sábado, 2 de julho de 2011

Blue Valentine

Lenço em mãos? Então, vamos lá! 


Entrecortada entre sequências que mostram como o casal Dean e Cindy se conheceu, a narrativa principal conta as últimas horas de um casamento fadado ao fracasso. Não é este, portanto, um filme de fácil apreciação; Namorados Para Sempre não é um filme fácil de assistir, e também não é recomendável como um programa para assistir a dois. O que há de romântico na história do casal se traduz na ingenuidade da juventude dos personagens, nas péssimas cantadas e nos risos desajeitados da fase do flerte às promessas idealizadas e cheias de boa vontade mas que pecam em um compromisso real - motivos que fundamentam de princípio a insustentabilidade do casamento.



Sendo esta uma obra sobre o fim de um casamento, era importante que os atores traduzissem uma intimidade perdida ou um sentimento desgastado pelo tempo; como laboratório de preparação para as filmagens, os atores Ryan Gosling e Michelle Williams moraram juntos por um tempo na mesma casa que serviria de cenário para o filme. O resultado se vê na tela; Ryan equilibra muito bem a paixão e a tristeza (às vezes simpatizamos com ele, às vezes o odiamos), e Michelle marca muito bem a transição de sua personagem nos diferentes momentos da história (não à toa, conquistou uma indicação ao Oscar pela sua interpretação). O filme faz também bom uso da edição, interligando os pontos semelhantes da narrativa principal com as histórias do passado dos personagens - além de gerar curiosas expectativas sobre a narrativa, esse formato ressalta a graduação de tons dos personagens. Porém, algumas razões (e muitas emoções) fogem à compreensão; as reações dos personagens vêm um crescente de violência que parecem desproporcionadas aos motivos - a segunda metade do filme imprime uma atmosfera desconcertante. É somente quando Dean murra sem parar o batente da porta que entendemos o quanto eles são descontrolados emocionalmente - completamente acelerados e fora de rumo. É arrebatador, de deixar os sentimentos à flor da pele - mas o misto de dor e tristeza que o filme proporciona pode ser cruel demais.

Tem como não amar esses olhinhos caidos do Ryan?? *_*

Guilherme muito obrigada pela sua resenha, ficou simplesmente maravilhosa!

Ahh, estréia 31 de Dezembro no Brasil.

Beijos Voluptuosos! 

3 comentários:

ctsc disse...

Tem como não amar esses olhinhos caidos do Ryan?? *_* [2]

Anna disse...

Mas já estreou aqui em BH....tava passando na epoca do dia dos namorados....Sera que vai estreiar de novo em Dezembro?

Fiquei com tanta vontade de ver, mas tava meio deprimida demais na semana dos Namorados para ver! hauahau

Babi Cardozo disse...

E foi? Aqui no Rio não estreiou, vou atentar pra 31 de dezembro e confirmar a info. No IMBD deu como estreia no Brasil dia 10 de junho, mas... não sei.