quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Percy Jackson e os Olimpianos

Recebemos uma sugestão da leitora Ana Carolina e resolvemos atender, afinal pra falar de livros ou filmes só precisamos de um empurrãozinho, e quando é livro que já tem filme não tem nem perigo de deixarmos passar.

O papo cultural hoje é sobre a série ‘Percy Jackson e os Olimpianos’, mais conhecida como ‘a série do Ladrão de raios.’ São cinco livros (3 lançados no Brasil), escritos por Rick Riordan, que se baseia na mitologia grega para narrar as aventuras de Percy, garoto que aos 12 anos descobre ser um semi-deus.

Eu li o primeiro livro (O ladrão de raios) e gostei muito, a leitura de ‘O mar de monstros’ (segundo livro da série) também não está me decepcionando, assim que a vida me der tempo e coragem para ler todos os cinco eu aviso a vocês meu veredicto final.

Pra quem não conhece a história, vou pedir ajuda a minha amiga Wiki Wiki pra resumir pra vocês:

A série começa com um garoto de 12 anos, Perseu "Percy" Jackson, que descobre ser filho de _______ (essa parte eu tirei pra quem for ler o livro antes de ver o filme permanecer no direito de ter o gostinho desse mistério, apesar de todo mundo se ligar logo quem é o pai do menino). Com o tempo, aprende que os deuses do Olimpo ainda existem, assim como outras figuras mitológicas gregas, como os Titãs e os monstros. Mais tarde apodera-se da espada Anaklusmos (Contracorrente, em português), um presente de seu pai, porém é entregado por um centauro: seu professor de latim e mentor, Quíron. Tudo corre bem até Percy ser acusado de roubar o símbolo de poder de Zeus. Então tenta se provar inocente com a ajuda de seu amigo Grover Underwood (um sátiro) e de Annabeth Chase (filha de Atena) para confrontar Hades, um dos acusados de ter roubado o raio-mestre.

Interessante, não? É um livro cheio de ação desde o início e ainda ajuda a relembrar e fixar detalhes da história grega, bem legal (:

Agora, se com relação aos livros minha impressão é boa o mesmo não posso dizer quantos ao filme. Sério, que PORCARIA de adaptação! Passei o filme inteiro revoltada, lançando olhares incrédulos para minha irmã, que assim como eu não conseguia aceitar que conseguiram ferrar tanto a história nas telas do cinema. O que se vê no filme adaptado por Chris Columbus (o mesmo de ‘Harry Potter e a Pedra Filosofal’ e ‘Harry Potter e a Câmara Secreta’) é uma história totalmente recortada e distorcida, personagens importantes são excluídos (um grande vilão inclusive), missões são modificadas e grandes surpresas que se tem ao ler o livro são contadas de cara aos expectadores, totalmente sem emoção. Pela quantidade de fatos alterados acho que não há pretensão de darem continuidade aos filmes da série, até porque o personagem principal, que deveria ter 12 anos, é representado pelo ator Logan Lerman que já tem 18 (lindo por sinal).

Uma coisa que todo mundo fala e que eu também notei são as semelhanças com Harry Potter, quem já leu também percebeu que:

- Percy tem 12 anos quando descobre que é um semi-deus e vai morar no acampamento ‘Meio sangue’, uma espécie de escola preparatória de heróis filhos de deuses / Ao completar 11 anos Harry descobre que é um bruxo e vai morar em Hogwarts, a escola preparatória dos bruxos;


- Em cada volume de Percy Jackson e os Olimpianos nos deparamos com uma profecia / A história de Harry conta também com uma profecia;


- Percy conta sempre com a ajuda de Annabeth e Grover, seus melhores amigos / Harry conta sempre com seu casal de melhores amigos Hermine e Rony;


- Há um vilão na história de Percy Jackson que está resurgindo (os adaptadores do filme resolveram excluir esse vilão, só saberá quem ler o livros) /| Em Harry tínhamos Voldemort, o grande vilão, resurgindo.


Independente disso são histórias distintas, não desmereço a série de Percy.

Então é isso, nota dez pro livro, zero pra adaptação, que pra mim só perdeu pra quando filmaram ‘Coração de tinta’ e ficou no nível de Eragon, outra adaptação tosca que me causa revolta até hoje. Tanto para quem for ler Eragon quanto pra quem for ler Percy recomendo humildemente que vejam antes os filmes, sem conhecer a história original eles podem ser muito bons, depois de ler vocês apareçam aqui pra se revoltarem junto comigo, agora ‘Coração de tinta’ vocês nem vejam o filme, vale nem a pena, o livro muitos acham lento, mas achei lindo e estou com a continuação (Sangue de tinta) prontinha na estante me esperando para ser lida também.

Volto depois com mais dicas pra quem se interessar, sugiram sempre também, a Ana Carolina fez isso e nós ficamos muito felizes em poder atender.



12 comentários:

Alê disse...

Fui ao cinema com meus sobrinhos assistir Percy e nem sabia que tinha livro e com sequencia. Que legal!!

Valeu a dica Ju!!
Mas um pra listinha de livros!

Kha disse...

Quando eu vi na tv a propaganda desse filme, eles dizem uma hora:
"Do mesmo diretor de Harry Potter e a Camara Secreta".

Logo soltei um: "que merda". Porque pra mim é orgulho nenhum ter adaptado um Harry Potter tão mal e porcamente. Eu iria querer esconder isso.

Chris COlombus é um excelente diretor, não me levem a mal. Mas adaptações não é o forte dele, realmente!

Eu vou seguir a dica da Ju. Semana que ver vou ver o filme, depois leio os livros.

E quanto as semelhanças com HP, todos filmes desse genero tem. FIlmes e livros. Hp tem semelhanças com Senhor dos Aneis. Ladrao de Raios tem semelhanças com Hp. E assim vai.

Mas isso não impede que uma história seja totalmente diferente da outra.

Otima dica Ana. Continuem nos mandando sugestões. Adoramos.

Bjos

Patrícia disse...

Karaca fui ver o filme no cinema e gostei bastante... Agora q vc disse q o filme é uma porcaria vou ter q ler o livro. Q deve dar de dez a zero no filme,neh.
Ja ta na minha listinha...como ela não anda muito grande ultimamente edvo le-lo rapidinho ai venho ai contar o q axei.

valeu pela dica mesmo juh...ia morrer e não ia saber da existencia do livro.

bjs*

Chris Dutra disse...

Ai meu Deus, mais 5 livros pra lista! rsrsrss!

Eu vou seguir a dica da Ju. Semana que ver vou ver o filme, depois leio os livros. [2] Mas antes vou refazer as contas de quantas horas ainda tenho pra dormir por dia... coisa interessante demais pra fazer, ainda mais agora que abandonei BBB.

Depois volto pra contar o que achei.

Ótima a dica da Ana, ótimo texto da Ju... esse blog é MARA!

Anônimo disse...

Olá meninas!

Ju obrigada! Ficou ótima a a matéria.
Ainda não fui ver o filme, na verdade estou com medo. Li algumas críticas negativas assim como a sua. Mas enfim, sei que vou ver o filme e vou ficar com raiva, mas não resisto!
Estou lendo o 4° livro que acaba de ser lançado no Brasil, A Batalha do Labirinto, e garanto: fica cada vez melhor.
Parabéns novamente e obrigada por atender a sugestão!
Vou continuar visitando vocês sempre!


Beijos,

Ana Carolina

Anônimo disse...

Meninas,

Estava lendo novamente o post, e me lembrei de algo. Procurei em vários sites e nenhuma previsão. Alguma noticia sobre o último livro da série do Eragon? Li os três primeiros livros há algum tempo, mas não achei nem sinal do último livro!

Beijos,

Ana Carolina

Ju disse...

A última notícia que soube sobre o último da série de Eragon foi que o autor havia prometido terminar até novembro do ano passado, 2010 já chega em março e nada ainda, pela demora acho que teremos umas boas batalhas nesse livro final!

Você assistiu ao filme de Eragon, Ana? Ladrão de raios ficou no mesmo nível, pra quem não conhece a história o filme é ótimo, inclusive eu comecei a ler Eragon porque achei o filme fantástico, quando vc vai ler o livro a revolta toma conta! ahahahahaha

Vou ver se acho alguma notícia mais atual sobre o lançamento desse último livro, assim que tiver algo aviso aqui pra todo mundo (:

Beijooos:*

Marise disse...

4 livros. o 4 livro está em pré-venda no submarino, labirindo dos ossos, alguma coisa assim, bjs.

Ju disse...

Isso, Mamis é 'A batalha do labirinto'o nome do quarto livro da série (:

Anônimo disse...

Olá Ju,

Vi o filme sim, antes de ler os livros e é com certeza uma das piores adaptações que eu já vi. Hehehe

Bjs

Ana

Anônimo disse...

Olá Ju,

Vi o filme sim, antes de ler os livros e é com certeza uma das piores adaptações que eu já vi. Hehehe

Bjs

Ana

Ju disse...

Pronto, mesmo nível de Eragon eu achei!