domingo, 20 de setembro de 2009

Aconteceu na Bienal...


Olá Pessoas,

Essa semana do mês de setembro entre os dias 10 a 20 aqui no Rio, somos pretigiados com a Bienal do Livro,um evento muito aguardado para os amantes de Livros. Infelizmente foi inviável para mim dar um pulinho por lá, podem me matar e me xingar, eu mereço.

Mas, não é por que nao fui que não trarei novidades da maior feira de livros para vocês.

Essa semana a revista Veja publicou uma entrevista com uma de nossas autoras mais queridas, Meg Cabot.

Vejam abaixo alguns trechos de sua entrevista.



Cada aparição da escritora Meg Cabot na Bienal do Livro do Rio, realizada entre os dias 10 e 20 deste mês, é um acontecimento. A histeria dos fãs - em sua maioria garotas de 14 a 19 anos - deve-se ao fato de a americana ser a autora de O Diário da Princesa, série que já vendeu 5 milhões de exemplares nos Estados Unidos e deu origem a dois filmes da Disney. No mundo, seus 50 títulos somam 15 milhões de cópias vendidas, incluindo 800.000 no Brasil. A cifra deve aumentar por aqui, com os lançamentos de Princesa para Sempre, décimo e último volume da série de sucesso, e do mangá Avalon High: A Coroação - A Profecia de Merlin, versão da autora para a lenda do rei Arthur. Na entrevista a seguir, a escritora de 42 anos explica como cria história para seus jovens leitores, confirma o apreço pela obra de Clarice Lispector (1920-1977) e revela o que pretende fazer nas horas vagas de sua estada por terras brasileiras.



Por que a senhora escolheu escrever para adolescentes?

Na verdade, eu não escolhi. O Diário da Princesa era originalmente sobre uma garota de 30 anos. Mas quando dei o livro para alguns amigos lerem, eles disseram que a história ficaria melhor se fosse sobre uma garota de 15 anos. Eles perguntaram: "Por que ela fica tão incomodada por sua mãe estar saindo com seu professor? Isso não faz nenhum sentido aos 30 anos!" (risos). Meu agente também disse que o livro seria ótimo para adolescentes. Mas eu ainda achei por muito tempo que era um livro para adultos sobre uma adolescente (risos). Aliás, aquela parte da história é autobiográfica. Minha mãe realmente saiu com um professor meu - e eu achei isso horrível (risos). (ainda bem que Meg ouviu os amigos e o agente, os livros são sensacionais)


Os leitores jovens vêm impulsionando grandes sucessos editoriais. Por que isso está acontecendo agora? Eles eram desprezados pelos autores?

Quando eu era adolescente, não conseguia encontrar livros cuja leitura realmente me desse prazer. Eu achava os livros muito deprimentes. Eles tinham um caráter mais educativo do que de entretenimento, sempre traziam "avisos" aos jovens. Os meus livros não são assim. Eu escrevo para proporcionar aos meus leitores um momento de diversão. (e diversão garantida)

A senhora já revelou que é fã da brasileira Clarice Lispector. Alguns críticos dizem que os textos dela têm uma dimensão que só pode ser compreendida por mulheres. Concorda com isso?

(Risos) Eu nunca havia pensado nisso, mas faz sentido. Coitados dos homens! (faz total sentido! Clarice usa uma linguagem codificada para que somente as mulheres entendam, fazendo os homens enlouquecerem ao tentar ler hahaha AMO)

Além de trabalhar, o que mais a senhora pretende fazer em sua primeira passagem pelo Brasil?

Ir à praia! (boa sorte, Meg. Chuva, muita chuva...)


Alguns sucessos de Meg Cabot, para aumentar a lista de livros não lidos por vocês ...






Beijos volupiosos

Para ler a entrevista completa aqui


0 comentários: