segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Tolerância zero!

É segunda, eu dormi tarde e não estou nem um pouco em clima de começar a semana, como não existe escolha e tenho que trabalhar, nada melhor que me inspirar num mestre do bom humor,pra começar tudo de novo, afinal segunda-feira sem falta de paciência pela manhã não é segunda!

Vocês já ouviram falar no 'Seu Lunga'? Não? Mentira! Algumas pessoas conhecem por 'Saraiva' também, o que originou e expressão 'Saraivada', nada mais que levar uma bela de uma resposta no total estilo tolerância zero! Eu particularmente adoro dar uma resposta no estilo Lunga (ou ao menos pensar nelas quando a educação manda que a resposta merecida não seja proferida), não tenho um pingo de paciência pra perguntas idiotas, é mais do que direito do cristão que é obrigado a ouvir um 'vai entrar pra dentro, moça?' soltar na lata um 'não, vou entrar pra fora mesmo, mula!', ou estou errada?
Aí quando eu abri meu email encontrei justamente um micro biografia do Seu Lunga, o próprio, o início da lenda! Super ídolo que ele é meu!



Joaquim Rodrigues dos Santos (Caririaçu, 18 de agosto de 1927), (quase mesmo dia do meu aniversário! Por um diazinho só!) mais conhecido como Seu Lunga, é um comerciante que se tornou conhecido no Brasil por seu temperamento forte.

Teve sete irmãos e viveu sua infância “no meio dos matos”, afastado da cidade. O apelido lhe acompanha desde esta época, quando uma vizinha de sua família, que ele só identifica como preta velha, começou a lhe chamar de Calunga, que virou Lunga e pegou. Começou a trabalhar na roça aos oito anos de idade, e admira a criação rígida que teve de seu pai, o que marca um aspecto psicossocial do homem Lunga.

Aos 16 anos mudou-se para Juazeiro do Norte, passando a ser ourives por dois anos.. Depois começou a comercializar no Mercado Público da cidade e a trabalhar no comércio com sua loja de sucata.

Casado em 1951, teve treze filhos, que, apesar da pouca instrução, conseguiu manter-lhes pelo menos com a educação básica. A pouca instrução de “Lunga”, por outro lado, não o impediu de candidatar-se a vereador da cidade de Juazeiro em 1988, eleição que não ganhou.

Alguns de seus “causos” (mesmo que inventados são totalmente possíveis!):

Seu Lunga estava na sua casa com sede. E manda seu sobrinho lhe trazer um pouco de leite. Daí o pobre do garoto pergunta:
- No copo, Seu Lunga?

E seu Lunga responde:

- Não. Bota no chão vem empurrando com o rodo, fi de rapariga!!!

O funcionário do banco veio avisar:
- Seu Lunga, a promissória venceu.
- Meu filho, pra mim podia ter perdido ou empatado. Não torço por nenhuma promissória..

Seu Lunga entrando em uma agropecuária:
-Tem veneno pra rato?
-Tem! Vai levar? – Pergunta o balconista.
- Não, vou trazer os ratos pra comer aqui!!! – responde seu Lunga.
Seu Lunga, no elevador (no subsolo-garagem). Alguém pergunta:

- Sobe?

Seu Lunga:

- Não, esse elevador anda de lado.


Seu Lunga vai saindo da farmácia, quando alguém pergunta:
- Tá doente, Seu Lunga?
- Quer dizer que seu fosse saindo do cemitério, eu tava morto???

Seu Lunga dava uma bela surra no filho e o menino gritava:
- Tá bom, pai! Tá bom, pai! Tá bom, pai!
- Tá bom? Quando tiver ruim, você me avisa, que eu paro.

O amigo de seu Lunga o cumprimenta:
- Olá, seu Lunga! Tá sumido! Por onde tem andado?
- Pelo chão, não aprendi a voar ainda…

Na década de 70, Seu Lunga chega num bar e fala pro atendente:
- Traz uma cerveja e bota o disco de Luiz Gonzaga pra eu ouvir!
- Desculpe seu Lunga, não posso botar música hoje…
- Mas por que??
- Meu avô morreu!
- E ele levou os discos, foi?

Durante a madrugada, a mulher do seu Lunga passa mal:
- Lunga! Ta me dando uma coisa..
- Receba!
- Mas é uma coisa ruim!
- Então devolva!!

O telefone toca. Seu Lunga:
- Alô!
- Bom dia! Mas quem está falando?
- Você!


Seu Lunga estava no mercado com uma caixa de ovos. Daí perguntaram a ele:
-Comprando ovos, Seu Lunga?
- Não - jogando um por um no chão
- É traque de massa!!!

Seu Lunga estava passeando na calçada com o cachorrinho. E lhe perguntam:
- Passeando com o cachorrinho Seu Lunga???
- Não. É meu passarinho - pegando o pobre poodle pela coleira e fazendo ele voar

Um sujeito até a loja do Seu Lunga e pediu uma porca de determinado tamanho, seu Lunga respondeu:
- Procure naquela caixa.

E o sujeito começou a procurar e no meio de tantas peças nada de ele conseguir achar a porca que ele queria, então exausto falou para Seu Lunga:
- Seu Lunga, não consegui achar a porca...
Indignado, Seu Lunga foi até a caixa, procurou a tal porca e a achou, então virou-se para o rapaz e respondeu:
- Eu não te disse que a porca tava aqui fi duma égua!!! - e jogando a porca novamente na caixa e misturando com as outras peças diz - agora procura de novo direito que você acha!!!

Seu Lunga, quando jovem, se apresentou à marinha para a entrevista:
-Você sabe nadar? Pergunta o oficial.
-Sei não senhor.
-Mas se não sabe nadar, como é que quer servir à marinha?
-Quer dizer que se eu fosse pra aeronáutica, tinha que saber voar!!

Seu Lunga, quando era motorista de ônibus urbano, um passageiro pergunta:
- Esse ônibus vai para a praia?
- Pode até ir, se você arranjar um biquíni que dê nele!

O cliente chega pra comprar um relógio na loja de seu Lunga.
- Pode tomar banho com esse relógio, seu Lunga?
- Ô corno! Isso é um relógio, não é um sabonete...

Seu Lunga viaja de ônibus e a poltrona ao seu lado está vazia. Numa parada do percurso uma senhora entra no ônibus e chegando perto de seu Lunga pergunta:

- Senhor! Nessa cadeira tem alguém sentado?
Seu Lunga olha para o lado e resmunga:
- Se tiver eu to cego!

Preciso dizer porque Lunguinha é ídolo?

Vou indo começar a semana, sem beijos pra ninguém que não tou muito pra frescura hoje não!



0 comentários: