segunda-feira, 1 de março de 2010

Parabéns, Rio de Janeiro.

Oi gente,

Estava aqui pensando sobre a paisagem carioca e pensando sobre o Rio. Então, veio aquele estalo. Uma ideia, fazer um post sobre algumas coisas bem cariocas, ou as coisas que fazem com que um não carioca se torne carioca, uma espécie de batismo.

Vou ter de começar esse post pela comida.

Carioca ama o seu bom e velho feijão preto. Se você mora em outros estados, come feijão fradinho e até o feijão em homenagem ao Rio, o “carioca”, mas estando no Rio, tem que provar o bom feijão preto, que dar todo um sabor especial à feijoada também.

Alho! Quem ao passar pelas ruas não sente o tempero carregado de alho? Carioca adora. E a bebida? Se você ainda não tomou mate na praia ou em casa em dia de calor, ainda lhes falta algo para se tornar bem carioca.


Não posso esquecer da campeã, a bebida que já rodou os quatro canto do mundo e que é amada não só pelo Brasil, mas por todo o planeta. É claro que estou falando da carioquíssima caipirinha. Temos desde a mais tradicional até as mais exóticas.

Quem aqui vive, mesmo sendo estrangeiro, já é um carioca, uma vez que escolheu uma das cidades mais maravilhosas para morar. Certamente você já deve ter transitado pelas ruas, praias e inúmeras praças olhando para o alto. Estaria olhando o super homem? Não! Está olhando para uma das maravilhas do mundo, o Cristo Redentor. É claro, todo carioca uma vez na vida tem que ir ao Cristo, ver a cidade do alto, sentir como se estivesse no céu. Se você nunca foi, recomendo. Subir o Corcovado de trenzinho é um show, está em meio à Floresta e ouvir o samba que embala a subida é sem comentários.


Ah! O Samba, um dos quatros ritmos que embalam essa cidade que é pura poesia. Na sua cadência, no ritmo do passista, o Samba é coração rítmico carioca, entoado pelo som do surdo. Aliás, o Rio nos faz cantar e carioca que é carioca já deve ter cantado alguns dos versos de Cartola, Lamartine Babo, Vinícius e Tom, o amado maestro que amava o Rio e que encantou o mundo com a musicalidade da Bossa Nova.

E quem já não cantou “meu coração, não sei por que, bate feliz, quando te ver”, do imortal Pixinguinha, com os sofisticados acordes do Chorinho? Mais uma preciosidade rítmica carioca. Não posso esquecer do funk, mesmo não sendo adepta do ritmo nas batidas dos pink ups, é claro, alguma vez você tem que dançar ao som do tambozão, como dizem os funkeiros. Nem que para isso tenha que estar embalada com muita caipirinha.

Quer experimentar a mistura de ritmos cariocas? Vá à Lapa, é tradição andar pelas ruelas do bairro, entrar em um bar ali, outro acolá, ouvir o som que sai dos centenários casarões e interagir com cariocas de todos os lugares da cidade.

Já que o carioca gosta de boteco, carioca que é carioca tem que ir pelo menos uma vez na vida a um deles. E olha que tem gente que vai todo santo dia.


É no boteco que o carioca reencontra os amigos, bota a conversa em dia, discute sobre política e dá dicas de economia, fala também de mulher bonita e homens também. O Barzinho é o ponto de encontro do pré night.

Os shoppings estão se espalhando por toda a cidade e nós cariocas os frequentamos, muito especialmente em dias chuvosos. Mas carioca gosta mesmo é das lojas de rua. Eu me amarro em entrar e sair de loja em loja, ver gente andando nas calçadas e isso carioca gosta de fazer de norte a sul. Uma vez na vida você tem que ir às mecas do comércio popular carioca: as ruas da Saara, ao Mercadão de Madureira e também não nos esqueçamos do camelódromo da Uruguaiana.


Agora vou falar de uma opçao da qual me excluo, mas que o carioca ama, a praia. Há centenas de quilômetros de lindas praias cariocas, para todos os gostos e estilos, que têm como coadjuvantes as montanhas e as ilhas. A praia é o espaço mais democrático que conheço, na praia você se afirma mais carioca ainda. Ali estão as mais belas garotas do Rio, “olha que coisa mais linda”, imortalizadas pela Garota de Ipanema de Tom e Vinícius.

Na praia você vê tipos bem cariocas como os vendedores de biquíni e de bolas, ouve o chiado do nosso sotaque na mais pura clareza. Olha, tem que tomar mate, comer biscoito globo e é claro, dar aquele mergulho.

Em especial é encantador ver o pôr do sol no mar, no verão carioca, sentando lá da Pedra do Arpoador e andar sobre as internacionais pedras portuguesas do calçadão de Copacabana em uma noite aprazível.


Será que estou esquecendo alguma coisa mais nesta lista de carioquisses?

Deixa eu ver, ir à Floresta da Tijuca e tomar um gelado banho de cachoeira, saltar de asa delta, assistir a um clássico no Maracanã e ver a árvore de natal da lagoa uma vez por ano…

E é claro, continuar se apaixonando e amando esta que é a cidade mais maravilhosa do mundo. A nossa querida Cidade Maravilhosa cheia de encantos mil, o nosso querido Rio.


Beijos cariocas!

8 comentários:

Kha disse...

Depois nós, curitibanos, é que somos bairristas. Fala séééério mermão!

Parabéns ao Rio, que é sim, uma cidade maravilhosa, mas que pra mim só serve pra visitar, pois jamaaaais conseguiria viver num calor de 40º à sombra.

Beijos curitibanos.

Chris Dutra disse...

Quero ver se alguém vai me levar a todos esses lugares quando for conhecer o Rio.

Chega logo Junho!

Beijos capixabas, que são a versão paraguaia dos cariocas... tentam, tentam mas nunca que conseguem. Rs!

Ótima semana galera!

Ju disse...

Olha quem tá pagando prau pro Riveeeeer! Logo dona Babi!

Se depender de mate eu sou carioca até dizer basta, pq amo!

O calor a gente administra, apesar que aqui em Recife a coisa anda bem mais fesquinha que pelas bandas do river, mercado público vc nem conte comigo, isso eu odeio mesmo, multidão é uó!

enfim, deixa o river pra visitação mesmo e pode se preparar que vou fazer uma listinha do que não vimos da outra vez, quero ir em tudinho!

Beijos, bairrista de uma figa:*

Kacau disse...

Ai que essa foto da feijoada é sacanaaaaaaaaaaaaagem!!!

Lívia disse...

E o meu Rio de Janeiro continua M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O!!!!!!!
Amo demais essa cidade e esse povo daqui! Não há igual!!

bjinhos

Anna disse...

Aaaah, eu tava no River, cheguei agora a pouco....fui pro show PERFEITO do Coldplay!
E o Rio de Janeiro continua lindo né?
Só achei sacanagem demais o tempo ruim...custo a conseguir visitar e quando vou chove! =/
E eu ainda fui de avião chegando pelo SD, toda feliz que ia ver a cidade toda de cima e ai, ta tudo nublado!
Sacanagem com a minha pessoa! huahauua

Parabeens River!

Anna disse...

Ah, esqueci de falar, o MELHOR foi eu saindo do show com meus amigos, 23hs...como a gente não tava conseguindo taxi, a gente decidiu ir pro hotel a pé....imagina, seis pessoas "arrumadinha" andando pelo centrão do Rio totalmente abandonado as 11 hs da noite de domingo?! Achei que eu fosse morrer! hauahuau Mas não aconteceu nada, a gente só passou por uns maconheiros uma hora, mas eles deviam estar tão noiados que nem notaram a nossa presença!
Foi uma experiência e tanto! hauah

Unknown disse...

AHHHHHHHHHHH o meu, o nosso River !!!

"É no boteco que o carioca reencontra os amigos, bota a conversa em dia, discute sobre política e dá dicas de economia, fala também de mulher bonita e homens também. O Barzinho é o ponto de encontro do pré night." SIIIM SIIM SIIM !! =DD

Aí eu AMO o sol do Rio de Janeiro... não reclamo de calor...
'Cariocas não gostam de dias nublados...' combina totalmente comigo.. eu fico depressiva, triste... tenho vontande de fazer nada... pior que dias nublados são as chuvas tbm, não combinam com o nosso River...

PARABÉÉÉNS AO RIVER !!