quinta-feira, 3 de setembro de 2009

03 de setembro: Dia do Biólogo!

Hoje, dia 03 de setembro, é o Dia do Biólogo. Então eu resolvi puxar a sardinha pro meu lado e fazer um post em homenagem a esse profissional tão importante, que está habilitado a trabalhar nas mais diversas áreas, mas que não recebe o valor merecido (resumindo, a profissão é linda, mas pense num bando de liso!)!



COMO COMPREENDER UM BIÓLOGO

Tenha paciência ao caminhar com ele na rua. É provável que ele faça paradas freqüentes...sempre há uma formiga carregando uma folha gigantesca nas costas (vocês não acham isso fantástico?!?! Insensíveis!) ou uma samambaia disposta de uma forma estranha num buraco do muro (acho que minha simpatia pela Dani Samambaia não era em vão!). Ele acha isso incrível!!! (e é!)

Toda vez que vcs entrarem em qualquer assunto que envolva a área dele, ele se empolgará (Fato! Querem ganhar a minha atenção? Comece a falar de biologia marinha pra mim!). Finja que presta atenção no que ele diz (hunf! Não finja, preste atenção!). Finja que está entendendo também.

Entenda que o conceito de beleza de seu amigo biólogo é um tantinho diferente do seu. Sapos verdes, gosmentos e verruguentos são lindos. Escorpiões, aranhas, opiliões (hein??)(são aracnídeos!! Olha uma fotinho aí embaixo!), ay-ays são todos lindos. (placas cheias de colonias bacterianas tb são lindas!!) Tente não vomitar quando ele te mostrar as fotos da última necropsia feita num golfinho (ok, eu também não gosto de ver necropsias. Tenho pena do bichinho).

Simplesmente ignore quando o encontrar de quatro, agachado sobre o musgo...e faça o possível para que ele não te veja, pois uma vez que isso acontecer ele começará o discurso em biologuês (adorei!): “são briófitas! São as plantas mais primitivas! Você acredita que elas não têm nem vasos condutores? E elas ainda dependem da água para a fecundação e...” (sou uma bióloga atípica, não gosto muito de estudar plantas! Mas se você me vir agachada sobre um recife na praia, aí são outros quinhentos!)

É provável que ele prefira ir para o congresso de Mastozoologia ao invés daquela viagem romântica (NOT. Prefiro uma viagem romântica para uma praia mesmo!). Vc quer ajuda-lo? Mostre que há outras coisas no mundo, por exemplo... convide-o para ir a um museu de arte. Ou a um grupo de discussão sobre literatura (no meu caso, pode me chamar pra ir prum bar mesmo, que eu estudo o levedo da cerveja na boa!).

Ele terá tendência a chamar pinheiros de gimnospermas. E a pinha (de onde vem o pinhão) de estróbilo.

Não, ele não é um maníaco suicida se decidir entrar numa jaula para mergulhar com tubarões-brancos (meu sonho!) . Mas também não deve estar em seu juízo perfeito (cuide da sua vida, texto! me deixe viver!).

É melhor vc assistir filmes como A Era do Gelo e Procurando Nemo com amigos que não sejam biólogos (ahh, eu adoro esses filmes!). Caso contrário, vc ouvirá, durante o filme: “ah, mas baleias não têm essa conexão entre a boca e o nariz, o Marlin e a Dori nunca poderiam ter saído pelo nariz dela!” E quem se importa??

Oração do Biólogo: Credo Molecular (autor desconhecido)

Creio no DNA todo poderoso
Codificador de todos os seres vivos
E no RNA, seu único filho que foi concebido pelo poder da RNA polimerase
Nasceu como transcrito primário, padeceu sob RNAses
Foi processado, modificado e transportado
Desceu ao citoplasma
Foi traduzido em proteína
Subiu pelo RE ao complexo de Golgi
E está ancorado à direita de uma proteína G na membrana plasmática
De onde há de vir a controlar a transdução de sinais em células normais e apoptóticas
Creio na Biologia Molecular
Na terapia gênica e na biotecnologia
no seqüenciamento do genoma humano
na correção de mutações
na clonagem da Dolly
na vida eterna.
Amém (Amém!)


É isso aí, aos biólogos que freqüentarem nosso blog: um Feliz dia do Biólogo!

"Quando a última árvore tiver caído, quando o último rio tiver secado, quando o último peixe for pescado, o ser humano vai entender que o dinheiro não se come."
Greenpeace.

0 comentários: