quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Simpatias e Superstições para Ano Novo

E aí, já ouviram quantas vezes a piadinha do ‘só quero ter ver ano que vem’ hoje? Incrivelmente ainda não ouvi nenhuma, mas com certeza é pelo fato de ainda não ter saído de casa até o momento, com certeza essa espirituosa frase dará o ar da graça em breve, assim como será por todos os anos de nossas vidas.

A Mokka sugeriu um post com algumas simpatias de virada de ano e eu adorei a ideia, vejam algumas das maiores tradições do dia 31/12 e escolham algumas pra vocês, ainda dá tempo de providenciar tudo antes da meia noite, comprar as lentilhas e levar a havaiana pra calçar com os pés molhados depois das sete ondas, afinal não custa nada alguns truques pra ajudar 2010 a ser um ano Mara, não?

1. COMIDAS QUE DÃO SORTE:

LENTILHAS: uma colher de sopa é suficiente para assegurar um ano inteiro de muita fatura à mesa. A origem desta superstição é italiana e foi trazida para o Brasil pelos imigrantes. (Pelo que me lembro acho que lentilha tem gosto parecido com feijão verde ou ervilha, algo do gênero, só comi uma vez eu acho)
ROMÃS: para atrair dinheiro, coma sete partes, guardando as sementes na carteira. (Uma frutinha bonitinha essa, mais uma vez não lembro o gosto)
BAGOS DE UVA: para os portugueses, comer 3, 7 ou a quantidade correspondente ao seu número de sorte garante prosperidade e fartura de alimentos. Para garantir também dinheiro, guarde as sementes na carteira ou na bolsa, até a troca do próximo Ano-Novo. (Inventamos de fazer surpresinha de uva aqui em casa hoje, pelo tanto de uvinha que botei na boca enquanto enrolava a massinha verde nas frutas acho que tenho uma simpatia cumprida já)
CARNE DE PORCO: deve ser o prato principal da ceia, servida à meia-noite. Como o porco fuça pra frente, garante armários cheios o ano todo. Evite o peru, que cisca para trás. (Bom, tou lascada então, 20 anos comendo peru deve significar uma vida andando para trás. Vou ignorar essa simpatia, adoro peru da vovó)
NOZES, AVELÃS, CASTANHAS E TÂMARAS: estas, trazidas para cá pelos imigrantes de origem árabe, são recomendadas para garantir fartura.



CALCINHA OU CUECA NOVAS: Dão sorte no amor, porque deixam os mal-entendidos para trás. São recomendadas principalmente para quem está começando namoro, para garantir o futuro. (Todo mundo de vermelho que é pra ter um ano de volúpia!)

ROUPA BRANCA: é um hábito relativamente recente, trazido para o Brasil com a popularização das religiões africanas. O branco representa luz, pureza, bondade.

QUALQUER PEÇA AMARELA: pode ser uma peça íntima, um lenço, uma faixa ou um pequeno lacinho amarelo (que deve ficar sempre na sua bolsa). O amarelo representa o poder do ouro e, dizem, atrai dinheiro. (Não custa nada, né? Vou catar uma coisinha amarela pra por na bolsa, dinheiro é coisa sempre bem vinda)

UMA NOTA DE DINHEIRO DENTRO DO SAPATO: os orientais dizem que a energia entra no nosso corpo pelos pés. O dinheiro no sapato atrai mais e mais riquezas. (E quem vai usar sandália aberta? E as bactérias do dinheiro? Com certeza vou colocar uma coisa amarela na bolsa, assim compensa o não cumprimento dessa do dinheiro no sapato)

LENÇÓIS NOVOS: a dica é especial para recém-casados. Dizem que os lençóis novos, na primeira noite de ano, deixam as possíveis ameaças do ano passado na máquina de lavar.


3. OS CUIDADOS COM A CASA


- A casa deverá ser limpa, varrendo-a de trás para frente, e o lixo deve ser deixado fora. As vassouras devem ser queimadas e as cinzas enterradas.

- Nada quebrado deve ser deixado na casa (jarros de planta, garrafas, copos, pratos e espelhos).

- Lave os batentes da casa com sal grosso e água, ou água do mar.

- Borrife a casa com água-benta nos quatro cantos. O ideal é pintar toda a casa, colocar lâmpadas novas (não deixar lâmpadas queimadas).

- Verifique se os sapatos estão em ordem e se as roupas não estão pelo avesso.

- As flores da casa devem ser amarelas para chamar ouro.

- As portas e janelas das casas devem estar abertas e as luzes acesas.

Tudo isso atrai boa sorte e bons fluidos no Ano Novo que vai chegar. (Tá, isso daí acho que não vou fazer nunca, ninguém merece ficar cuidando de casa no ano novo, acho que nem a Mônica de Friends deve fazer isso tudo. Tá, ela pode ser que faça...)


PULAR SÓ COM O PÉ DIREITO: atrai boas coisas para a sua vida, pois, segundo a Bíblia, tudo que está à direita é bom. (Já falamos sobre preconceitos com pessoas canhotas, né? Pois eu gosto mais do esquerdo, honrarei meu pulo canhoto)

JOGAR MOEDAS, da rua para dentro de casa. Atrai riqueza para todos que moram no lugar.

DAR TRÊS PULINHOS, com uma taça de champanhe na mão, sem derramar uma gota. Depois, jogar todo o champanhe para trás, de uma vez só, sem olhar. Deixa para trás tudo de ruim. Não se preocupe em molhar os outros: quem for atingido pelo champanhe terá sorte garantida o ano todo. (Vai dizer pra quem levar o banho o quão sortudo ele é pra ver! Pra quem seguir essa dica sugiro que fale da sorte, deseje um bom ano e corra)

SUBIR NUM DEGRAU numa cadeira, enfim, em qualquer coisa num nível mais alto. Diz o folclore que isso dá impulso à sua vontade de subir na vida. Comece, é claro, com o pé direito. (Recomendado para quem não bebeu muito antes da virada)

FAZER BARULHO: Os povos antigos acreditavam que afugenta maus espíritos. Vale apito, batucada, bater panelas, desde que seja exatamente à meia-noite. Dizem que não há mal que resista. (Essa dica os brasileiro tiram de letra)

ACENDER VELAS NA PRAIA ou jogar rosas nos espelhos de água, em intenção de Iemanjá. A deusa africana protege seus fiéis, com saúde, amor e dinheiro o ano todo, dia o candomblé.
PULAR SETE ONDAS NO MAR: É grande o número de pessoas que vão à praia na virada do ano para homenagear os orixás, principalmente Yemanjá, divindade rainha das águas e mãe de todos os deuses africanos. A simpatia de pular as sete ondas tem o objetivo de cortar todo tipo de obstáculo material e espiritual, sob a bênção da mãe regente de 2009 (além dela, temos Xangô, o deus da justiça, e Oxossi, deus da caça e agricultura). O número 7 (das sete ondas) é considerado mágico, pois transcende o mundo terreno. A maré simboliza o contato com a divindade, mãe de todos os orixás. (Daí a dica de levar as havaianas pra calçar depois)
Há ainda o costume de receber o Ano Novo, à meia-noite, com fogos de artifícios, sinos tocando e muita música.


Para ter paz, saúde, aumentar o dinheiro e preservar a harmonia no lar o ano todo, vale a simpatia das três rosas brancas:

Pegue três rosas brancas, e coloque-as em um vaso virgem branco ou de vidro transparente. Coloque dentro dele seis moedas, uma cebolinha, água e deixe ficar assim durante sete dias. Depois dos sete dias, troque a água, tire a cebolinha e troque as rosas. Só deixe ficar as moedas. Essa prática deve ser repetida de sete em sete dias, de preferência nas sextas-feiras, o ano todo.

6. PARA NUNCA FALTAR DINHEIRO
Compre um lenço e na noite de 31 de dezembro, exatamente na hora da passagem do ano novo, molhe-o e coloque-o para secar. Antes de o sol nascer, recolha o lenço e amarre dentro dele alguns níqueis. Só abra esse embrulho na meia-noite do próximo 31 de dezembro. Daí para frente, nunca mais há de faltar dinheiro.

7. SUPERSTIÇÕES

- Não passe o Ano Novo com os bolsos vazios.

- Coma doze uvas verdes, à meia-noite do Ano Novo, para ter dinheiro em todos os meses do ano. (Como dito acima, com o que envolve uva eu estou garantida)

- Guarde em lugar seguro, para ninguém achar, a tampa da garrafa de "champangne", que tenha feito muito barulho, usada na festa de Ano Novo, chama dinheiro.

- Defume a casa, na véspera do Ano Novo, com um defumador feito com carvão, xerém e açúcar. Além de chamar sorte e dinheiro, tira, também, o azar do ano velho. (E o cheiro que deve ficar? Sei não...)

- No dia de Reis (6 de janeiro), coloque três caroços de romã dentro da carteira, para ter dinheiro durante o Ano Novo.

Boa passagem de ano pra todos vocês, muita luz e paz para cada um e muita volúpia sempre, 2010 promete, vamo que vamo. Beijos,
Créditos: Mulher de classe

0 comentários: