quarta-feira, 7 de abril de 2010

Harry Potter virou auto ajuda????


Olá pessoas,

Zapeando, me deparo com tal informação;

"Psicóloga afirma que saga “Harry Potter” ajuda
leitores a terem vida mais saudável"

A renomada psicóloga Julie-Anne Sykley lançou há pouco tempo um livro entitulado Harry Potter Power (achei esse titulo extremamente gay, mas...), onde faz uma análise psicológica criteriosa das obras de Rowling e nos ajuda a entender como a saga potteriana (quase freudiana, e olha que nem ele explica) pode nos auxiliar a ter uma vida mais positiva e saudável, sem problemas de ira e de depressão (gente! Como?).

O “slogan” do livro, que aparece na contracapa da obra, diz o seguinte:

“Você leu os livros…

Você viu os filmes…

Agora sinta o poder… na sua vida!”
(estou com medo, muito medo!
Tá parecendo livro de auto ajuda)

Nesse livro, a psicóloga comenta sobre os poderes da “Ação”, dos “Pensamentos”, da “Tragédia” e dos “Animais” nas obras de Harry Potter, alegando, por exemplo, que a figura do Hipogrifo traz a ideia de esperança (sério? Por que? Só pela fuga de Sirius?), bem como o Dementador traz como símbolo a depressão (Traz como símbolo ou Jk deixa totalmente explícito isso ao descrever os dementadores como sugadores de felicidade?) .


Inicialmente achei a proposta muito interessante. Depois analisei friamente cada dado divulgado com frieza e não consegui entender o que essa psicóloga pretende.

Afinal, Harry é um orfão que vive de favor na casa dos tios sendo humilhado diariamente, num certo dia se descobre bruxo. Descobre toda a verdade sobre sua familia assassinada e que quase foi morto quando bebê, por um bruxo que-não-deve-ser-nomeado e que esta no seu encalço até os dias atuais, viu um amigo morrer num torneio (owoo Cedrico/ Robert), viu o padrinho ser morto, viu a morte de seu mentor Dumbledore e.... não darei mais spoiler, sinto muito.

Os unicos pontos positivos (sob o meu ponto de vista) são os amigos que Harry faz em Hogwarts e a magia, pois sem ela até eu iria enlouquecer tendo uma vida de cão como essa!!!

Deixando claro que adoro a série. Só não concordo com pessoas que tentam transformar uma obra de sucesso num livrinho de alto ajuda com nome gay (não me conformei com esse Power de jeito nenhum) para lucrar com a criatividade alheia!

Caso discordem os coments estão abertos, ok!?

Beijos com sabor de cerveja amanteigada!


3 comentários:

Kha disse...

"Depois analisei friamente cada dado divulgado com frieza e não consegui entender o que essa psicóloga pretende."

Eu sei bem o que ela pretende: $$$$$$$$$$$!

Oportunista de marca maior.

Tão bom saber que fomos nós que te influenciamos a ler HP *_*

Adoro viciar os outros com meus vícios.

Chris Dutra disse...

Ahahahahaha! Essa mulher com certeza acha que teve uma super ideia.
Será que muita gente caiu na dela? :/

Ju disse...

pegar carona no trabalho dos outros é moleza, né? ou seria mole$$$$$$$$$a?