terça-feira, 2 de novembro de 2010

Efeito sanfona

Todo mundo conhece o tal efeito sanfona. Aquele maldito "emagrece, engorda" por qual todo mundo passa.

No mundo dos filmes, isso também é comum. Muitos atores tem que emagrecer ou engordar para certos papeis. Uns tanto, que é até chocante:

Edward Norton - A outra História Americana
Ganhou 15 quilos


Edward Norton enfrentou um dos maiores desafios como ator ao fazer o filme “A Outra História Americana”, de 1998. Para interpretar o neonazista Derek Vinyard, o ator teve de engordar 15 quilos (de puro músculo) e fazer muita academia. O esforço não foi em vão: a interpretação de Norton foi reconhecidamente uma das maiores de sua carreira e lhe rendeu uma indicação ao Oscar de 1999. Além disso, o filme foi um sucesso de crítica e de bilheteria.


Charlize Theron - Monster- Desejo Assassino
Ganhou 15 quilos


Charlize engordou 15 quilos para viver a serial killer Aileen Wuornos, no filme Monster de 2003. Para fazer o papel, além de engordar a atriz ainda usou uma maquiagem especial e pôs implantes nos dentes e por fim todo o seu esforço valeu a pena já que a atriz ganhou o Oscar de Melhor Atriz pelo filme.


George Clooney - Syriana
Ganhou 16 quilos


Clooney teve que dizer adeus a boa forma para fazer o drama político "Syriana" de 2005, seu papel foi oferecido primeiramente para Harrison Ford que o recusou. Clooney então aceitou o papel e engordou 16 quilos para o filme assim como Charlize todo o seu esforço foi compensado já que ganhou um Globo de Ouro e um Oscar de Melhor Ator Coadjuvante pelo filme.


Russell Crowe - Rede de Mentiras
Ganhou 28 quilos


Mesmo sabendo que este não seria um de seus personagens mais populares, o ator neo-zelandês Russell Crowe aceitou o desafio e engordou 28 quilos para fazer o papel do chefe manipulador de Roger Ferris (Leonardo DiCaprio), Ed Hoffman, em "Rede de Mentiras", de 2008. No filme de Riddley Scott, Crowe não lembra nem de longe o galã que fez algumas mulheres de todo o mundo suspirarem em "Gladiador".


Renée Zellweger - O Diário de Bridget Jones
Ganhou 14 quilos


Para viver a protagonista de “O Diário de Bridget Jones” (2001), a atriz engordou 10 quilos. Depois, perdeu tudo. Big Mac com batatas, milk-shake e donuts com pasta de amendoim garantiram que ela ganhasse os 14 quilos necessários para viver novamente a personagem na seqüência Bridget Jones - No Limite da Razão. O cachê de 15 milhões de libras compensou o sacrifício. Além disso, a empresa de produtos Vigilantes do Peso ofereceu 32 milhões de dólares para transformá-la em sua garota propaganda e mais 300 mil extra por cada quilo perdido.


Adrien Brody - O Pianista
Perdeu 14 quilos


Em primeiro lugar, Brody sempre foi magro por natureza, mas quando o personagem de sua vida apareceu o ator foi mais além. Ele emagreceu 14 quilos (ou seja quase sumiu rs) para interpretar o pianista polonês Wladyslaw Szpilman no drama de guerra de Roman Polanski, “O Pianista”. O resultado foi atingido ao longo de seis duras semanas em uma dieta á base de ovos, chá, salada e frango.
Sua recompensa pela rigorosa dieta foi levar pra casa o Oscar de Melhor Ator pelo filme.


Tom Hanks - O Náufrago
Perdeu: 20 quilos


Hanks é com certeza um dos grandes camaleões de Hollywood. Ele também já havia enfrentado o desafio de se transformar por um personagem em “Filadélfia”, mas e quando uma produção inteira depende de seu emagrecimento para continuar? No começo das filmagens de “Náufrago”, o ator pesava cerca de 90 quilos, mas como seu personagem fica preso em uma ilha por quatro anos em uma dieta á base de peixes e água-de-coco, as filmagens foram paralisadas para que ele pudesse perder peso. Hanks emagreceu 20 quilos e voltou para filmar a segunda parte do longa.


Daniel Oliveira - Cazuza
Perdeu aproximadamente 15 quilos


Aqui no Brasil poucos foram os atores que se aventuraram a emagrecer por um papel. O caso mais notório é o de Daniel de Oliveira, intérprete do cantor Cazuza no filme "Cazuza - O Tempo não Pára", de 2004. Além de aulas de canto, o ator fez um regime rigoroso e perdeu aproximadamente 15 quilos, de maneira gradativa,com uma dieta rigorosa, que incluiu até remédios para que os ossos do rosto ficassem mais aparentes para convencer na pele do cantor, que sucumbiu às complicações causadas pelo vírus da AIDS.


Christian Bale - O Operário
Perdeu 28 quilos


Quando se fala em uma perda incrível de peso, é impossível não lembrar de Christian Bale em “O Operário”, de 2004. Bale, que já havia perdido peso para atuar em "O Sobrevivente", ao lado de Steve Zahn, interpreta na produção espanhola Trevor Reznik, um operário que sofre de insônia há mais de um ano e que trabalha no limite de suas forças. Para o papel, Bale teve de perder 28 quilos, o equivale a mais ou menos 1/3 de seu peso.


Tudo pelo bem da arte, não é mesmo?
Beijos,


0 comentários: