domingo, 1 de agosto de 2010

Clube do livro Melancia - Capítulo 1


Chegou o grande dia! Todo mundo com seus exemplares de “Melancia” nas mãos? A partir de hoje serão postados aqui no blog resumos e comentários dos capítulos desse livro que tornou a escritora Marian Keyes mundialmente famosa e queremos a participação de vocês nessa missão literária. Os posts seguirão o ritmo inicial de um capítulo por dia, mas como o objetivo é trocarmos a experiência dessa leitura juntos, deixem nos comentários suas sugestões ou críticas, assim avaliaremos o que podemos fazer para agradar a maioria na medida do possível e podermos desfrutar desse clube da melhor maneira. Todos prontos? Vamos lá!

Nosso primeiro encontro com Claire se passa no dia 15 de fevereiro, data do nascimento de sua primeira filha, ainda sem nome. Infelizmente para nossa personagem principal, esse dia ficou marcado também por uma ingrata surpresa: seu marido lhe abandonou. Sim, acreditem, ele foi capaz de abandonar a mulher menos de 24 horas depois de dar a luz. Maldito seja.

Como não poderia deixar de ser, Claire é pega totalmente de surpresa, será que ter assistido ao parto tenha feito James pular fora? Na televisão até os mais machistas ficam sem palavras para expressar o momento do nascimento dos filhos, tão grande a emoção. Como James poderia fazer isso? Era a pergunta que Claire não conseguia parar de fazer a si mesma.

Vamos saber um pouco mais sobre nossa protagonista. Claire Walsh, 29 anos, mãe de uma linda menina nascida com quase 3 quilos, abandonada pelo marido James horas depois de dar a luz (como vocês já sabem), trocada por uma vizinha casada, com quem o safado do marido tem um caso há seis meses. Revoltante, né? Poor Claire.

Em meio a esse drama nem no nome que daria a sua filhinha Claire conseguiu pensar. Ela se lembra de ter cogitado alguns na gravidez, mas não havia chegado a nenhuma decisão, até porque James pelo jeito só fingira que estava participando da escolha. É patético, mas o casamento acabou com sua autonomia pessoal. Calma, nem sempre foi assim.

Como eu odeio James desde a primeira página, não queria nem incluir muita coisa dele aqui, mas vamos saber agora como ele e Claire se conheceram para dar continuidade.

Durante muito tempo Claire achou que nunca encontraria um homem que quisesse casar com ela. Ao menos nenhum decente, que trabalhasse, fosse engraçado, gentil, boa aparência, coisas básicas. Aí apareceu James, na época rebelde de Claire, quando resolveu deixar seu emprego em Dublin e se aventurar como garçonete em Londres. James já era contador (porque seeeempre ferram com os contadores!!!!???).

Tudo aconteceu quando Claire atendeu uma mesa com alguns BE (Babacas de Escritório – preconceito com a classe, digo logo) e teve sua atenção voltada para um livro muito bom em cima da mesa. O livro era de James, o que lhe rendeu um tratamento quase digno diante do princípio das garçonetes de que “o cliente está sempre errado”, uma rápida troca de palavras, o número de telefone de Claire. Naquele mesmo instante ela sentiu que James era seu futuro, sua cara metade. Acho que se pudesse prever James teria ganho uma merecida xícara quente de café no colo. Seria bem justo na verdade. Depois disso os dois passaram a sair juntos, Claire teve a sorte de ser demitida e arrumar um emprego com horário regular, passaram para a fase de morarem juntos, casaram, resolveram ter um bebê, a menina nasceu e a sequência nós já sabemos.

A notícia de que iria abandonar sua esposa e filha foi dada por James ainda no quarto do hospital, como já comentamos. Na cabeça dele isso deveria ser feito nesse momento, ou não conseguiria depois quando estivesse em casa com sua mulher e filha e não foi dada antes por medo de causar a perda do bebê. Covarde.

Claire sabia que James fora infeliz durante boa parte da gravidez, mas atribuía isso às mudanças de estado de espírito, fome eterna, sentimentalismo, choro constante, mas na cabeça dela tudo mudaria depois do nascimento. Será que ela não quis enxergar os sinais de que algo de muito errado estava acontecendo em seu casamento? Ela sabia que o melhor seria tentar ficar calma e sã, mas sinceramente, isso era pedir demais, sobretudo quando descobriu por meio de sua melhor amiga que James já falava com todos sobre o divórcio e sobre seus planos de um novo casamento com Denise (a amante vizinha). Era realmente verdade, James estava mesmo querendo o divórcio.

Nesse momento Claire descobriu que sua crença de que as pessoas eram responsáveis pelos desastres que aconteciam em suas vidas era falsa. Só havia uma solução em sua cabeça: voltar para Dublin.

Nos vemos amanhã para o segundo capítulo, comentem!

6 comentários:

§Kellen§Fanchini§ disse...

Nossa, chega me deu vontade de ler o livro!

Sempre que eu lia os resumos flando da vitória de uma mulher de meia idade que é abandonada pelo marido e blá blá blá eu nem queria chegar perto, agora estou repensando.

Giuliana: disse...

Melância!

Já li o livro, mas tentarei acompanhar por aqui os resumos diários, é bom que vou relembrando de muitos detalhes.

Não é díficil pegar um ódio mortal por James logo de cara, né. Além da situação ser extrema, a cumplicidade feminina é bem forte.

Agora, porque ferram sempre com Contadores, talvez por acharem que são sérios e massantes demais. Mas não nos conhecem, para mudar de idéia, né? ahaha

E quem realmente sempre paga o pato? Os filhos! A coitadinha da recém-nascida nem nomeu ganhou ainda.

Livros de Marian Keyes é uma delícia de lê-los, são histórias que conseguimos nos identificar..rs

BEijos meninas!

Babi Cardozo disse...

Kellen, Fico muito feliz em saber que vc pode mudar de opinião sobre tal leitura. Isso é ótimo!!! Repense sim, pois Claire nos mostra um novo mundo e é maravilhoso!

Oi Giu!!!! Saudade de vc! :)
Acompanha com a gente sim, ok!
Tbm não entendo o preconceito com a classe contadora hahahaha, mas que existe muito BE pelo mundo, isso existe!
Vcs não imaginam como me identifico com as historias loucas de Marian e os micos que paguei durante essa leitura hahahaha

Vejo vcs amanha em mais um cap!

Ju disse...

viva os contadoreeeeeeeeees! o/
ahahahhaa
Giu, vc sempre é muito bem vinda, acompanha com a gente sim! :D
Kellen, ainda da tempo, corre pra ler o livro junto com a gente!

Andreza disse...

Vou acompanhar pelo bog ainda estou lendo Comer, rezar e amanha. Assim que acabr começo a ler o livro melancia,mas n irei me incomodar d ler os resumos. Aliais vou adorar!!!!

Kha disse...

Poor Claire!