sexta-feira, 18 de junho de 2010

Deu zebra!

Sérvia 1 x 0 Alemanha, México 2 x 0 França, Suíça 1 x 0 Espanha. Alguém ao menos sonhou com esses placares alguma vez na vida? Duvido que qualquer um de vocês tenham colocado esses resultados na tabelinha PV na copa de vocês, mas olha a zebrinha na copa 2010 aí, gente!


E quais serão as maiores zebras em copa do mundo de todos os tempos? O Esporte Fino selecionou os 10 resultados mais imprevisíveis do futebol, acho que depois da África do Sul essa listinha vai crescer e quem sabe até dar uma mexida nas posições, hein?

10 – Coreia do Sul 2 x 1 Itália - 2002

Esta foi uma grande surpresa, mas entra em décimo lugar porque ainda pairam dúvidas sobre a arbitragem. A zebra foi mais surpreendente que a da fase posterior (contra a Espanha) porque a Itália é maior que a Fúria e tinha um time muito melhor, com Totti (que decepção quando descobri que ele não estava no álbum da copa desse ano. Lindo!), Del Piero e Vieri (que perdeu três chances absurdas).


9 – Argentina é eliminada (2002) - Depois do penta do Brasil não há melhor momento nessa copa.

A força que a Argentina de Marcelo Bielsa (hoje técnico do Chile) mostrou entre 1998 e 2002 impressionou o mundo. As atuações de Sorin (lembro dele no cruzeiro), Ortega, Aimar, Claudio Lopez, Batistuta e Crespo fez todos acreditarem que o time iria longe. Depois de vencer a Nigéria e perder da Inglaterra – resultados normais – a Argentina empatou com a Suécia (com esse gol de Svensson), um outro resultado normal. O que chamou a atenção foi o fato de que a força da Argentina – que todos reputavam como alta – simplesmente não correspondeu e a despedida foi melancólica (momento lindo!).



8 – Estados Unidos 1 x 0 Inglaterra (1950)

Os ingleses se achavam os melhores do mundo e, por isso, só foram disputar sua primeira Copa em 1950. Depois de vencer o Chile por 2 a 0, apanharam da fraca seleção dos Estados Unidos, em um jogo histórico, que virou o filme The Game of Their Lives (abaixo). Na rodada seguinte, o English Team perdeu também da Espanha e saiu humilhado do mundial (muito do bem feito).



7 – Argélia 2 x 1 Alemanha (1982)

A Alemanha (vice-campeã) chegou com um time fortíssimo à Espanha, com Rummenigge, Schumacher, Breitner e Littbarski, mas logo na estreia ficou paralisada. Com gols de Madjer e Belloumi, a Argélia conseguiu a primeira vitória de um africano sobre um europeu na história das Copas do Mundo (e tome vuvuzela pra comemorar).


6 – Senegal 1 x 0 França (2002)

Campeões do mundo em 1998, os Bleus tinham um timaço em 2002. A equipe era praticamente a mesma, mas o ataque (ponto fraco quatro anos antes) tinha Henry (maldito) e Trezeguet mais experientes. Zidane, no entanto, não estava lá. E sem ele a França foi humilhada pela surpresa, até então bizarra, Senegal. Era o prenúncio de que, sem Zizou, a França não iria longe.


5 – Croácia 3 x 0 Alemanha (1998)

Eliminar a Alemanha em um mata-mata de Copa do Mundo não é uma coisa simples. Dar uma surra por 3 a 0 e deixar o Mannschaft sem rumo é ainda mais complicado. Mas a então estreante Croácia, com uma geração brilhante, conseguiu a façanha, passou para as semifinais e terminou a Copa em terceiro lugar (prefiro não comentar sobre essa copa :S)


4 – Alemanha 3 x 2 Hungria (1954)

Medalha de ouro nos Jogos de Helsinque em 1952, a Hungria tinha um timaço. Comandada por Czibor, Kocsis e Puskas, a Hungria massacrou seus adversários – incluindo a Alemanha (8 a 3) e o Brasil (4 a 2) – e entrou na final como favorita. Em oito minutos, abriu 2 a 0, mas dez minutos depois a Alemanha já havia empatado. Aos 39 do segundo tempo, Helmut Rahn fez o gol do virada, que ficou conhecida como o Milagre de Berna, e imortalizada em um espetacular filme de mesmo nome. Ali, nos campos suíços, foi forjada a mística alemã que assusta até hoje.


3 – Camarões 1 x 0 Argentina (1990)

Quatro anos antes, a Argentina havia brilhado ao conquistar o bicampeonato, enquanto Camarões era uma seleção obscura que havia empatado com a Itália em 1982. Como então, aqueles africanos poderiam ameaçar a Argentina? Com um lindo futebol e um gol de François Oman-Biyik (lembro de Camarões nos eliminando nas Olimpíadas. Decepção).


2 – Coreia do Norte 1 x 0 Itália (1966)

Após perder da URSS e empatar com o Chile, a Coreia do Norte deveria se despedir da Copa perdendo da Itália de Rivera e Facchetti, uma das grandes favoritas ao título. Mas faltou avisar isso aos norte-coreanos. Em um ambiente inóspito (o país não tinha relações diplomática com o Reino Unido), o time asiático fez 1 a 0 com Pak Doo Ik e eliminou a Azzurra.


1 – Uruguai 2 x 1 Brasil (1950)

Depois de passear por todo o torneio, a seleção brasileira precisava apenas empatar com o Uruguai no Maracanã para ser campeã. Diante de 200 mil pessoas, fez 1 a 0, mas levou uma virada que traumatizou toda uma geração. Hoje, parece impossível que alguém derrote o Brasil em uma final em casa. Talvez só um novo Maracanazzo em 2014 possa superar o que ocorreu em 1950. Eu nem era nascida e sofro com essa derrota, acho que morreria do coração.


Você tá indo muito bem zebrinha, mas fica la pela Europa mesmo, tá? Brasil te ama (bem de longe). Beijinho pra todo mundo que estava certo de que a taça já estava nas mãos da Alemanha/Espanha. #bra!



2 comentários:

Bella disse...

oii passando.. só pra ser a primeira a comentar rsrs
pq não curto futbol .. neem em copa..
sou do tipo que só escuta o jogo.. ai quando faz gol eu digo : êêê
quando perde eu digo : aaaaaaaaaah
rsrsrs
beijos show de bola ju

Ju disse...

e foi só o post ser publicado que saiu mais uma zebra, inglaterra 0 x 0 argélia! jabulaaaaaaaaani