um absurdo o q acontece no Brasil com milhares de cães e gatos. Abrigos estão lotados de animais condenados a prisão perpétua, com um espaço mínimo, e muitas vezes passando fome, sede, frio ou calor em demasia. E muitos mais vivem nas ruas, sofrendo violências de todos os tipos.
Se alguém ainda tem dúvidas sobre a castração, fale com um veterinário, só existem benefícios para os animais. E prá se convencer bem disso, visite um abrigo.

As pet shops que vendem animais de raça e pessoas desinformadas tb são responsáveis por outra mazela, as "fábricas de filhotes", onde animais se reproduzem até o esgotamento, nas piores condições, sofrimentos inimagináveis, dentro de gaiolas pequenas para depois serem descartados como lixo. Tudo pq alguém quere ganhar dinheiro com isso...

Se for comprar um filhote, vá ver como os pais vivem, mas cuidado, pq alguns marcam horários prá mascarar o crime q cometem. Observe bem!

Ou melhor q isso, não compre, ADOTE!

Ju disse...

é de pensamentos assim que as pessoas precisam, meninas!

Unknown disse...

Oi, obrigada p divulgar o blog Adote um Bixo no seu blog. Li seu post sobre esterelização (prefiro usar este termo, pois alguns se assustam com o termo castração) de animais. É mto bom saber q cada vez mais pessoas se conscientiza da importância da esterelização. Obrigada mais uma vez por ajudar os animais carentes.

Kha disse...

Obrigada vocês pelo trabalho incrível que fazem.