segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Sociedade das Volupiosas bem vivas

Capíulo XXXI:

Atendendo a um pedido de Nelly Lockwood parte ao Morro dos Ventos Uivantes no intuito de entregar à Catarina um bilhete de sua antiga ama.

Lockwood foi recebido por Hareton, que lhe informou da ausência de Heathcliff e o acompanhou até o interior da casa, onde Lockwood aguardaria seu regresso.

De pronto avistaram Catarina, ocupada em preparar legumes para a próxima refeição. Aos olhos de Lockwood Cathy parecia mais taciturna e muito menos educada ou amável que a Catarina que ouviu ser descrita por Nelly.

Na primeira chance que teve e da forma mais discreta por cima Lockwood aproximou-se de Catarina fazendo pousar sobre seu colo o bilhete enviado por Nelly. O sucesso da descrição foi arruinada por Cathy, que em alto som questionou de que se tratava.

Ao saber que se tratava de um bilhete enviado por sua velha amiga Nelly, Cathy prontamente interessou-se em resgatar o papel que havia jogado ao chão, mas percebendo o que se passava Hareton rapidamente tratou de confiscá-la, informando que primeiramente precisaria ser vista por Heathcliff.

Perder o direito de recebe a mensagem de Nelly fez Cathy chorar, o que a contragosto fez Hareton ceder em entregar-lhe o bilhete.

Depois de ler avidamente as palavra de sua ama Catarina pôs-se a saudosamente falar sobre o s habitantes e animais de sua antiga morada, mostrando enorme desejo de montar livremente e livrar-se da sensação de encurralamento que sentia no Morro dos ventos uivantes.

Lockwood, que observava os bocejos e lamentos de Catarina pronuncia-se então, informando o quanto ouviu falar a seu respeito por Nelly, que ficaria desapontada em não receber notícias suas a não ser a de que recebeu o bilhete enviado.

Admirada, Catarina pede que seja informado a Nelly de seu desejo em responde-lhe o bilhete e sua lamentável impossibilidade, já que não dispunha nem ao menos de uma folha de livro que pudesse ser arrancada.

A informação de que não haviam livros na casa assustou Lockwood, que ficaria desesperado sem os seus.

Catarina informa que lia muito quando os possuía, mas por decisão de Heathcliff, que não lia e por isso julgava desnecessários foram destruídos e alguns furtados por Hareton, como descobriu numa de suas buscas.

A revelação da prima fez Hareton ruborizar, emendando pragas às acusações feitas.

Saindo em defesa de Hareton, Lockwood observa que o interesse do rapaz não passa de um desejo em aumentar seus conhecimentos, prevendo inclusive poucos anos para que se tornasse uma pessoa instruída.

Catarina então zomba de seu primo, satirizando a forma como pronunciava as palavras, o que produz no rapaz outra onda de pragas disparadas.

Mais uma vez Lockwood parte em defesa de Hareton, dizendo que todos tiveram um dia de começar e passamos por tropeços, o que não seria superado caso todos os mestres agissem com zombaria, como fazia Cathy.

Catarina informa que não é seu desejo limitar o conhecimento de seu primo, apenas incomoda-se em vê-lo tomar posse de suas obras preferidas e cometendo erros tão ridículos de pronúncia ao lê-los como fazia Hareton.

O rapaz, tomado por raiva e humilhação atira aos pés de Catarina meia dúzia de livros pelos quais afirma não ter mais interesse pois lembrariam sempre a figura de seu primo fazendo com que passasse a odiá-los.

Ainda mais indignado com a atitude de Cataina, Hareton lança então ao fogo todos os volumes que havia trazido à sala. Na expressão do rapaz Lockwood percebia o sofrimento de ver ao fogo aqueles que antes lhe proporcionaram o prazer da descoberta e a motivação para seus estudos secretos. Furioso, abandona o aposento agitadamente, esbarrando em Heathcliff, que acabava de chegar.

Heath questiona o que tem o rapaz, que sai em disparada para ir sofrer sozinho sua revolta. Heathcliff suspira ao olhar o rapaz, no qual busca sempre semelhança com seu pai, mas a cada dia percebe mais semelhanças com a Catarina que amou. Custava a Heathcliff olhar para Hareton.

Ao perceber a chegada de seu sogro, Catarina segue para a cozinha, deixando Loxkwood sozinho na sala. Heathcliff mostra-se surpreso ao notar a presença de seu inquilino, que informa o motivo de sua presença: informar que o contrato de aluguel da Granja não seria renovado, uma vez que partira para Londres e já não interessava morar ali.

Heathcliff trata de informar que não procederia em acordo para facilitar as condições de aluguel, recebendo em resposta o desinteresse de Lockwood em tal facilidade. Heath então convida-o a jantar no Morro, ordenando que a mesa fosse posta por Catarina, que segundo suas ordens deveria comer na cozinha, em companhia de José.

Entre um sinistro Heathcliff e um mudo Hareton, a refeição correu sem a menor alegria para Lockwood, que se despediu o mais rápido que pôde.

Seu desejo era o de ver mais uma vez a imagem de Catarina ao sair pelos fundos da casa, o que foi impedido pelas ordens dadas a Hareton de que trouxesse seu animal pela entrada principal.

Lockwood abandonou o Morro naquele dia imaginando o quanto era triste a vida da Catarina e o quanto seria romântico se ela se afeiçoasse a sua pessoa como este tanto desejava e dali pudessem partir juntos para a cidade.


Beijos de Babi, Kha e Ju.

0 comentários: