quinta-feira, 4 de março de 2010

História do Oscar


Oiiii Gente,

Está chegando a hora! Se preparem, pois vou literalmente encher o saco de vocês com o assunto (Nem ligo), diga-se de passagem que não é apenas um "assunto" é praticamente um ato histórico!

Alguém saberia me dizer por que as premiados ao colocarem suas digitais no carequinha dourado mais sonhado dizem a seguinte frase: "Eu agradeço à academia e blá,blá,blá...?"

Não sabem né? Ok, não tem problema. Pura Volúpia existe para isso, esclarecer dúvidas e encher essas mentes voluptuosas de cultura!



A Academia, nesse caso, é a Academy of Motion Picture Arts and Sciences, uma sociedade honraria profissional formada em 1927 (Jovem Senhora, não?). Em essência, a Academia se parece com a Phi Beta Kappa Society ou a National Honor Society. É uma organização dedicada a promover a excelência em um campo particular (filmagem). Assim como outras organizações, ela tem muitos membros ligados a cada área (mais de 6 mil cineastas profissionais, como diz mamis: não é pouca merda não).

Você precisa ser convidado pela Academia para se tornar um membro (Chama eu!). Diferentes áreas da Academia (focando diferentes aspectos do mundo cinematográfico) têm seus próprios padrões de candidatura para membros potenciais.

A Academia está envolvida em vários projetos diferentes, desde a preservação de filmes (Só reliquía) até o desenvolvimento de novas tecnologias de filmagem, mas é mais conhecida por sua cerimônia anual de prêmios (que eu AMO). O propósito dos Prêmios da Academia é promover a excelência do cinema, honrando realizações incríveis do ano anterior.

Membros da Academia, incluindo atores, produtores, diretores e uma variedade de outros artesãos do cinema, escolhem quem receberá os prêmios daquele ano por meio de cédulas. Assim, quando um ganhador agradece à Academia, ele está, na verdade, agradecendo a todos os colegas de profissão que coletivamente decidiram conceder-lhe a honra (E que honra!). Eles também estão agradecendo à organização como um todo, que decidiu conceder os prêmios, em primeiro lugar.

Agora respondam: Por que o Oscar é chamado assim? Hum, nada em mente? Ok, estamos aqui para isso!


Geralmente pensamos na cerimônia inteira dos Prêmios da Academia como "o Oscar", mas esse é apenas um apelido para a real estatueta do prêmio e sua imagem (Como sou intíma o chamo de Carequinha Dourado *_*).
Quando o diretor de arte da MGM, Cedric Gibbons, e o escultor George Stanley criaram a estatueta, em 1928, a Academia se referia a ela como o Prêmio de Mérito da Academia. Ela só recebeu o nome de Oscar na década de 30.

Existem várias histórias sobre a origem do apelido e ninguém tem absoluta certeza da verdade. A Academia defende a seguinte versão: no início da década de 30, uma bibliotecária da Academia chamada Margaret Herrick comentou que a estatueta se parecia com seu tio Oscar (Viram como o Fred Mercury Prateado não é novidade? Imaginem o Tio Oscar todo trabalhado no dourado, hahaha). O nome pegou e a equipe da Academia começou a se referir à estátua como "Oscar". Em 1934, Sidney Skolsky mencionou o apelido em uma coluna sobre a primeira atriz a ganhar o Oscar de melhor atriz, Katharine Hepburn. O nome permaneceu e a Academia o adotou oficialmente em 1939.

De acordo com a Academia, a estatueta do Oscar descreve um cavaleiro das cruzadas, segurando uma espada. O cavaleiro significa um rolo de filme, com cinco raios que representam as cinco áreas originais da Academia: diretores, atores, escritores, produtores e técnicos (Super Chique!).


Curtiram a aulinha? Logo tem mais novidades para vocês!

Beijos Volupiosamente dourado!

PS. vejo vocês domingo no tapete vermelho, ops, no Live aqui no Pura Volúpia!

3 comentários:

Kha disse...

Acredite ou não, ontem mesmo antes de dormir tava pensando da onde será que tinha surgido o nome OSCAR.

Fiquei tentando decifrar, como se fosse uma sigla. Obvio que não consegui.

Agora já sei! Adoro essas culturas que chamam de inutil mas que pra mim são uteis demais!

Beijos e domingo a gente se vê por aqui (trocadinho infame).

Alê disse...

Gostei da historinha, nem sabia tudo isso. Sabia do Tio Oscar mas o resto é novo pra mim.

que venha domingo!!!

Ju disse...

menina, nem a história do titio Oscar eu sabia, que pessoa sem cultura que eu era até ontem...

oscar é mara, além da premiação tem a parte de comentar os vestidos, mara duas vezes:*

nos encontramos aqui no live, apareçam!