quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Stephen King

Stephen King é o mestre do terror moderno, isso não há como discutir. É reconhecido como um dos mais notáveis escritores de contos de horror fantástico e ficção de sua geração. Seus livros foram publicados em mais de 40 países e muitas de suas obras foram adaptadas para o cinema.

O blog Listas de 10 (adooooro listas), criou uma lista dos 10 melhores filmes adaptados dos livros de Stephen King. Obviamente, tenho alguns adendos.

1 - Carrie - A estranha (1976)

Publicado em 1974 e transformado em filme dois anos depois nas mãos do diretor Brian De Palma, a história de uma adolescente com poderes telecinéticos que se vinga mortalmente dos colegas de escola que a desprezavam, foi um grande sucesso de bilheteria e impulsionou de forma avassaladora a carreira de Stephen King (nunca assisti Carrie do começo ao fim, sempre em partes... morro de medo).

2 - O Iluminado (1980)

Dirigido pelo genial Stanley Kubrick e com um papel sob medida para Jack Nicholson, este é um dos melhores filmes de terror já feitos. Um caseiro se isola com a família num luxuoso hotel que fica fechado todo o inverno e... enlouquece. Cena clássica das duas gêmeas no corredor e essa da foto (Here's Johnny).

3 - A zona morta - The dead Zone (1983)

Dirigido pelo canadense David Cronenberg, conta a história de um homem, que após um acidente fica em coma por 4 anos, acorda com poderes paranormais. A tragédia ativou uma estranha habilidade sua, relacionada a uma zona morta em seu cérebro. Johnny consegue agora descobrir informações sobre o passado e o futuro das pessoas apenas com um toque. O que poderia ser considerado um dom e se torna uma maldição a medida que o tempo passa e a notícia sai no jornal (não tenho certeza se já assisti, mas a história não me é estranha).

4 - Conta Comigo - Stand by me (1986)

Quatro garotos saem numa aventura na procura de um cadáver. esta expedição representa o fim da inocência dos garotos, sua passagem da infância. Dirigido por Rob Reiner. O título vem de uma música com o mesmo nome de Ben E. King (que toca durante os créditos finais) e é baseado no conto The Body (no Brasil, "O outono da inocência - O Corpo", presente na coletânea "As Quatro Estações"). Clássico da sessão da tarde.

5 - Louca Obsessão - Misery (1990)

Após sofrer um acidente em uma região isolada, um escritor é salvo por uma ex-enfermeira que é grande fã de seus livros. Entretanto, após saber que ele matou sua personagem mais famosa em seu próximo livro, ela passa a torturá-lo na intenção de fazer com que ele desista da decisão. Ela queima o livro anterior e o faz recomeçar outro. Logo,ele descobre o passado obscuro de Annie e passa a não confiar mais nela. Oscar para Kathy Bates (nunca assisti, mas só de ler deu medo).

6 - Um sonho de Liberdade - The Shawshank Redemption (1994)

Grande sucesso de crítica e público - 1° lugar no site IMDB. Condenado por matar a mulher e o amante, Andy foi para prisão em meados de 1947, apesar da dificuldade inicial de se aproximar dos outros detentos (Andy era um homem culto e bem educado), ele aos poucos constrói um ambiente muito próximo do que estava acostumado. Seus conhecimentos eram usados na biblioteca local, nas declarações anuais de imposto de funcionários da prisão e na organização das finanças do diretor de Shawshank (onde fazia lavagem de dinheiro para o diretor, em troca ganhava privilégios na cadeia). Ajudado por seu amigo Red mantém viva a esperança de não terminar seus dias na cadeia. Recebeu sete indicações ao Oscar e duas ao Globo de Ouro (maravilhoso!).


7 - Eclipse Total - Dolores Clayborne (1995)

Selena St. George (Jennifer Jason Leigh, de Corações Partidos) fica chocada diante do que os jornais noticiam: sua estranha mãe, Dolores (Kathy Bates, de Diabolique), está sendo acusada de assassinato. Meio a contragosto, Selena volta a sua terra natal, Maine (sempre é no Maine), para oferecer ajuda. Não que ela acredite na inocência de Dolores. Na verdade, ela traz à tona suspeitas de vinte anos atrás. Kathy Bates, que ganhou um Oscar de Melhor Atriz por Louca Obsessão, é a estrela desta eletrizante história. A ótima química entre as atrizes garante o interesse (anotando na lista).


8 - O Aprendiz - Apt Pupil (1998)

Um garoto (Brad Renfro) descobre que um de seus vizinhos é um ex-criminoso nazista, que vive com outra identidade em sua cidade. Para não entregá-lo às autoridades, exige que o fugitivo lhe relate suas memórias. A partir de então um tenso jogo psicológico surge entre os dois, ameaçando a sanidade do jovem (mais um pra lista).


9 - À espera de um milagre - The Green Mile (1999)

Outro ótimo drama de prisão, também dirigido por Frank Darabont - de Shawshank. O filme se passa em 1930, no corredor da morte de uma prisão é a história entre o chefe de guarda da prisão (Tom Hanks) com um de seus prisioneiros (Michael Clarke Duncan). Aos poucos, desenvolve-se entre eles uma relação incomum, baseada na descoberta de que o prisioneiro possui um dom mágico que é, ao mesmo tempo, misterioso e milagroso (quem não assistiu ainda, sai agora da internet, passa na locadora e vai ver... obrigatório).

10 - Lembranças de um Verão - Hearts in Atlantis (2001)

Robert Garfield (David Morse) é um fotógrafo de meia idade que após a morte de um amigo passa a relembrar seu passado, mais especificamente o verão que passou quando tinha apenas 11 anos. Foi uma época marcada pela amizade com Carol (Mika Boorem) e Sully (Will Rothhaar) e também pela chegada de um novo vizinho, Ted Brautigan (Anthony Hopkins). Robert já era órfão de pai naquela época e vivia com sua mãe (Hope Davis), sendo que a memória de seu pai se apagava cada vez mais graças à amargura de sua mãe. Entretanto, é com a amizade e atenção de Ted que Robert passa a ter uma outra visão de seu falecido pai bem como as possibilidades que a vida lhe oferecia na época.

Ok, a lista está maravilhosa. Mas tenho minhas preferências que tenho que indicar. Tomem nota:

Cujo - o cão assassino (1983)

O slogan do filme diz que o terror ganha um novo nome em Cujo. O mal aqui é um monstruoso são-bernardo que foi mordido por um morcego. Sempre lembro da Rachel de Friends morrendo de medo vendo esse filme.

A colheita maldita (1984)

Isaac Chroner (John Franklin), um menino pregador, vai para Gatlin, Nebraska, e consegue que as crianças assassinem todos os adultos da cidade. Um jovem casal tem de comunicar um assassinato e vai para Gatlin, a cidade mais próxima, em busca de ajuda. Porém a localidade parece abandonada e logo eles são aprisionados, com poucas chances de escaparem vivos, pois as crianças praticam um culto que utiliza sangue humano para adubar a terra. MEDO!

Cemitério Maldito (1989)

Após se mudar para uma pequena cidade do interior, o gato de uma família é atropelado e morre, sendo enterrado em um cemitério índio que tem o poder de ressuscitar tudo o que ali é deixado.

O apanhador de sonhos (2003)

Após salvarem um homem, quatro garotos ganham uma estranha ligação telepática entre eles. Até que, anos depois, eles percebem um estranho acontecimento que pode influenciar todos os moradores da cidade onde vivem. Dirigido por Lawrence Kasdan, com Morgan Freeman, Jason Lee e Tom Sizemore no elenco.

A janela secreta (2004)

Mort Rainey (Johnny Depp) é um escritor em crise, que acaba de se separar de sua esposa (Maria Bello) após tê-la flagrado com outro homem. Mort decide se isolar em uma cabana à beira do lago Tashmore, em busca de tranquilidade. Porém lá aparece John Shooter (John Turturro), que começa a atormentá-lo ao acusá-lo seguidamente de plágio.

1408 (2007)

Um promissor romancista, Mike Enslin (John Cusack), resolveu enveredar por outro caminho e escrever livros que investiguem fenômenos paranormais. Enslin nunca presenciou realmente algum destes fatos, então fica difícil obter credibilidade. Além do mais Mike é totalmente cético, pois até hoje não encontrou evidências de que exista vida após a morte. No entanto decide ir até Nova York e se hospedar no Dolphin Hotel, mais exatamente no quarto 1408, que tem fama de ser habitado por espíritos malignos. O gerente do hotel, Gerald Olin (Samuel L. Jackson), o avisa que 56 mortes já ocorreram neste quarto, mas Mike está decidido a conferir se sua fama está condizente com a verdade.

O Nevoeiro (2007)

Uma violenta tempestade faz com que pai e filho se alojem em um supermercado. Até que um estranho nevoeiro atrai ao local outras pessoas, que tentam se refugiar do evento. Dirigido por Frank Darabont (Um Sonho de Liberdade) e com Thomas Jane, Marcia Gay Harden, Toby Jones, Jeffrey DeMunn e William Sadler no elenco.

Nightmares and Dreamscapes (2007)

Nightmares & Dreamscapes é uma adaptação da TNT americana para obras de Stephen King: parte das histórias são adaptações do livro de mesmo nome, publicado em 1993. The Road Vírus Heads North é da obra Everything’s Eventual, de 2002, e Battleground adapta a obra Nighshift, de 1978. São oito episódios, de uma hora cada, com a participação de grandes nomes.

A listinha tá ficando grande né?? Então vou nem citar os livros obrigatórios de King. Ah, uma dica, não assistam os filmes sozinhas. De preferência, com o namorado, pra ele proteger vocês na hora dos sustos.

Boa sessão de cinema.

Beijos.

Fonte: Eu adoro cinema, IMDB, Wikipedia e Listas 10.


0 comentários: