terça-feira, 29 de setembro de 2009

Pura Volúpia Fashion Week [2]


Continuando...



Anos 40

A década de 40 começou com a Segunda Guerra Mundial. No mundo todo, os exércitos eram formados por filhos, pais e maridos de mulheres que precisaram aprender a trabalhar em fábricas para darem continuidade às produções de seus países.
O cinema descobriu seu grande valor para o marketing, incentivando as pessoas e incutindo-lhes ideologias. As atrizes, para animar as tropas, faziam shows e surgiu a figura, e também a fascinação, pelas pin-ups*.(que eu particularmente adoro)
Em uma época de tantas restrições, poucos recursos e falta de matérias-primas, a moda adaptou-se (tendo como ordem a reciclagem e o improviso).
A moda masculina também se adaptou, incluindo peças mais despojadas nos armários dos homens.
Com o final da guerra, começou a surgir o estilo que definiria a próxima década. No ano de 1947, Christian Dior lançou o New Look, que trouxe de volta a feminilidade perdida no passado.
E no ano anterior, a moda praia foi revolucionada por Louis Réard com a invenção do biquini, que partiu o maiô em duas peças produzidas em grande escala exercendo um forte atrativo na cultura pop destinado- as à exibição informal com o auxílio das pin-ups.


Pin-ups

Christian Dior

Anos 50

O pós-guerra trouxe para a vida das pessoas uma atmosfera de festa, comemoração e consumismo. As privações de guerra tinham ficado para trás, e o presente acenava favoravelmente para um tempo de fartura.
A televisão fez surgir estrelas em seriados como "I Love Lucy" (existem alguns episódios disponíveis pela internet, vale a pena assistir). Os valores explorados em seus capítulos eram admirados pelas mulheres, que se esforçavam em ser boas donas-de-casa e mães.
Com mais tempo livre, já que a tecnologia colocara ao alcance de todos bens como fornos elétricos e refrigeradores modernos, elas também podiam de se dedicar mais à família e à beleza. Os Ícones do cinema, música e sociedade se empenhavam em mostrar sensualidade (Marilyn Monroe, como minha Madonna dos anos 50 e Elvis Presley como meu Justin Timberlake) ou elegância, vestidos em roupas de estilistas como Chanel.
Christian Dior havia lançado seu New Look na década anterior, mas foi nos anos 50 que ele atingiu sua glória. Os casaquinhos ajustados combinados com as saias amplas eram exemplos de feminilidade absoluta.
A isso se somou a invenção do "stiletto" (salto agulha) por Charles Jourdan, em 1951. Os criadores abusavam desse conceito até conseguirem salto mais alto! (e nos matar com várias dores na coluna).
A cartela de cores era a mais vasta possível, sempre com a intenção de combinar acessórios e peças de roupas nos mesmos tons.
A indústria percebeu os adolescentes como um novo foco de consumo. Influenciados por filmes como "Rebelde sem Causa"(com Marlon Brando), eles criaram uma moda distinta, inspirada em seus ídolos.
As atividades ao ar livre, e uma crescente pressão pelo visual, impulsionaram essas tendências nas gerações mais jovens por todas as décadas seguintes.


Marilyn Monroe

Elvis Presley

Pin-ups* - Uma pin-up é uma modelo cujas imagens sensuais constituem-se num tipo leve de pornografia. As mulheres consideradas pin-ups são geralmente modelos e atrizes.


Contem mais dois posts para receberem um surpresinha minha.

Bjos no swing do Elvis

1 comentários:

Anônimo disse...

Olá!!

Muito interessante o Post. Parabéns. Entretanto, o criador do salto agulha, segundo meu limitado conhecimento, foi Roger Viver. Abçs.