terça-feira, 25 de maio de 2010

Pilates


Sabem uma coisa que eu odeio? Atividade física! Dos meus 4 aos 12 anos eu até fui uma nadadora regular (pois é, nem isso me fez crescer), treinava 4 vezes na semana e até participava de competições, mas aí fiquei mais velha e bateu a preguiça, hoje não tenho disposição pra quase nada que envolva calçar um tênis ou acordar mais cedo que o normal, resultado: gorda e sem preparo físico pra subir uma escadinha. Foi aí que resolvi testar o pilates e surpresa, eu amei! Nem acredito que estou fazendo um post incentivador ao preparo físico, que orgulho de mim!

Vocês sabem como funciona? Vamos ver o que nossa amiga wiki wiki nos diz:

Pilates é um método de alongamento e exercícios físicos que se utilizam do peso do próprio corpo em sua execução. É uma técnica de reeducação do movimento, composto por exercícios profundamente alicerçados na anatomia humana, capaz de restabelecer e aumentar a flexibilidade e força muscular, melhorar a respiração, corrigir a postura e prevenir lesões.

Elaborado em 1920 pelo alemão Joseph Pilates, teve diversas influências como yoga, zen budismo, artes marciais e exercícios praticados pelos antigos gregos e romanos. Pensando no princípio de “mente sã e corpo são”, Joseph criou uma atividade física baseada em seis princípios básicos: respiração, concentração, controle, alinhamento, centralização e integração de movimentos. Bem executada e orientada, não traz impactos nocivos para as articulações, ligamentos e musculatura. Qualidade de vida, consciência corporal, respeito e integração plena corpo-mente são o foco desse método.

Pilates também inventou muitas máquinas para fazer exercícios. Na criação dos aparelhos ele aproveitava partes dos amortecedores dos carros alemães, isso durante a 1ª Guerra Mundial, após o fim da guerra e com a Europa toda destruída, ele mudou-se para Nova York, onde aperfeiçoou sua técnica e suas máquinas (menino esperto esse tal de Pilates).

Deve sempre ser aplicado por educadores físicos ou fisioterapeutas, através de aulas que usualmente têm duração de 1 hora em aparelhos próprios ou no solo.

Antes de começar a praticar eu já tinha alguma noção de como era, mesmo assim me surpreendi com o quanto as atividades do Pilates são capazes de trabalhar todas as partes do corpo (esse final de semana fiquei andando feito uma pata com as pernas doídas, mas tudo bem), eu saio da aula totalmente alongada e pasmem, COM DISPOSIÇÃO! Ao mesmo tempo a técnica é extremamente relaxante e não te faz passar uma hora suando, já que os estúdios são todos ambientados em clima de total relax, o que se traduz obrigatoriamente em ar condicionado, já que relax e calor são coisas totalmente antagônicas.

O recomendado é que se faça no mínimo duas aulas por semana, o que aqui em Recife custa entre 170 e 200 reais mensais, nada muito barato, mas levando em conta a qualidade dos profissionais que vão te orientar individualmente em cada exercício (são no máximo 3 ou 4 pessoas por horário) e os benefícios que isso te traz, é um investimento em saúde e boa forma que vale a pena. Ah, serve para os homens também, hein? Meu pai também está fazendo e já anuncia melhoras na qualidade do sono.

Como vocês podem notar eu estou toda empolgadinha, não demora tou aqui postando minhas fotos praticando:

HAHAHAHAHAHA

Beijos alongados e um especial para minha amiga Kharina,

5 comentários:

Kacau disse...

Quero ver reclamar de mim quando eu disser que vou pra academia, agora!!! kkkkkkkkkkkkkkkkk Entrou pro timeee... geração saúúúúúde :P

Quero ver tu fazendo aquilo ali, viu? :P

Alê disse...

Valeu Ju pela dica.

Adoro a atividade que faço(hidro)mas é sempre bom variar ou associar..hehe!!

Obrigada!! :)

Kha disse...

Ai que preguiça de fazer atividades fisicas!

Ta bom Juliana, prometo tentar! HAHAHAHAHA

Bella disse...

ai.. atividades fisicas são terrivel.. não consigo fazer nd! eu caio até fazendo esteira.. e a priguiça me toma conta..
mais gostei mtu da ideéia.. to querendo perder meus (muiitos) kilinhos a mais!

beijos alongados!

Babi Cardozo disse...

Ahhhh Adoro um alongamento! Fiz uma unica aula de pilates na vida, valeu a pena pelo professor que fazia o alongamente individualmente, ui!

O prazer que o pilates proporciona só vamos testar mais a frente, é mara!

Ahh o que a falta de tempo me faz ¬¬