quinta-feira, 26 de novembro de 2009

As 10 Melhores cidades para se viver

Olá Pessoas Viajantes,

Uma pesquisa chamada “Qualidade de Vida no Mundo 2009″ realizada e divulgada pela consultoria de RH Mercer, aponta as melhores cidades do mundo para se viver de acordo com 39 critérios para cada cidade, que incluem questões políticas, sociais, econômicas, ambientais, segurança pessoal, saúde, educação, transporte e outros.

O resultado mostra a enorme diferença entre as cidades de primeiro mundo, principalmente européias, e as cidades norte e sulamericanas. Pra se ter uma noção, no TOP10 listado a seguir apenas 1 cidade não pertence a um país de 1º mundo, a grande maioria pertence ao continente europeu. A primeira cidade americana, Honolulu (que faz parte do arquipélago do Havaí) aparece apenas na 29º lugar. Já as cidades brasileiras só começam a figurar na lista a partir da 105ª posição, que é ocupada por Brasília.

Ao todo foram estudadas 215 cidades de todo o mundo, e apenas 4 cidades do Brasil foram citadas: Brasília (105), Rio de Janeiro (117), São Paulo (118) e Manaus (130).

1) Viena, Áustria

A Áustria foi o centro de um império que dominou a Europa Central no século 19 e início do século 20. Foi derrotada na 1ª Guerra Mundial, ocupada pelos nazistas na 2ª Guerra Mundial e, depois, pelos aliados vitoriosos. Reconquistou sua independência em 1955 e tornou-se, constitucionalmente, um estado de "neutralidade perpétua". Entrou para a União Européia em 1995. Hoje, a Áustria é uma nação democrática e próspera.

2) Zurique, Suíça

Zurique é um destino atraente também para uma visita até de quem não dispõe de milhões na conta bancária. Não confere a imagem de cidade de banqueiros empertigados sob um silêncio sepulcral em que só se ouve o tic-tac dos relógios. A Zurique onde mulheres encasacadas desfilam com seus totós pelos bulevares glamourosos é a mesma em que, todo mês de agosto, rola o fuzuê da Street Parade - que em 2007 reuniu 800 mil pessoas ao som de música eletrônica. Em Zurique há uma catedral românica, um museu de arte moderna, um rio onde se nada no verão, um centrinho de ruazinhas de pedestres e uma antiga zona industrial tornada hip.

3) Genebra, Suíça

Localizada no centro da Europa ocidental, às margens do lago Léman, o maior lago do Velho Continente, aos pés do Jura e às portas dos Alpes, Genebra encanta os visitantes.
A cidade é um grande centro de homens e idéias, famosa por receber pessoas ilustres, a começar por Julio Cesar, que em 58 a.C. se instalou em Genebra. Terra que acolheu Jean Calvin e muitos protestantes perseguidos em seus países nos séculos 16 e 17, mais tarde passou a ser chamada de Cidade da Paz e hoje abriga várias instiuições humanitárias. Com cerca de 400.000 habitantes, entre eles muitos estrangeiros, são mais de 200 nacionalidades

4) Vancouver, Canadá

Uma cidade localizada no Canadá. Segundo a revista The Economist é a melhor cidade do mundo para se viver. É a cidade mais populosa da província canadense da Colúmbia Britânica. Localiza-se na costa do Pacífico, no sudoeste da província.
Com cerca de 550 mil habitantes comprimidos em 113 quilômetros quadrados (na cidade propriamente dita) e 2,2 milhões de habitantes na sua região metropolitana, Vancouver possui a segunda densidade populacional mais alta entre qualquer grande cidade na América do Norte, só perdendo para Nova Iorque. Vancouver é a sexta cidade mais populosa do Canadá, embora sua região metropolitana seja a terceira mais populosa do país, menor apenas do que as regiões metropolitanas de Toronto e Montreal.

5) Auckland, Nova Zelândia

A região de Auckland tem alguns dos melhores shoppings da Nova Zelândia, além de restaurantes deliciosos e animada vida noturna. Sua geografia natural maravilhosa é um verdadeiro parque de diversões para quem gosta de atividades ao ar livre. Não deixe de sair do centro da cidade. Uma excursão de barco para Devonport, Waiheke Island ou qualquer outra ilha nos arredores de Auckland é uma boa maneira de ver Auckland por um prisma diferente.

6) Dusseldorf, Alemanha

Depois dos estragos causados pela guerra, Düsseldorf conseguiu reerguer as suas bases como o cartão de visita das grandes feiras internacionais. Uma das que chamam mais atenção é a Collections Première (CPD), que mostra as tendências de mercado no mundo têxtil.
Outra é a de sapatos (GDS), da qual vários fabricantes do mundo inteiro participam, inclusive o Brasil, com suas coleções de calçados, sandálias e chinelos. A primeira feira de Düsseldorf aconteceu no ano de 1811 em homenagem a Napoleão Bonaparte pela conquista da província do Reno.

7) Munique, Alemanha

Capital da Bavária desde 1503, Munique é hoje lembrada principalmente pela Oktoberfest que acontece todo ano entre o fim de setembro e o início de outubro, a maior festa folclórica da Alemanha. Comenta-se que os bávaros são os maiores consumidores de cerveja do mundo, com uma média anual de 240 litros da bebida por pessoa. Este alto número deve-se provavelmente à quantidade da bebida ingerida durante a Oktober, quando cerca de sete milhões de pessoas ocupam o Theresienwiese, a oeste do centro da cidade, para se divertir e beber muito. Mas Munique também é muito divertida durante o ano inteiro.

8) Frankfurt, Alemanha


Um dos principais centros culturais e econômicos da Europa, Frankfurt é uma cidade com cerca de 700 mil habitantes e cheia de atrações: dezenas de museus (muitos se concentram na região chamada Schaumainkai), casas de escritores famosos (como Johann Wolfgang von Goethe), construções seculares que apresentam a típica arquitetura alemã (no Römer), além de prédios arrojados localizados num bairro à beira do Main, apelidado de “Mainhattan”. Os alemães orgulham-se dos arranha-céus da cidade. A paixão pelo moderno e pelas alturas está em alguns dos inúmeros cartões postais vendidos em toda Frankfurt.

9) Berna, Suíça


Berna, a capital da Suíça, só não é mais silenciosa que o topo gelado das montanhas. Quem chega aqui esperando uma cidade agitada logo leva uma surpresa. Mas a falta de ruído de Berna não tem nada de assustador, na verdade, é tranqüilizante e agradável, principalmente à noite, quando o silêncio é quase absoluto.A cidade conta com 350 mil habitantes. Do alto, se tem a vista do lago Aare, com a água de um azul esverdeado maravilhoso. O maior movimento se vê mesmo no centro histórico da cidade, Patrimônio Mundial da Humanidade. São várias ruelas com belas construções ricamente preservadas. O que atrapalha um pouco a visão é um emaranhado de fios que ficam no alto e que alimentam os ônibus e bondes elétricos. Mas pelo menos o ar é mais puro.

10) Sydney, Austrália

Sydney é muito grande em extenção e prepare-se para longos deslocamentos para se locomover pela cidade. Sydney conta com um completíssimo sistema de transportes, alternando ônibus, trem, monorail, túneis subterrâneos, pontes, e largas avenidas. Transporte não é problema, mas dependendo de onde você ficar, o custo diário de transporte pode ser alto. Existem taxis em abundância, e 8 entre 10 taxis que você entrar, irá encontrar um motorista nascido fora da Austrália que provavelmente terá que consultar uma mapa para chegar ao destino, tal o tamanho e complexidade da cidade. As vezes, problemas de comunicação com alguns desses motoristas podem ocorrer devido ao inglês não ser a lingua materna deles. Ao contrário que muita gente pensa, Sydney não é a capital da Austrália, e sim Canberra.


Ahhh, visitarei todas um dia, mas ainda prefiro Londres *_* e como achei a reportagem da fonte muito "pobrinha" dei uma enfeitada no post e por hora fico no River mesmo, enquanto Justin não vem me buscar. :D

Beijos volupiosos


0 comentários: