quarta-feira, 1 de julho de 2009

Memória de uma Infância feliz: brinquedinhos II.

Continuaremos hoje com mais brinquedos que marcaram a nossa infância (e adolescência)!

Boneca Xuxa

No post anterior, eu tinha falado dela, mas não coloquei foto individual (só aquela minha com meus bonecos) dela, então aí vai. Era uma boneca feia pra burro, do corpo rosa e vinha com uma jaquetinha e botinhas. Por sinal, quando for falar da moda da nossa infância eu coloco foto das botinhas que nós achávamos lindíssimas da Xuxa (vou catar uma foto minha e da Kacau com a botinha no pé!).

Bonecas Chuquinhas


Era uma coleção de bonecas que tinha, cheia de roupas e acessórios diferentes. Tinha o bercinho, a cestinha (na foto), a banheira, o trocador, a cadeirinha de comer, banheira, balanço, etc.

Cão Xereta
A la Sherlock Holmes, era um cãozinho investigador, que tinha chapéu de detetive e coleira, pra gente sair puxando.

Tartarugas Ninjas


Baseadas no desenho animado, tinham os quatro bonecos (Donatelo, Leonardo, Rafael e Michelangelo), além do mestre Splinter e dos vilões.

He-Man


Tinha a coleção completa de bonecos do He-Man. Geralmente quem tinha era menino, como eu passei a infância toda brincando com meu primo, brinquei horrores com esses bonecos!

Comandos em Ação


Outra coleção imensa que chamava mais a atenção dos meninos. Os primeiros bonecos lançados foram: Falcon, Elétron, Dragon, Gladion, Triton e Cobra. Tinha outro monte de bonecos que eram do Comando Cobra (inimigos do Comando em Ação). E, claro, também foram lançados muitos acessórios, incluindo esse Míssil Supersônico da foto.

Traço Mágico, Lousa Mágica e Tela Magna


O Traço Mágico era (na verdade voltaram a vender, se é que chegaram a parar) aquele que a gente ia girando um controlezinho e fazendo desenhos. De um lado a gente girava e formava linhas na vertical; do outro formava linhas horizontais. Eu, particularmente, nunca tive muito talento, então os desenhos ficavam bem fraquinhos.

A lousa mágica ea aquele que a gente desenhava com a canetinha e pra apagar era só abrir a lousa. Era mais simples de desenhar.


E a Tela Magna (passei o dia inteiro tentando me lembrar do nome dela!) também tinha uma canetinha e mais dois carimbos. A gente ia fazendo os desenhos tocando na tela e pra apagar era só usa a alavanca que tinha na parte de baixo.

Ábaco


Não era bem um brinquedo, mas todos usávamos pra aprender matemática e depois ficávamos mostrando aos nossos coleguinhas como havíamos aprendido a lição direitinho.

Giz de Cera

Naquela época, a gente brincava de escolinha com giz de cera e quadro verde (ou parede, pra quem não tinha quadro, como eu). E alergia a giz era desculpa certa para não sentar perto do quadro (na sala de aula de verdade).

Hoje em dia o quadro é daqueles brancos e o giz foi substituído pela caneta piloto.

Patins

Antes daqueles patins high tech com as rodinhas enfileiradas, passamos pela época dos patins de duas em duas rodas de bota (aquele que tinha o freio na frente). Além desse, tinha também aquele que parecia uma sandália, lembram? Foam tantas quedas... Acessórios de segurança naquela época ninguém usava. Se meu joelho pudesse falar...

Mola e Fluffy


Dois brinquedos simples que faziam a alegria da criançada (principalmente das meninas).

Mão Biônica


Taí, acho que seria útil para aquele povo que para super longe das maquininhas que dão tíquete de estacionamento...

Aquaplay


O mais tradicional era pra encaixar as argolas nas hastes. Esse da foto era pra brincar de fazer gol e vinha até com o placar pra gente marcar.
Jogos de Tabuleiro: Passa ou Repassa, War, Jogo da Vida, Detetive
Esses eram mais comuns aos adolescentes. A maioria existe ainda hoje. Tem outros jogos legais como Banco Imobiliário, Imagem & Ação e Palavra Cruzada, que também fizeram sucesso na minha adolescência.


Inspirado no programa da TV que o Gugu apresentava na época.

Não tenho paciência pro War até hoje. Como boa adolescente (e hoje adulta) hiperativa, não aguentava esperar as longas partidas do jogo, por isso nem jogava.

Um dos melhores jogos de tabuleiro ever.

Pra mim era e até hoje é o melhor. Tinham as fichas pra gente ir preenchendo a medida que ia descobrindo quem tinha sido o assassino (Sr. Mostarda, Dona Branca, Srta Rosa, Sr. Marinho, Professor Black ou Dona Violeta), onde tinha ocorrido o crime (hall, sala de jantar, sala de estar, escritóio, salão de festas, sala de música, cozinha, biblioteca ou salão de jogos) e qual tinha sido a arma usada (revólver, chave inglesa, faca, cano, corda ou castiçal).

Papa Espaguete



Eu lembro que tinha e que adorava, mas não lembro direito como é que se jogava... alguém lemba?
Tesouro do Faraó

Tinha que tirar os "tesouros" que ficavam no corpo das cobras.
Não Acorde o Dragão
Outro que eu gostava muito! Os pinguins (jogadores) tinham que pegar de volta os ovos do dragão!
Morcegos Equilibristas



O objetivo era sair equilibrando os morcegos, quem derrubava tudo perdia.

Pega-Peixe


Tínhamos que aproveitar quando os peixes abriam a boca para pescarmos eles, quem pegasse a maior quantidade de peixes era o vencedor! Adorava esse jogo também!

Quebra-gelo


Os jogadores tinham que derrubar o gelo com a marretinha, mas com o cuidado de não derrubar o urso junto!

Piratas Voadores e Pula Macaco



Eram jogos parecidos. No do pirata, tinha que usar um canhão e invadi o navio inimigo. No outro tinha que acertar os macacos na árvore.
Pula Pirata
Outro jogo de pirata, nesse tinha que sair enfiando as espadas, até o pirata pular.

Brincando de Engenheiro


Esse todo mundo deve ter ganho. Era aquele joguinho baratinho (ou seja, que ganhávamos aos montes em aniversário) e educativo, que a gente ia fazendo a cidade com umas pecinhas de madeira.

Futebol de Botão


Outro que agradava mais os meninos (ou as meninas criadas com primo, como eu). Vinha um saquinho com a barra, os "jogadores" e a bolinha. E, claro, vinham os adesivos dos nossos times preferidos (lê-se Santa Cruz e São Paulo) para colarmos nos "jogadores".

Ambulância do Dr. Sara Tudo e Jogo da Operação



A-M-A-V-A! Eu me sentia A médica quando brincava com essa ambulância. Já o jogo da operação eu conhecia, mas não cheguei a ter.

Carimbos

Sujeira na certa! Nós adorávamos, mas nossas mães não!

Boca Rica



Tinha que encher o boneco de moeda e ganhava quem conseguia abrir a boca dele!

Mini-Coca e Mini-Fanta


Bem, não é exatamente um brinquedo, mas usávamos pra brincar. Por sinal, toda criança naquela época sentiu vontade de abrir as garrafinhas e experimentar o líquido que tinha dentro. Mas como todas as mães da época falaram que era veneno, ficamos só na vontade mesmo.
Fontes: Almanaque Anos 80, Você se Lembra, Recordações, Brinquedo Antigo.

9 comentários:

Fernanda Reali disse...

Adorei o post! A mão biônica deve ser mais velhas do que vocês, porque foi lançada no final dos anos 70 e eu tive (cof, cof, sessão naftalina!).
Os blocos de Engenheiro e o Pula-Pirata são sucesso até hoje, e acho que as crianças vão gostar sempre.
Incluam o Genius (nos EUA é Simon) e foi relançado sem sucesso. No site da Turma da Mònica tem uma versão virtual.

http://macmagazine.uol.com.br/wp-content/uploads/2008/09/02-chrome_genius02.jpg

Beijinhos!

Babi Cardozo disse...

Ashsauhauh Fernanda nem fale em sessão naftalina rsrsrs

Eu tive muitos desses brinquedos, como fui mimada! rsrsrss
Chuquinhas, cão xereta, tela magma, owo giz de cera, mola e fufly, aquaplay, mão bionica uffa chega parei de recordar
só não sei como eu conseguia guardar tanto brinquedo ashuahsuhash

Tacy disse...

ai meu deus quantos brinquedos, tou saindo da net agora mais amanha volto a comentar com calma hihi que saudades da minha infancia!

Unknown disse...

Tudo de Bom! Esses posts da Mai está nos fazendo ter saudades e a valorizar cada dia mais a infância que tivemos. Se as crianças de hoje tivesse um terço do que tivemos, o mundo seria "meio" salvo..rs

Eu tb tinha vários desses:

Chuquinhas (eternos amores),
lousa mágica,
giz de cera (era tudo brincar de professora),
patins (tive os 3 modelos, os que pareciam uma sandália, os com freios na frente e os high tech...meus joelhos e cotovelos tem histórias...rs),
mola e fluffy,
aquaplay,
passa ou repassa,
pega peixe (adoravaaaa!), brincando de engenheiro (dá vontade de construir até hj), carimbos (sensacional),
Mini-coca e mini-fanta (todos nós queriamos tomar aquele líquido, FATO!).

Delícia ser criança...=D

Mai Gonçalves disse...

Pois é Giu! Muito boa a infância da gente mesmo! Hoje a molecada fica no computador e deixa de brincar com preciosidades (não perca, o próximo post será sobre brincadeira da infância)!
Quanto aos patins, minha irmã teve a bota, eu tive a sandália e o high tech. Por sinal, uma vez fui fazer uma acrobacia super sônica com os patins, quando pisei no chão escorreguei (o chão tava molhado), minha perna entrou numa janela de vidro e eu levei 13 pontos no joelho :P.
Só depois disso passei a usar equipamento de segurança.

Kha disse...

Onde será que estão minhas Chuquinhas? Adorava!! elas sempre eram os bebes das minhas barbies, detalhe: os bebes era 400 vezes maiores q as maes ahahhaha

santa tartaruga! eu tinha!!!

mentira q hj em dia os quadros sao brancos? nossa eu jurava q ainda era com giz!!!

Eu tive todos os patins! roller, esse da botinha, e esse de prender no tenis!! nunca aprendi a andar auhdahsud

Minha mola era exatamente como essa da foto! So q eu enozei tanto ela, q quebrei! Ai ganhei uma de ferro, dourada, linda! Acho q roubaram! E meu Fluffy era amarelo!

Jogo da Vida e Detetive são os melhores! FATO!

Morcegos equilibrista, pega peixe, quebra gelo (tenho ate hj), pula macaco, pula pirata, brincando de engenheiro... td graças as varias festinhas de aniversario!!!

Fazer aniversario hj em dia nem tem mais graça. Nao ganho mais presentes legais!!!

Ju disse...

nossa, muito bom relembrar isso! kkkkkkkkk
vc vai lendo e dizendo "eitaaaaa, caraaaaamba eu tinhaaaaaa"
Só dessas lousas mágicas eu tinha demaaais, que vinham com carimbos de coração, estrela, vc lembraaaam?
cão xereta era da coleção da eliana, eu tinha tudooo até que minhas irmãs destruidoras cresceram e destruíram tudo ¬¬"
boneca da xuxa eu tinha, mas era menor que essa eu acho, eu tinha da eliana que andavaaa :D
chuquinha é pra história, né? todo mundo teve, tudo riscada as minhas tb depois das minhas amadas irmãs :p
essa molas até um tempo se achava os pedações lá em casa, era rosa, azul, colorida... ahahahaha
3 meninas numa casa dá nisso!
o gravador da gadieeeeeeenteeee! nossa, o meu ouviu muita coisa kkkkkkkkk brincar de sandy com ele era bóia... hahahahahaha
essas mini - coca e mini - fanta atire a primeira pedra quem nunca abriiiiiiiu! eu digo logo que abrir as minhas ahahahahahaha não lembro se era coca, mas se era veneno eu não morri :p
nossa, muita coisa, me sinto mto velha com essas posts :DDD

Kelly disse...

Eu tinha um papa espaguete, nao tenho a minima idéia de como se jogava, mas eu amaaaaavaaa ele.

Paiolarts Embalagens disse...

Oi genteee
alguem tem o jogo do passa ou repassa para me vender?
qualquer coisa me mandem e-mail
giovanna@paiolarts.com.br
Obrigadaaaaa