quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Glee 02 X 03 - Grilled Cheesus

O episódio de Glee dessa semana foi sem dúvidas um dos mais emocionantes da série, ao mesmo tempo foi o que veio com uma das melhores piadas, o “Grilled Cheesus” do Finn, que inclusive liderou os trending topics worldwide do twitter por mais de um dia. Foi um episódio em que o foco foi a espiritualidade e suas diversas formas de expressão.

Antes de ver o episódio eu estava realmente com o pé atrás quanto à ideia de trabalhar com o tema religião, sempre é um assunto que pra mim deve ser evitado, além disso, a promo do episódio me deu a impressão de que correríamos o risco de ver mais um episódio brega ao estilo “home” (01x16), porque convenhamos, música gospel traz mensagens de positividade e amor, mas é breguinha. Felizmente minhas expectativas e temores foram totalmente contrariados. Ufa!

A espiritualidade abriu caminho no Glee Club de uma forma bem característica dessa série, inusitada, genial e hilária. Tudo começou quando Finn preparou um sanduíche de queijo grelhado e acreditou ser a representação da face de Deus a mancha que viu em uma das fatias de pão, era Deus em forma de “Grilled Cheesus” querendo falar com ele.


Finn não é o cara mais religioso, mas diante daquele acontecimento, decidiu descobrir como seria orar ao Cheesus, exaltar o quanto ele era delicioso e de quebra pedir uma força para que o time vencesse seu primeiro jogo e assim compensasse Artie de alguma forma, já que o movimento de suas pernas foi tirado. Estava feita a promessa: a vitória do time em troca de uma homenagem do Glee Club.

Enquanto isso, Kurt contrariava seu pai fazendo-o largar petiscos por ovo com tortilla de trigo e informando que assistir “A Noviça Rebelde” no Tetro Royale seria a prioridade em detrimento do jantar de em família (incluindo Finn e a mãe) de sexta.

Pelo jeito Cheesus achou a proposta realmente boa e a estreia de Artie no time foi vitoriosa. Agora o New Directions vai ter que pagar. Mas será que todo mundo vai ficar feliz com essa ideia? Claro que não. Se Kurt quisesse cantar músicas religiosas, iria para a igreja, entidade que condena os gays, categoria a qual ele por acaso pertence, o menino definitivamente não gostou da ideia.

Felizmente para nós, Puck não tem problema nenhum com seu hebreu número 1 e nos presenteou com a performance de Only The Good Die Young – Billy Joel:


O estilo de vida nada saudável um dia cobraria seu preço e chegou a hora de Burt Hummel pagar. Uma dor muito forte no peito faz o pai de Kurt parar no hospital em estado de coma e sem previsão de retorno da consciência. Poor Kurt.

Se o Cheesus ajudou Finn a vencer o primeiro jogo, será que ele poderia dar uma forcinha pra que conseguisse avançar um pouquinho no namoro com Rachel pegando em seus peitos? Não esqueça das homenagens em troca, Cheesus!

Todo o Glee está mobilizado na intenção de confortar Kurt. As palavras ideais as vezes faltam, o que fazer então, Mercedes?


A interpretação foi linda, mas não adianta, Kurt não acredita em Deus, ele não quer um pai celestial, só o seu pai de carne e osso de volta.

Estava demorando, mas Sue deu as caras e graças a suas câmeras espalhadas por toda parte, já está sabendo que o pessoal está cantando sobre religião e não gostou nada disso. Ela também não acredita num Deus que permitiu que sua irmã nascesse deficiente.

E não é que Finn conseguiu chegar na segunda base com Rachel? Mais um pedido atendido. Ó, Cheesus! A prece agora seria para voltar a ser o Quarterback do time. E não é que ele conseguiu? Custou algumas concussões para Sam, mas conseguiu.

Olha, eu sou uma das pouquíssimas pessoas que conheço (sim, eu me conheço, oh!) que gosta da Rachel, mas nem minha pessoa pode defender essa música que ela cantou em homenagem ao pai do Kurt enquanto estava com Finn no parque e depois no hospital:


Tudo bem que Kurt está arrasado pela situação do pai e cada um tem direito de acreditar ou não no que quiser, mas achei grosseiro da parte dele mandar o pessoal parar de cantar para o pai. Só perdoei porque essa interpretação de I Want To Hold Your Hand foi de emocionar:


E vocês repararam no menininho que interpretou Kurt pequeno? Meus Deus, MUITO igual! Tou até agora impressionada. Se me dissessem que pegaram o Chris, enfiaram na máquina do tempo e fizeram ele voltar a ser criança eu acreditaria cegamente.


Mercedes quer se aproximar mais de Kurt para ajudá-lo e só mesmo um glamoroso chapéu para convencê-lo a visitar sua igreja. Valeu a pena ter ido para ouvir Mercedes interpretar Bridge Over Troubled Water:


Finn é o novo quarterback, mas na sua cabeça isso se deveu ao fato de sua prece ao Cheesus ter sido atendida e Sam ter se machucado. Finn é tonto, mas é um bom garoto, ele não estava se sentindo bem nessa situação enquanto seu amigo visitava a enfermaria, precisava confessar para Emma o que fez. Foi aí que a decepção se estampou em sua cara. Emma o fez enxergar que o time de futebol havia ido bem no primeiro jogo por mérito da treinadora, que ele avançou com as pegadas em Rachel porque ele foi sensível e mulheres não resistem a isso e que Sam foi machucado por 163 quilos em forma de brutamontes, não por Deus. É Finn, acho que se manifestar através de um sanduíche não é bem a cara de Deus. Foi a vez de ele extravasar o estremecimento de suas crenças com Losing My Religion – R.E.M


Por enquanto não sabemos se Burt se recuperará 100%, parece que ele demonstrou algum sinal de recuperação na cena final com Kurt, né? Espero que sim. Como sempre, foi linda a cena da Sue visitando a irmã na clínica e ainda mais a do New Directions cantando One of Us – Joan Osborne:


Não precisava nem dizer, mas não vemos a hora de terça que vem! Glee poderia muito passar todo dia, né?

Beijos para vocês, seus Gleeks!

4 comentários:

Kha disse...

Chorei ahahah.

Kurt é teimoso, mas fiquei com uma pena dele.

E chorei de rir com o Finn. ahahahahah é um besta.

Juru disse...

Finn é muito sem noção! "Grilled Cheesus" haha e os pedidos dele...
kkkkkkkk

Agora me emocionei bastante com o Kurt e chorei na conversa de Sue com a irmã.

Ju, me inclua nas pessoas que gosta da Rachel, tá? Mas também não gostei dessa música e o contexto em que ela foi inserido.

#Glee poderia muito passar todo dia, né? (2)

Ju disse...

ai, toca aqui, Juru! avante, team rachel! hahaha

Anna disse...

Esse episodio foi muuuito bom!!!
Souberam equilibrar bem a parte triste com a graça! Ri horrores do Grilled Cheesus!

E o Mini Kurt?! Impressionante! Fiquei de cara tbm!!! Só pode ser irmão dele, sem condições!