sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Sociedade das Volupiosas bem vivas


Capitulo XXI


Sem ser informada da partida de seu primo, Cathy acorda com seu entusiasmo à flor da pele e decidida a encarar grandes aventuras com seu novo aliado e de supetão se depara com sua solidão amiga.

Edgar e Nelly consolam a menina, prometendo que logo ela reencontrará o primo, promessas que não convenceram Cathy, passando os dias a perguntar por Linton. Num dos passeios de Nelly por Gimmerton, ela encontra a governanta de Heath e preocupadamente inquiri sobre o menino Linton, e é bombardeada por noticias nem um pouco agradáveis sobre o menino, que se mostra mais doente, mais sensível, chato, desagradável, chorão e antipático.

Tendo como companhia Hareton que o tenta animar algumas vezes e mesmo sendo um bom rapaz é bruto com Linton que se põe a chorar quando Hareton desiste dele. Heath por sua vez, tenta de todas as formas disfarçar seu desamor pelo filho, não conseguindo permanecer na mesma sala que o mesmo por mais que alguns minutos. Linton tem uma preocupação excessiva com sua saúde (leia-se frescura), um consumidor assíduo de leite e água morna (putz, água morna é demais pra mim) e ao ter algum ataque perto de Heath, logo é mandado ao quarto (boa, Heath, manda dormir mesmo).

Nelly chega à conclusão que a falta de carinho por parte do pai fez com que Linton se tornasse esse ser tão repulsivo, fazendo seu carinho por ele diminuir, mesmo se lamentado de não ter ficado com ele na Granja. A única fonte de informações que Edgar tinha era a governanta de Heath, que após dois anos da chegada do menino, foi substituída findando assim as notícias.

Aproxima-se então o aniversário de Cathy (20 de março, pisciana como eu), uma data não tão festiva por ser aniversário de morte de Sra. Catherine, fazendo com que Edgar se isole no cemitério até que o dia finde (tadinho :/), nunca estando com sua filha. Mas nem essa tristeza diminuía a empolgação de Cathy com o presente que seu pai lhe dera, Edgar concedeu a Cathy, passe livre num passeio ao brejo (viva século XXI), que ela obviamente arrastou Nelly.



Caminhando pelo brejo (não me conformo com esse presente), Nelly se dá conta que está se aproximando dos Altos do Vendavais e nota que Cathy sumira de sua vista, logo que tentou alcançar Cathy, que já foi pega por Heath e Hareton.
Nelly em postura protetora, tenta convencer Cathy a retornar para casa, mas já era tarde, pois Heath já havia oferecido descanso e atiçado a curiosidade de Cathy falando sobre seu filho, que ela conhecia e tomada pela curiosidade, Cathy corre em direção a casa dos Altos e se colocou a esperar por Nelly e Heath.

Nelly pede angustiadamente para que Heath não mostre o primo para Cathy e ele sorri, dizendo que não poderá fazer isso, pois assim seus planos não dariam certo. Planos que levariam Cathy e Linton ao altar, para desesperar Edgar e consumar sua vingança (jogo sujo hein, Heathcliff).

Enfim, Heath apresenta Linton a Cathy e os dois se abraçam e se beijam felizes pelo reencontro. Cathy se aproxima toda feliz de seu Tio, tentando entender por que nunca se conheceram Heath ardilosamente conta sua versão dos fatos e Cathy fica muito chateada com seu pai que a impediu de conhecer seu “amoroso” tio.
E na tentativa de fazer surgir um interesse entre os jovens de dezesseis anos Heath, incita um passeio pelo quintal entre Cathy e Linton, esse logo recusa (fresco), pois não quer fadigar se, Heath não se dando por vencido chama por Hareton (owo tão fofo) que recebe um elogio de Cathy e fica todo tímido.
Hareton e Cathy vão passear pelo quintal e logo são seguidos por Linton, que resolveu sair após levar uns gritos de Heath (hahaha) que vendo os três juntos sorri de satisfação.
Sendo que Cathy junto com Linton humilham o pobre do Hareton que não sabendo se defender os deixa no quintal a sós, coisa que Nelly não gosta de ver e nem de ouvir os insultos que o futuro casal mencionam a Hareton.

No retorno ao lar, tarde da noite Nelly pede a Cathy que esqueça esse dia, essa história e que não revele nada a seu pai. Na manhã seguinte, Cathy contrariando o pedido de Nelly conta a Edgar como foi seu dia detalhadamente e impõe uma resposta de não ter conhecido seus parentes próximos. Edgar pacientemente explica que Heath é um ser diabólico e que odeia a todos em sua volta e que afastou Cathy para que esse ódio não a tocasse, a menina nada convencida das palavras do pai assenti falsamente, pois já foi tomada de carinhos por seu tio Heath, findando a conversa no fim do dia indo ao seu quarto coloca-se a chorar, pois não terá como ver seu primo, Nelly a consola dizendo que Linton já a esqueceu, pois não tem muito contato com ela e nem assim Cathy se dar por vencida e inicia uma comunicação silenciosa com o primo, por meio de trocas de cartas.

Nelly (que não é boba) após observar o estranho comportamento de Cathy por dias, logo desvenda o mistério e descobre o lugar secreto onde as cartas estão guardadas, quietamente esconde as cartas até que Cathy sinta sua falta e as procure. Na mesma noite da descoberta de Nelly a menina se vê entediada e vai à busca de suas correspondências de amor e não as encontrando implora que Nelly as devolva, fato que não ocorrerá, pois a idéia que Nelly tem é a de entregar para Edgar.
Cathy em desespero manda Nelly queimar todas as cartas e se arrependendo em seguida pedindo uma ou duas cartas como lembrança, entre promessas de não voltar a escrever nenhuma carta para Linton, Nelly queima as cartas e na manhã seguinte entrega uma carta para Linton da mesma forma que Cathy fazia todas as manhãs, nessa última carta era um pedido de Nelly para que não houvesse correspondência entre ambos.
E foi obedecida.

Bjos Culturais Kha, Babi e Ju.

0 comentários: