quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Pura Volúpia Fashion Week [3]


Continuando...
(gente, essas fotos estão hilárias hahaha)



ANOS 60

O início dos anos 60 ainda mantinha aquele espírito calmo da década anterior. Jackie Kennedy era celebridade absoluta, com seu estilo discreto e elegante.
A cartela de cores era suave, com tons pastel, e neutra para os homens.
Mas, em poucos anos, tudo isso mudou.
As artes, a cultura e a literatura esgueiravam-se por caminhos experimentais, buscando a liberdade de expressão acima de tudo. Os Beatles, Bob Dylan, Motown e Andy Warhol foram os pioneiros dessas mudanças.
Esses ares revolucionários também dominaram a moda. Foi nessa década que Mary Quant lançou a minissaia, enquanto as estampas geométricas inspiradas na Op-Art* coloriam as roupas com todos os tons possíveis e imaginários.
Foram nos anos 60 que a corrida espacial e a Guerra Fria entre Estados Unidos e União Soviética teve início. Mais uma vez, os acontecimentos refletiram-se na moda e na cultura, com peças de roupas e objetos inspirados no futuro espacial - para o qual, acreditava-se, estávamos destinados - e nos filmes de espião, como 007 (na minha opinão são os melhores filmes, com muita espionagem e ação, o contrário ocorre hoje com o avanço da tecnologia)
A moda masculina também rebelou-se. Os homens deixaram seus cabelos crescerem, usando misturas inusitadas e vibrantes, como os novos terninhos.
Os calçados refletiram essas tendências, apostando em modelos também experimentais, como as botas longas, e em materiais inovadores e sintéticos, como o vinil.
No final da década, a camiseta e o jeans já haviam formado uma dupla inseparável, e marcas especializadas no estilo, como a Levi's, se sobressaíram.


Jackie Kennedy


Sean Connery como 007


ANOS 70

A década de 70 foi um tempo onde todas as culturas e estilos reclamaram seu espaço ao mesmo tempo. Chocar, antes de mais nada, era a intenção principal.
É por isso que essa época também é marcada por um modo de vestir "tudo junto". Para alguns, quanto mais disparate a combinação, melhor.
Os hippies, que já haviam surgido nos anos 60, já consolidaram um movimento cultural com expressões que iam da música ao estilo de vida. Flores, liberdade e orientalismo eram suas marcas registradas. (Peace and Love)
Ao mesmo tempo, escândalos políticos e desarranjos econômicos explodiam por todo o mundo, semeando as bases para revoltas e crises que surgiram adiante.
Essa explosão de elementos deu aos designers um vasto material para trabalho, com a segurança de um público ansioso por novidades.
Outros, entretanto, não abriram mão do romântico e natural. Por isso, diversas décadas passadas se transformaram em fonte de inspiração, como os anos 20 e o início do século. Biba, Ossie Clark e Yves St. Laurent foram expoentes desse estilo.
No final da década, o filme Saturday Night Fever (quem ainda não viu, faça me o favor de se matar agora) inaugurou a Era Disco. Apesar de ter pouca duração, seus efeitos podem ser sentidos até hoje (eu simplesmte amo esse filme). Suas cores, brilhos, formas são desejos explorados pelos estilistas de todas as décadas seguintes.
Foram nos anos 70 que os sapatos plataforma voltaram à moda, renovado por adornos, e unissex. Aliás, o modo unissex de vestir se fortalece no final dos anos 70 e início da próxima década. Shorts curtos, botas de diversos tamanhos, saltos grossos e acessórios são apenas alguns exemplos desse novo modo de encarar o feminino/ masculino, sem falar nos esportes, que cada vez mais conquistavam adeptos. (década mais louca ever, hahaha)


Era de Áquario

Clássico passo de Tony Maneiro
em Saturday Night Fever

Op art* é um termo usado para descrever certos quadros feitos principalmente na década de 1960, que exploram a falibilidade do olho pelo uso de ilusões ópticas.

Bjos no ritmo de Woodstock misturados com disc music \o/



Ps by Kha: vim soltar o post da Babi, porque sabia que ela ia esquecer. Aí vi essas montagens... HAHAHAHAH SERIO, ME ENGASGUEI ATE!!! ahahahahahahha Rob tá parecento um elfo na foto dos anos 60 HAHAHAHAHAHAHA.

0 comentários: