terça-feira, 19 de outubro de 2010

Oscar 2011

Quem acha que é cedo pra pensar no Oscar 2011, está muito enganado.

Por isso é bom ir preparando a listinha de filmes de que viu, não viu e que deve ver, porque março tá aí e queremos estar prontos pra poder criticar... digo... comentar tudo né?

Como eu também ainda não fiz a lição de casa, pesquisei e achei essa listinha ótima no Cine Review, que acho que pode nos ajudar:

ANOTHER YEAR


É o novo filme do diretor inglês Mike Leigh, que a Academia adora. Aos 67 anos, coleciona duas indicações ao Oscar de Melhor Direção: Segredos & Mentiras (1996) e O Segredo de Vera Drake (2004). É a história de Tom (Jim Broadbent) e Gerri (Ruth Sheen), um casal feliz, que cruza com amigos, parentes e estranhos problemáticos durante as quatro estações do ano que dividem o filme. Foi exibido no Festival de Cannes deste ano.

BIUTIFUL


Sem a colaboração habitual do roteirista Guillermo Arriaga, o cineasta Alejandro González Iñárritu (Babel) tenta dar seus primeiros passos sozinho com este filme elogiado em Cannes. Javier Bardem (boa aposta para os finalistas do Oscar de Melhor Ator) faz um médium que tem uma esposa doente e cuida dos filhos sozinho. Para sobreviver, explora imigrantes ilegais, o que o coloca frente a frente de um velho amigo de infância, que hoje é um policial. Mas ao descobrir que tem um câncer terminal, o personagem de Bardem tenta mudar de vida.

BLUE VALENTINE


Ryan Gosling e Michelle Williams vivem um casal em crise. Enquanto a situação piora, eles relembram os grandes momentos que passaram juntos. Foi uma das sensações do Festival de Sundance.

FAIR GAME


Não é o mesmo Fair Game com Cindy Crawford e William Baldwin, bomba que se chama Atração Explosiva no Brasil. O filme é baseado nas memórias de Valerie Plame (Naomi Watts), agente da CIA que teve sua identidade revelada pela Casa Branca após seu marido (Sean Penn) escrever um artigo para o New York Times defendendo a tese de que o governo Bush enganou todo mundo ao dizer que o Oriente Médio guardava armas nucleares para legitimizar sua invasão ao Iraque. A direção é de Doug Liman, que deixa para trás o fracasso de Jumper para se aproximar da promessa que representava para Hollywood nos bons tempos de A Identidade Bourne.

GET LOW


De cara, o filme parece ter mais chance de emplacar uma indicação ao Oscar de Melhor Ator para o grande Robert Duvall. Esta comédia dramática se passa no Tennessee dos anos 30. Duvall é Felix Bush, homem que decide organizar seu velório ainda em vida para poder aproveitar a festa ao lado das pessoas mais queridas.

THE KIDS ARE ALL RIGHT


Julianne Moore e Annette Bening vivem um casal feliz, ao lado dos filhos interpretados por Josh Hutcherson (Viagem ao Centro da Terra, Ponte Para Terabítia) e Mia Wasikowska (Alice no País das Maravilhas). Até que as crianças decidem procurar seu pai biológico, Mark Ruffalo. Sua presença vai alterar a rotina da família. Alguém aposta na milésima indicação de Juliane Moore? Talvez Annette Bening?

A ORIGEM


A misteriosa ficção científica do diretor Christopher Nolan, em seu primeiro filme após Batman – O Cavaleiro das Trevas, tem toda a atenção da Academia. Por dois motivos: 1) O filme é de fato uma loucura que vai vira do avesso a cabeça dos cinéfilos. E 2) Nolan pode ser compensado pela Academia, que esnobou O Cavaleiro das Trevas na edição do Oscar 2009.

A REDE SOCIAL


Após O Curioso Caso de Benjamin Button, que lhe rendeu uma indicação ao Oscar, o diretor David Fincher retorna com este filme sobre a história dos criadores do Facebook. O roteiro é de Aaron Sorkin, o badalado autor de The West Wing. A Rede Social ainda conta com uma garotada que tem tudo para dominar esta década: O ótimo Jesse Eisenberg, de Zumbilândia, e Andrew Garfield, o futuro Homem-Aranha do cinema.

SPLICE


Embora tenha muito mais a ver com o mito de Frankenstein, esta ficção científica pode ser o Distrito 9 do ano em termos de Oscar. Os cientistas Clive (Adrien Brody) e Elsa (Sarah Polley) criam um organismo a partir de genes humanos e animais. O resultado é Dren, mistura de quimera alada com garota ideal para um bom rapaz de família. É claro que as coisas vão sair do controle. Menos da direção de Vincenzo Natali, responsável por O Cubo e o curta de vampiro em Paris, Eu Te Amo, estrelado por Elijah Wood.

TOY STORY 3


Dispensa comentários. Sempre tem que ter uma animação.

TREE OF LIFE


Pouco se sabe a respeito deste filme sobre uma família dos anos 50. Mas é o novo trabalho do diretor ermitão Terrence Malick, de Além da Linha Vermelha. Também temos Brad Pitt e Sean Penn no elenco. Para os cinéfilos já é o bastante.

WINTER’S BONE


Depois de Toy Story 3, esse é o filme mais adorado pela crítica americana em 2010. A elogiadíssima Jennifer Lawrence é Ree Dolly, uma jovem de 17 anos que cuida sozinha de seus irmãos pequenos e a mãe doente. Para tentar salvar sua família, ela decide cruzar as montanhas geladas de Ozark para encontrar seu pai desaparecido. O filme ganhou o Grande Prêmio do Júri do último Festival de Sundance.

Todos me pareceram roteiros para Oscar. Só assisti A Origem, e achei muito bom. Quando assistir o resto volto pra comentar.
Sem querer ser parcial, já sendo, tem muitos boatos rolando de que a atuação da Kristen no seu novo filme, Welcome to the Rileys, está digna para Oscar. Que ela é uma excelente atriz a gente já sabe, então eu não duvido de nada e torço por ela.


Beijos,

1 comentários:

Ju disse...

caramba, imaginem kristen indicada ao oscar! torcendo mto!

tb só vi "a origem", realmente muito bom. que agonia desse splice. eca.