segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Preferência Nacional

Já que o assunto é novela, tenho que fazer uma confissão pra vocês... sou VICIADA! Desculpa mãe, desculpa pai, desculpa Brasil! Mas é verdade... Amo! Assisto todas, todos os dias.

E como Caminho das Índias tá acabando (ah, vou ficar com saudade do Tarso), e uma nova novela de meu autor favorito, Manoel Carlos, está vindo por aí, resolvi fazer um top 10 das minhas novelas (das 8, se for fazer de todas, teria que ser um top 100) favoritas. Minhas ok, sintam-se livres em discordar.


10 - A Favorita


Está no ranking pelo simples fato de ter sido impressionante. Quem aqui nega ter assistido o capítulo que Flora se revela a vilã? Eu sempre desconfiei daquela maldita... aquela cara de anjo nunca me convenceu. Outro motivo por eu ter adorado, Cauã Reymond. Sim, ele é lindo! Mas não é só isso, ele estava maravilhoso nessa novela! Adoro vilõezinhos nem tão ruim assim, que desbancam o mocinho e ficam com a mocinha. E tenho que confessar uma coisa, lá no fundo, bem no fundo, eu adoro Deborah Secco. Desculpa Brasil de novo!


9 - Renascer


Essa eu desenterrei. E por isso mesmo entra no meu top. Primeira novela que me prendeu realmente. Eu já tinha meus 9 de idade. Não é a primeira novela que eu lembro. A primeira foi Tieta (sim, imaginem uma criança de 6 anos de idade que adorava ver a putaria de Tieta... volúpia desde pequena!). Gostava tanto da Santinha, lembro de ter ficado eu, minha mãe e minha irmã (que na época tinha 3 anos de idade) chorando que nem umas idiotas quando ela morreu. Sim, somos dessas. Morria de pena do Marcos Palmeira, que era maltratado pelo pai. E ah, todo mundo lembra dessa novela. Ou vai dizer que vocês não lembram de Buba? A hermafrodita? Disso vocês lembram né?


8 - A Senhora do Destino


Apesar de toda a raiva que eu sinto por Susana Vieira, eu acho que ela é uma boa atriz (ai que vergonha admitir isso). Outra coisa que eu tenho que admitir, adoro Carolina Dieckmann... eu sei que ela é toda metidinha, mas impressiomante, todas as novelas dela são ótimas. Senhora do Destino acabou de reprisar no Vale a Pena Ver de Novo, e eu todo dia me mordia de inveja das meninas (Babi e Mai) que estavam assistindo em casa ou no trabalho. Melhor vilã de todas as novelas ever! Nazaré é mara! Isso que eu nem sou muito fã de Renata Sorrah, mas devo admitir que com essa novela mudou meu conceito. Sem contar as beldades né? Du Moscovis, Marcelo Antony, Dado (desculpa de novo), Leonardo Vieira, Thiago Fragoso... um colírio para os olhos cansados.


7 - Rei do Gado


Clássica! Benedito Ruy Barbosa é ótimo! Quem aqui nunca falou: "maledeto Berdinazzi" ou então "maledeto Mezenga"? Melhor novela de Patrícia Pillar sem dúvidas! Sem contar Raul Cortez, Antonio Fagundes, Glória Pires, Fabio Assunção (pré-rehab). Novela era ótima, a trilha sonora melhor ainda. A primeira fase da novela, com Leticia Spiller correndo de Leonardo Bricio nos meus nos cafezais, aí se pegam e rola uma volúpia ali mesmo, é uma das cenas mais marcantes de todas as novelas brasileiras.



6 - A Indomada


Devo confessar uma coisa (desculpa meninas), mas geralmente novelas com tramas nordestinas não me prendem. Acho que o calor e o sotaque (desculpaaaa) me dão agonia! Mas isso não aconteceu com Indomada, eu adorava! Principalmente o inglês fajuto que eles tantavam falar! Era muito bom! Adriana Esteves me cativou aí! Até então eu não dava nada por ela. Sem contar Eva Wilma, que era o diabo em forma de gente com a Altiva. Inesquecível era a abertura, com Maria Fernanda Candido correndo e ultrapassando os obstáculos. E vão negar que vocês não lembram do Cadeirudo?



5 - Mulheres Apaixonadas


De todas do Manoel Carlos, foi a que eu menos acompanhei. Mas adorava de todo jeito. A parte mais legal da novela era a escola. Sem contar que aborda tantos assuntos... alcoolismo da professora Santana, homossexualismo de Rafaela e Clara, agressão com os idosos de Dóris, a relação de aluno e professor de Raquel e Fred, amor impossível de Estela e Padre Pedro, o cíume possessivo de Heloisa e Sergio, violência doméstica entre Marcos e Raquel (cena inesquecível a das raquetadas... eu adorei, detesto Helena Ranaldi). Enfim, essa novela foi ótima. E tinha um elenco masculino daqueles: Rodrigo Santoro, Dan Stulbach, Marcello Antony, Erik Marmo, Rafael Calomeni... ai! Era todo dia grudada na telinha! Vai ver que é por isso que não prestei muita atenção na trama.


4 - Terra Nostra


Ahhh! Giuliana e Matteo *_*! Como boa romântica que sou, adorava o casal! Tão lindo eles dois no navio (sempre lembro de Titanic), fazendo planos de se casar, e tão triste como acabam se separando depois. Todo mundo ficou craque em italiano depois dessa novela. Adorava o Francesco (falta que faz Raul Cortez). E quem não se lembra da Janete? Esposa de Francesco... oh peste de mulher! E da Rosana? Maldita que ficava perseguindo o Matteo. Peguei raiva eterna de Carolina Kasting. Por outro lado, o amor é eterno por Thiago Lacerda e Ana Paula Arósio. Aliás, pra mim eles deveriam ficar juntos em todas as novelas, tipo Robert Pattinson e Kristen Stewart.


Top 3 agora, coisa mais difícil do mundo decidir a ordem das minhas 3 favoritas. Na verdade não há uma ordem, são as melhores e ponto final. Aliás, não é coincidência o fato delas serem todas de Manoel Carlos. Já disse, amo as novelas dele.

3 - Laços de Família


Quem não gostou dessa novela, me desculpa, mas não tem coração! Coisa mais linda, chorei tanto com a cena da Camila raspando o cabelo. Apesar de ter raiva de Vera Fischer (e foi por isso que ela ficou em 3° lugar), essa é daquelas que jamais vou esquecer. Estréia de Gianecchini na tv, preciso dizer mais? E como todas as novelas de Manoel Carlos, tem uma daquelas tramas cheias de temas, como: leucemia de Camila, rebeldia de Íris, machismo de Pedro, prostituição de Capitu, assassinato de Ingrid, etc etc etc. E pra vocês não me julgarem mal por eu gostar de Deborah Secco, vai dizer que ela não estava excelente nessa novela?


2 - Páginas da Vida


Moça bonita! Novela linda! Adorei o começo com Nanda e Léo em Amsterdã, tão romântico. Aí o fdp larga ela, tadinha! Volta pro Brasil, pra encontrar aquela praga daquela mãe! Ainda morre a coitada da menina! Morro de pena de Francisco e Clara! Velha bruxa ruim! Lilia Cabral estava ótima... dava muita raiva dela! Helena, sempre Helena, com aquela cara de sonsa, mas que faz sempre o bem para todos. Regina Duarte é Helena eternamente, fato. Pena que nessa novela Thiago Lacerda e Ana Paula Arósio eram irmãos, mas o final dele com Grazi foi lindo. Preciso fazer uma confissão sobre essa novela. Ela começou exatamente na mesma semana que eu estava indo pros EUA trabalhar, como boa viciada que sou, não pensei duas vezes. Assinei a Globo.com, com a desculpa que era ano de Copa, e eu não podia perder os jogos. Mentira, não podia era perder a novela.


1 - Por Amor


Minha novela favorita de todos os tempos. Helena, Maria Eduarda, Marcelo, Nando, Milena, Branca... personagens inesquecíveis. Lembro até hoje da cena do helicóptero de Nando caindo e Laura morrendo. Depois a mãe dela vai sobre o mar jogar as cinzas da filha. E a relação de Helena com Maria Eduarda me lembra muito Gilmore Girls, meu seriado favorito. Essa eu vi e revi, pois reprisou na epóca que eu ainda não precisava trabalhar (bons tempos). E Branca, sem dúvida, melhor personagem de Susana Vieira até hoje. Casal da históra, com certeza, Nando e Milena! Era lindo!


Temos em frente mais uma novela de Manoel Carlos. Viver a vida estréia dia 14 de setembro. A Helena dessa vez será uma atriz diferente, não só pelo fato de ser negra, mas por ser bem mais nova que as outras. Taís Araujo será pela primeira vez protagonista do horário nobre. Continuamos com José Mayer como ator principal. A antagonista será Giovanna Antonelli. Não esquecendo é claro de Thiago Lacerda, Rodrigo Hilbert, Alinne Moraes, Lilia Cabral, e muitos outros atores excelentes. Como já é comum, a trama se passará no Leblon, bairro carioca. Nem preciso dizer que não vou perder um capítulo né?

Ai, não sei porque eu invento de fazer esses rankings. É tão díficil escolher apenas 10, me dá dor no coração deixar tantas preciosidades de fora, como A próxima vitíma, Paraíso Tropical, Celebridades, Belíssima, O Clone, América, Caminho das Índias... tanta coisa boa, mas que não prenderam tanta a minha atenção como essas dez aí de cima.

Isso sem falar das novelas dos outros horários né? Mas isso é assunto pra outros posts...

Beijos volupiosos em todos!

Fonte.

0 comentários: