segunda-feira, 5 de abril de 2010

Teatro ao alcance de todos o/


Alguém aí já ouviu falar do projeto Cennarium - It's show time? Pois é, nem eu até agora a pouco, quando minha amiga Chris me apresentou mais essa novidade da inclusão cultural por meio da grande rede.

Já imaginaram poder assistir em casa aquelas peças de teatro que nunca chegam na sua cidade? Fiquem felizes, esse dia está perto! Com a licença do pessoal do Internessante, apresento a vocês a descrição que eles postaram desse, que é um dos projetos mais legais que eu já ouvi falar:

"Um projeto revolucionário entrou no ar no último dia 27 de março, dia internacional do Teatro. Este projeto é o Cennarium – It´s Showtime, criado para transmitir espetáculos teatrais pela internet. O objetivo do projeto é divulgar cultura, através das peças de teatro, para pessoas que não podem assistir a uma peça de teatro ou por indisponibilidade de tempo, pelo motivo da peça não ir até a região onde a pessoa mora, ou até mesmo por falta de teatro no local.

Para isso foi criado o Cennarium, um portal onde qualquer pessoa pode se cadastrar e comprar as peças disponíveis para assistir a qualquer momento. Sim, eu escrevi comprar porque seria isso mesmo, mas o preço é menor do que o preço normal do espetáculo. A pessoa pode comprar uma peça através de boleto bancário, transferência bancária ou até mesmo por cartão de crédito. Comprada a peça, você pode assistir a qualquer horário a peça escolhida diretamente do seu computador, com o conforto da sua casa. E claro, com uma qualidade incrível de imagem também, visto que as peças são disponibilizadas em alta definição para quem pode assistir com o auxílio de banda larga . Quem tem internet discada não vai sofrer com vídeos pesados, porque o site possui opções de transmissão especiais para quem não tem uma velocidade de internet tão alta.

O Cennarium foi um investimento de R$ 10 milhões, bancado pela empresa de mídias digitais Nortik, um dinheiro que foi muito bem gasto e que oferecerá cultura e peças teatrais a quem não tem condições de acesso. Além disso, todo mês são adicionados novos espetáculos, garantindo sempre uma maior variedade para os internautas."

E aí, acharam mara também? Inclusão cultural é sempre bem vinda. Fiquei pensando se isso não seria um prejuízo para o pessoal do teatro, já que o preço dos créditos é bem inferior aos ingressos da maioria das peças (cerca de 10 reais, enquanto algumas peças chegam a custar 10 vezes isso), mas como Chris bem me disse, assim como o público do cinema não deixou de comparecer por causa dos downloads, o do teatro não vai deixar de prestigiar os espetáculos nos teatros por conta desse projeto, até porque é emoção não é a mesma nem de longe, vamos combinar. Pra quem quiser saber mais sobre o projeto, pode visitar site oficial, já estou doidinha para ter meus créditos (:

Bom início de semana pra todo mundo,


5 comentários:

Kha disse...

Ideia mara!

Pq apesar de várias peças que eu queria mto assistir virem pra cá, nem sempre elas são acessiveis ($$$$).

E teatro é sempre bom. Cultura é sempre bom.

Chris Dutra disse...

Legal demais isso. Tomara que eles consigam fechar as grandes peças também, assim a gente poderá curtir os melhores espetáculos.

Esse é o tipo de projeto que deixa a gente com a pulga atrás da orelha pensando: "putz, pq nao tive essa ideia?" rsrsrs

Excelente semana pra todos.

Anônimo disse...

Infelizmente, teatro não é cultura de massa. E a falta de acesso também não atinge apenas quem está fora dos grandes centros. Aliás, quando o assunto é cultura, ou se têm preços exorbitantes (aqui o Cirque du Soleil estava R$140,00 a meia da entrada mais barata), ou eventos gratuitos, com multidões se acotovelando para assistir. A classe média está frita. E não vou nem entrar no mérito dos patrocínios.

Quanto ao projeto, é ótimo, entretanto teatro se assiste ao vivo. Quando filmado, perde totalmente a magia que diferencia a arte.

beijo rouge

Dani

Babi Cardozo disse...

Cara, o projeto é fenomenal! Pena que toda a emoção vai ficar p quem viu ao vivo!

Bjos

Chris Dutra disse...

Viu Ju, ninguém vai trocar o ao vivo pela internet.

Mas que vai ser ótimo poder assistir o que nunca chegaria em minha cidade... isso vai!

Já comprei meus créditos. ;)