quarta-feira, 20 de maio de 2009

Vocês conhecem a TOY ART?

Aproveitando o fato do nosso Benhe Max ser artista plástico e sempre deixar bem claro que ama o que faz e que não é uma profissão muito valorizada(concordo com isso, minha mamy é artista plástica) apresento a vocês(para quem não conhece) a TOY ART.

A toy-art é um segmento de vanguarda que se alastra mundo afora e até então pouco divulgado no Brasil. Podem ser bonecos, criaturas exóticas como insetos carnívoros, fantasmas ou zumbis, todos fazem parte do universo de fantasias e críticas ácidas ao mundo moderno. Através dos seus criadores, eles vão tecendo uma rede de expansão do surreal ao traçar um paralelo com o olhar outsider, quase visionário. A simbologia dos bonecos vai além da imaginação. Eles deixaram de ser apenas binquedos de criança para se tornarem mascotes de adolescentes e adultos de todas as idades.
Em suas conexões com a urbe, os bonecos tanto se deixam dominar, observando atônitos o caos, quanto podem tornar-se operários de um mundo mais divertido e por que não dizer... mais fofo?!

Recentemente no Multishow, no programa Tribos com Dani Suzuky foi feita uma reportagem(muito foda) sobre essa arte, ela conhece alguns artistas e se diverte “tentando” criar o seu. Vale a pena conferir, veja aqui.

Eu recebi uma e-mail de artista Bruno GC aka TazX que mostra bem a história dessa arte que a torna cada vez mais interesante e famosa no Brasil, vamos valorizar nossa arte galera.
Segue abaixo o e-mail que recebi, espero que curtam bastante.

Toy Art: Muito mais que um brinquedo.

Em 1998, o artista Michael Lau (ainda desconhecido do grande público), exibiu em uma conveção de brinquedos alguns G.I Joe (conhecidos como comandos em ação por aqui) customizados, com roupas e acessórios estilo street e hip-hop. Este foi o ponto de partida para que alguns artistas e pessoas comuns começassem a fazer customizações também . O Coreano Lau fez 101 figuras customizadas. No momento foram vendidas por algumas dezenas de dólares, hoje elas valem milhares.
Michael Lau ganhou status de mito, e é citado sempre que se fala nas origens do movimento, ao lado de James Jarvis, Eric So, Bounty Hunter, Brothersfree, Jason Siu, Tim Tsui, Jakuan, Furi Furi e outros.
Acontecia assim, em 1998 o boom da Toy Art.
Hoje, novos nomes povoam o universo da toy art. Nomes como Huck Gee, Tara Mcpherson, John Buggerman, Kozik, Buff Monster, Doktor A, Julie West, Kathie Olivas, Junko Mizuno, Aya Kakeda, Mad, Touma entre muitos outros.
Inclusive, em Agosto próximo a artista Tara Mcpherson estará mais uma vez de passagem no RJ e em SP para mais uma noite de autógrafos . Uma oportunidade imperdível para ver a musa de perto. (Fica a dica)
Para os não conhecedores da arte é loucura pagar cerca de $1.000,00 por um “brinquedo”, muitas vezes um brinquedo “diferente”, mas o que estas pessoas não sabem é que mais do que um brinquedo, ela está comprando uma verdadeira obra de arte.
A maior diferença é que um brinquedo é feito em grandes escalas, na maioria das vezes sem muita preocupação com a estética pois será usado para brincar e o toy art será feito em pequena escala (como 50 toys somente) e com total preocupação na parte estética, pois será usado como peça de arte.
A produção feita em baixa escala faz do toy raro, o que alimenta o “jogo de colecionar” e o faz mais divertido.
Os designers toys são em sua grande maioria ilustradores, designers gráficos, artesãos, grafiteiros, enfim, artistas que de alguma forma tem ligação com o underground e suas referências.

Hoje no Brasil já existem alguns artistas que fazem parte deste universo da toy art.Andrea Sagiorato, Igor Ventura, Sergio Mancini, M A R C E L L O, Luihz Unreal, TazX (eu mesmo :P), Ismael Itto, entre outros...
Basicamente essa é a essência da toy art: transformar algo comum (como um brinquedo) em algo que possa ser colecionável que traga prazer e que seja diferente de tudo que você já viu, mesmo que para isso seja necessário gastar alguns milhares de dólares.
Créditos da reportagem: Bruno GC aka TazX.
Para conhecer:


6 comentários:

Kha disse...

os bonequinhos do bruno sao lindos mesmo!!! queria todos ahahahaha

Polly disse...

Oieeeeeeee....Adoro seu blog...Virou passagem obrigatória fazer um Pit Stop todos os dias...

Bem gostaria de uma informação, gosto muito da Toy Art e gostaria de saber mais sobre a Exposição da Tara Mcpherson, pois moro em Gyn, então tenho que me programar...Pode me dar umas dicas?

Vou deixar meu e-mail.

pollyanagyn@hotmail.com

Brigaduuuuuuuuuuu...

Bjus!!!!!!!

Babi Cardozo disse...

Oi Polly muito obrigada por seu coment e suas passagens obrigatórias, venha sempre e deixe sempre sua assinatura para nós, ok
precisamos de vcs para saber se agradamos.
Em relação aos toys vou enviar seu e-mail para o artista TazX que colaborou comigo no post, ele esta mais interado das agendas e poderá te dar informações mais precisas, ok!

mil bjoss volupiosos
volte sempre

TazX disse...

Olá Poliana e demais :)
A Tara Mcpherson estará lançando seu mais novo livro e divulgando sua coleção de mini-figuras ( inclusive esgotada na semana de lançamento na Kidrobot ) no Rj e em SP.
Estes são os lugares e datas:

Choque Cultural
São Paulo
De 8 a 29 de agosto de 2009.
Exposição de silkscreens e posters de rock, com Noite de Autógrafos do livro "Lost Constellations" e dos toys "Gamma Mutant Space Friends".

La Cucaracha
Rio de Janeiro
21 de agosto de 2009, a partir das 20h.
Noite de Autógrafos do livro "Lost Constellations" e dos toys "Gamma Mutant Space Friends".

Programe-se sim porque é imperdível.
Uma curiosidade, você é de Goiânia não é ? Um artista dae irá customizar o ZÔôpi, meu toy art que será lançado em breve. Renato Reno do coletivo Bicicleta sem freio. O cara é mt bom !

:)

Polly disse...

Oieeeeeeeee.....

TazX, muito obrigada pelas dicas, vou programar e vou sim....Vou procurar saber mais sobre o trabalho do Renato...Qto ao seu Toy será lançado qdo? Gostaria de conhecer mais seu trabalho.

Bjus!!!!

TazX disse...

O ZÔôpi será lançado muito em breve. Para maior detalhes, me envie um e-mail que te respondo com todas as informações: bgusmao@bol.com.br