sexta-feira, 5 de março de 2010

História do Oscar


Olááá Pessoas,

Já se perguntaram como são selecionados os indicados à estatueta dourada mais cobiçada do mundo do cinema? Pois eu já me perguntei várias vezes e já tenho a resposta, como compartilho minhas curiosidades, divido com vocês todo o meu conhecimento (e humildade).

O primeiro estágio na seleção dos vencedores do Oscar é restringir todos os possíveis merecedores do prêmio de um determinado ano a cinco indicados para cada categoria de prêmio. Para ser candidato às indicações em quaisquer categorias de longa-metragem, um filme deve satisfazer aos seguintes critérios:

- deve ter mais de 40 minutos de duração;
- sua estréia deve ter ocorrido em um cinema, durante o ano em questão;
- sua estréia deve ter sido em formato de filme de 35mm ou 70mm ou em formato digital de - varredura progressiva de 24 quadros;
- ele deve ter sido exibido em um cinema da cidade de Los Angeles, com ingressos pagos, por sete dias consecutivos, iniciando no ano apropriado.


Se um produtor ou distribuidor quiser que seu filme seja candidato à indicação de um Oscar, deve enviar o formulário Official Screen Credits (Organização Total). Esse formulário lista os créditos da produção para todas as categorias do Oscar relacionadas. A Academia coleta esses formulários e lista os filmes inscritos na "Reminder List of Eligible Releases" (lista de filmes candidatos à indicação). Em janeiro, a Academia envia pelo correio uma cédula de indicações e uma cópia da "Reminder List" para cada membro da Academia.

Para a maioria das categorias, somente os membros da Academia de uma área específica têm permissão para votar nos indicados (isto é, somente diretores enviam indicações para melhor diretor e somente editores enviam indicações para melhor editor, ou seja, cada macaco no seu galho). Os indicados a filme e documentário estrangeiros são escolhidos por grupos de espectadores especiais, compostos de membros da Academia de todas as áreas, e todos podem selecionar os indicados a melhor filme. Os indicados a filme estrangeiro são selecionados a partir de uma lista de filmes submetida por nações estrangeiras. Cada nação estrangeira pode inscrever apenas um filme por ano.


Um membro da Academia pode selecionar cinco indicados por categoria, classificados por ordem de preferência. Para a maioria das categorias, os votantes escrevem somente o título do filme. Para as categorias de atuação, os votantes escolhem atores específicos. São os votantes da Academia que decidem se um ator deve ser indicado para papel principal ou papel coadjuvante. Um ator não pode, porém, ser indicado para ambas as categorias por um único desempenho. A Academia atribui o indicado para a categoria na qual ele se qualificar primeiro. Os produtores geralmente anunciam na Variety e em outras importantes revistas da indústria do cinema para sugerir indicados para categorias particulares (Quem não se comunica, se trumbica! Marketing é tudo).

Geralmente, os membros da Academia têm algumas semanas para enviar suas indicações. Quando as cédulas chegam, a empresa de auditoria PricewaterhouseCoopers tabula os votos aos indicados em segredo (Sem chance nenhuma de dar uma espiadinha). Depois, a Academia anuncia os indicados em uma coletiva de imprensa logo cedo, pela manhã, no Samuel Goldwyn Theatre, em Beverly Hills (Este ano a data é 7 de janeiro, está quase na hora).


Aproximadamente uma semana depois, a Academia envia por correio as cédulas finais a todos os seus membros. Os membros têm duas semanas para devolver as cédulas, e então as "votações" são encerradas. A PricewaterhouseCoopers tabula os votos em segredo absoluto e lacra os resultados (Responsabilidade imensa).

Enquanto tudo isso está acontecendo, as empresas de produção estão investindo recursos consideráveis em campanhas para seus competidores (já disse Merchan é tudo). A Academia permite quaisquer esforços para fazer os membros da Academia assistirem aos filmes, mas proíbe as produtoras de enviar por correio incentivos inadequados (Jogo sujo é vetado). As produtoras têm permissão para enviar aos membros da Academia cópias em vídeo dos filmes concorrentes e organizar exibições especiais de seus filmes (Ahh queria tanto ir numa sessão especial dessas).

Dá um trabalhão né? Mas no final vale à pena!

Beijos volupiosos!

3 comentários:

Kha disse...

"A Academia permite quaisquer esforços para fazer os membros da Academia assistirem aos filmes, mas proíbe as produtoras de enviar por correio incentivos inadequados" - ou apelações via e-mail, como o cara do Guerra ao Terror!

Coitado foi até vetado da cerimonia. Mas se bem que, se ele quiser, pode até vir aqui participar com a gente domingo.

Tenho certeza que vai se divertir muito mais hahahah

Chris Dutra disse...

"Quem não se comunica, se trumbica! Marketing é tudo!"
Que o diga Avatar, que além de ter custado aquilo tudo, investiu mais uns bons milhões pra dar tanto o que falar.
Povinho azul caro esse... e nem vão levar os melhores carequinhas pra casa! (#torcendocontra)

Ju disse...

"Quem não se comunica, se trumbica! Marketing é tudo!"
Que o diga Avatar, que além de ter custado aquilo tudo, investiu mais uns bons milhões pra dar tanto o que falar.
Povinho azul caro esse... e nem vão levar os melhores carequinhas pra casa! (#eudefendoavatar)