sábado, 6 de março de 2010

História do Oscar


Olá Pessoas,

Continuando o intensivão sobre o Oscar. Vamos conhecer mais sobre as categorias e como são escolhidas.

O Oscar premia todas os aspectos envolvidos na execução de um filme, desde a atuação até as realizações técnicas. Existem 15 elementos de um filme na Academia:

Atores, diretores de arte, diretores de fotografia, diretores, documentário, executivos, editores de filme, maquiagem, música, produtores, relações públicas, curta-metragem, filme de animação, som, efeitos visuais e roteiristas.

Atualmente existem 24 categorias concorrentes no Oscar e alguns Oscars de reconhecimento especial anualmente. Este ano, os prêmios serão dados a:

Melhor Ator, Ator Coadjuvante, Melhor Atriz, Atriz Coadjuvante, Longa-Metragem de Animação, Direção de Arte, Diretor de Fotografia, Figurino, Direção, Filme Documentário, Curta Documentário, Edição de Filme, Roteiro (Original), Roteiro (Adaptado), Efeitos Visuais,Edição de Som, Som, Curta-Metragem - Filme, Curta-Metragem - Animado, Melhor Filme, Música (Canção), Música (Trilha Sonora), Maquiagem, Filme em Língua Estrangeira.

Após a chegada de todas as cédulas e a contagem dos votos, tudo se volta para a grande noite da cerimônia. O Oscar é uma noite de gala do entretenimento, com orçamento alto (apropriadamente, ele próprio é um evento de entretenimento de orçamento alto). Anualmente, centenas de trabalhadores, incluindo carpinteiros, artistas, músicos, cameramen e chefs, trabalham dias inteiros preparando o grande show. O resultado, em um bom ano, é uma celebração vibrante e glamourosa de Hollywood que eu amo assistir.

Agora, o que significa cada categoria e porque os filmes estão nelas, muitos consideram as estatuetas dadas para melhor filme, diretor, ator e atriz (principal ou codjuvante), roteiro (original e adaptado) e até filme estrangeiro e animação longa-metragem como os principais vencedores e acabam cometendo a injustiça de esquecer dos chamados prêmios técnicos (os que dão suporte ao filme), categorias como som, edição de som, efeitos visuais, além dos de fotografia, maquiagem e figurino também tem seus valores.

Filme – principal prêmio, os indicados são sempre do ano anterior e de língua inglesa, quem recebe a estatueta são os produtores do filme, geralmente os filmes de longa duração são escolhidos, pois as superproduções sempre encheram os olhos da Academia, as comédias ao contrário, quase nunca são premiadas nesta categoria o que é uma grande injustiça. Neste ano teremos 10 indicados para essa categoria o que uma grande novidade e aumenta as chances para os "zebras".


Melhor Filme - 2009

Diretor – esta categoria premia quem melhor desenvolveu a história assistida, o diretor funciona acima de tudo como um gerenciador de funções e catalisador de idéias, suas ou não, cabe a ele dar o tom ou estilo do filme a partir do roteiro escolhido e comandar o trabalho de atores. Sempre penso nos diretores como a alma da pelicula, sem sua sensibilidade não existiram tantos sucessos que nos emocionam.

Ator ou Atriz – esta premiação é a mais aguardada, junto à de melhor filme, pelo público, são consagrados os protagonistas, ou seja, os atores que têm maior destaque no filme, atores e atrizes premiados geralmente garantem um bom futuro pela frente, pois convites para atuar em novas produções não faltarão.

Ator e Atriz Coadjuvante – premia os atores e atrizes secundários, em alguns filmes o vencedor dessa categoria garante a vitória ao conseguir sobressair-se mais do que o ator principal. O que acontece muitas vezes, em diversos filmes.

Roteiro Original – ganha a obra originalmente escrita com a função de ir para o cinema, o roteiro é exatamente o que o próprio nome diz, e exerce uma função fundamental no cinema, ele funciona como um guia escrito, um ponto de partida para tudo o que vemos na tela, desde os diálogos até a seqüência das cenas.


Melhor ator coadjuvante - 2009

Roteiro Adaptado – nesse caso o roteiro vem geralmente de uma obra literária, a premiação determina a melhor transposição do texto literário para o roteiro cinematográfico e conseqüentemente para o cinema. Existem tantas obras adaptadas para o cinema que as vezes alguns telespectadores nem estão cientes disso. Cliquem aqui e conheceram algumas obras adaptadas.

Fotografia – ganhar esta categoria significa saber traduzir em cores, enquadramentos e movimentos de câmera todo o apelo dramático do filme, o diretor de fotografia precisa saber compor as cenas de modo que elas possam passar as necessidades exigidas pelo roteiro e direção, mas não estranhe se aquele filme cheio de pirotécnicas fotográficas não estiver indicado, nem sempre isso ajuda. Uma das funções mais fascinantes para mim, ter a sagacidade de retratar todo o sentimento de um filme, através das lentes de uma câmera não é tarefa fácil.

Filme Estrangeiro – o mesmo que melhor filme, só que a Academia os separa de categoria principal, são os filmes em que a língua predominante não é o inglês.

Direção de Arte – belíssimos filmes, geralmente de época, devem tudo a esses profissionais, eles comandam a harmonia entre os cenários, objetos, figurinos, etc... e dão ao filme uma característica visual única. Sou apaixonda por filmes épicos, seus simbolismos significam tanto e niguém repara. É uma honra incomensurável receber o Oscar por direção de arte.

Figurino – neste caso a dedicação recai sobre as roupas dos personagens e figurantes, geralmente os premiados são filmes que necessitam de uma reconstituição das vestimentas da época retratada pelo filme e são julgados pela fidelidade conseguida.

Som – hoje em dia som e imagem parecem andar juntos quando se pensa em cinema, mas nem sempre foi assim, o primeiro filme falado veio no fim da década de vinte e a partir daí elementos como edição, mixagem e sincronia sonora passaram a ser observados e premiados.

Edição ou Montagem – diz respeito á escolha e organização das imagens a serem apresentadas no filme, alguns truques antigos do cinema são usados com essa “ferramenta” como as montagens paralelas, que fazem com o espectador acompanhe duas situações seqüenciadas.

Canção – esta categoria premia uma música cantada por um intérprete, geralmente a canção-tema do filme ou de um personagem. Sou viciada em trilha de filmes, tenho várias e a cada dia surgem mais e mais para alimentar meu vício.

Trilha Sonora Original – música instrumental exclusivamente criada para o filme e que geralmente ou necessariamente deve contribuir na comoção do espectador, o que facilmente ocorre, quem aqui nunca chorou com a versão instrumental de "Love Story"?

Maquiagem – a mudança facial ou corporal dos atores através da maquiagem, fazendo-os ficar mais novos, velhos ou até desfigurados, é das mais importantes para criar o realismo de algumas situações. Eu me apavorei com Brad Pitt no "Curioso Caso de Benjamin Button", simplesmente impressionante!

Curta-Metragem – além do tempo de duração, essa categoria exige que se filme em determinados formatos para que se participe da indicação, portanto os filmes devem ser filmados nos formatos de 16, 35 ou 70mm.


Melhor figurino - 2009

Animação – essa novíssima categoria, criada em 2001, tem evoluído bastante á medida que os filmes animados fica cada vez mais detalhista e elaborado, coma criação desta categoria, a animação ganha respeito da Academia e deixa de ser coisa de criança.

Curta de Animação - trata-se da mesma categoria anterior, só que composta por filmes de curta-metragem feito através de recursos de animação.

Documentário – para o Oscar essa categoria abriga filmes que registram ou interpretam um fato: devem ser não-ficção, a difícil tarefa de retratar a realidade e interferir o mínimo possível no registro é o mote dessa categoria.

Documentário de Curta-Metragem – trata-se da mesma categoria anterior, só que premiando documentários que tenham a duração de curta-metragem.

Mixagem de Som - avalia como resulta o "teor sonoro do filme", ou seja, se "mixarmos", ou misturarmos, os diálogos captados + os efeitos de sonoplastia + a trilha musical incidental + as cenas silenciosas + ruídos = MIXAGEM DE SOM.

Efeitos Visuais – o universo mágico do cinema deve muito a esta categoria, todas as coisas que nos parecem impossíveis na vida real e que aparecem no cinema são confeccionadas por profissionais dessa área, os filmes de ficção científica e fantasia são os mais lembrados.

Parece fácil fazer um filme né??? Uffa! Existem diferenças entre as categorias efeitos especiais e efeitos visuais, embora muitos a confundem, ambas as categorias já estiveram na noite de galã, mas nunca num mesmo ano.

Efeitos Sonoros – sons colocados para ambientar o filme, seja o barulho de bombas de guerra, raios lasers de naves espaciais, ou até mesmo de coisas delicadas como o zumbido de um inseto, aqui vale apenas os sons adicionados pós-produção. (está categoria não recebe mais prêmios).

Existem outras 40 categorias além de efeitos sonoros que já tiveram lugar na noite da premiação, algumas por alguns bons anos e outras nem tanto, são elas:

Melhor Filme (Produção)
Melhor Filme Produção Artística e Visual
Melhor Diretor Drama
Melhor Diretor Comédia
Melhor Diretor Assistente
Melhor Direção e Dança
Melhor Roteiro (não tinha distinção de original e adaptado)
Melhor Roteiro e História
Melhor Argumento (História para Cinema)
Melhor Argumento (História Original)
Melhor Argumento e Roteiro
Melhor Direção de Arte Colorido
Melhor Direção de Arte – Decoração de Cenários Colorido
Melhor Direção de Arte – Decoração de Cenários Preto e Branco
Melhor Direção de Arte – Decoração de Interiores Preto e Branco
Melhor Direção de Arte – Decoração de Interiores Colorido
Melhor Direção de Arte – Decoração de Cenários Preto e Branco ou Colorido
Melhor Direção de Arte Preto e Branco
Melhor Fotografia Preto e Branco
Melhor Figurino Colorido
Melhor Figurino Colorido ou Preto e Branco
Melhor Figurino P&B
Melhor Trilha Sonora Original (não Musical)
Melhor Trilha Sonora Adaptada
Melhor Trilha Sonora Filme Musical (Original ou Adaptação)
Melhor Trilha Substancialmente Original
Melhor Trilha Sonora Filme Dramático
Melhor Trilha Sonora Drama
Melhor Trilha Sonora Original
Melhor Trilha Sonora Canção Original
Melhor Trilha Sonora Musical
Melhor Trilha Sonora Comédia Musical
Melhor Trilha Sonora Comédia ou Drama
Melhor Efeitos Especiais
Melhor Documentário
Melhor Curta-Metragem Colorido
Melhor Curta-Metragem Comédia
Melhor Curta-Metragem Inovação
Melhor Curta-Metragem One-reel (um rolo)
Melhor Curta-Metragem Two-reel (dois rolos)
Melhor Curta-Metragem Two-reel (dois rolos)


E aí, entenderam minha paixão por esse evento? Dou muito valor a cada profissional dedicado que se esforça a cada dia nos sets para nos trazer as maravilhas que apreciamos nos cinemas.
Dia após dia, cinema para mim tem cada vez mais valor e espero que para cada um esse interesse aumente.

Beijos volupiosos e ansiosos!


1 comentários:

Kha disse...

AMANHA!!! Ansiedade.com.br