domingo, 31 de maio de 2009

DIA MUNDIAL DE COMBATE AO FUMO

Pra quem não sabe, hoje, 31 de maio é o DIA MUNDIAL DE COMBATE AO FUMO, esse péssimo e destrutivo ato é capaz de causar em média 50, isso mesmo, CINQUENTA doenças diferentes, sem falar na capacidade de agravar tantas outras!
Para montar esse post pra vocês demos uma boa fuçada no mundo fumacento e olha... É chocante!


PRIMEIRO: PORQUE FUMAR NÃO É INTELIGENTE?

A Coordenadoria de Recursos Humanos e Assessoria de Comunicação Interna do SFIEC responde pra gente:

Só no Brasil o tabaco faz, anualmente, 200 mil vítimas.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o fumo é fator casual de 50 doenças diferentes, destacando-se as cardiovasculares, o câncer e as doenças respiratórias obstrutivas crônicas.
As estatísticas demonstram que 45% das mortes por infarto do miocárdio, 85% das mortes por doença pulmonar obstrutiva crônica (enfisema), 25% das mortes por doença cérebro-vascular (derrames) e 30% das mortes por câncer podem ser atribuídas ao cigarro. Outro dado alarmante: 90% dos casos de câncer do pulmão têm correlação com o tabagismo.

SEGUNDO: SABE QUE PORCARIA É AQUILO QUE SE BOTA NA BOCA?

- A fumaça do cigarro é uma mistura de aproximadamente 4.700 substâncias tóxicas diferentes; constituída de duas fases: a fase particulada e a fase gasosa. A fase gasosa é composta, entre outros, por monóxido de carbono, amônia, cetonas, formaldeído, acetaldeído, acroleína. A fase particulada contém nicotina e alcatrão.

- O alcatrão é um composto de mais de 40 substâncias comprovadamente cancerígenas, formado à partir da combustão dos derivados do tabaco. Entre elas, o arsênio, níquel, benzopireno, cádmio, resíduos de agrotóxicos, substâncias radioativas, como o Polônio 210, acetona, naftalina e até fósforo P4/P6, substâncias usadas para veneno de rato.

- O monóxido de carbono (CO) se junta à hemoglobina (Hb) presente nos glóbulos vermelhos do sangue, que transportam oxigênio para todos os órgãos do corpo, dificultando a oxigenação do sangue, privando alguns órgãos do oxigênio e causando doenças como a aterosclerose.

- A nicotina é considerada pela Organização Mundial da Saúde/OMS uma droga psicoativa que causa dependência. A nicotina age no sistema nervoso central como a cocaína, com uma diferença: chega em torno de 9 segundos ao cérebro. Por isso, o tabagismo é classificado como doença estando inserido no Código Internacional de Doenças (CID-10) no grupo de transtornos mentais e de comportamento devido ao uso de substância psicoativa.




Mesmo sendo essa grande porcaria que é, a mídia desde muito enaltece o fumo e seus usuários, alguns, como o ator Ney Latorraca (felizmente um EX fumante), afirmam que aderiram ao ato por questão de status, de “sinal de virilidade”.
Infelizmente, o meio artístico está repleto de adeptos desse mundo do “fumacê”, alguns já declarados, que a gente sabe, lamenta mas nem nos espanta, o que não se pode dizer de outros (outras na verdade), confessamos que CHOCOU!
A seguir uma lista negra (negra de fumaça) de famosos fumantes (choque-se você também):


As santinhas da Globo: Gabriela Duarte, Giovanna Antonelli e Cleo Pires.

Irmãs unidas até no maldito vício: Ashley e Mary-Kate Olsen. Não podemos dizer que foi um choque.

A ex e a atual, ou a atual e a ex (a ordem dos fatores não altera o produto) de Brad Pitt! Jenifer Aniston e Angelina Jolie.

Pasmem! A belíssima Juliana Paes é uma das chegadas na chupetinha do diabo.

Uma linda mulher não se define em uma mulher fumando. Julia Roberts e Jessica Alba.

Louca, louca louca! Vá se tratar Britney!!! Fumar grávida é demais pra mim!

Sim, nossos queridinhos também são adeptos. Robert Pattinson, Kristen Stweart e Peter Facinelli.

Harry Potter também fuma. Que exemplo hein Daniel Radcliffe. E Patrick Swayze, mesmo sofrendo de cancêr, não largou o vício.

Gisele Bündchen, sim é ela. Mesmo uma das mulheres mais bonitas do mundo fica horrível fumando.

Feio, né? Por isso, galera, vamos nos unir contra essa coisa terrível que é o fumo. Evitem a primeira tragada e não fumem na frente das crianças, parar é muito difícil, mas qual o vício que é fácil de largar?Alguns famosos conseguiram, olha só:

Ney Latorraca, Helena Ranaldi e Marcello Antony. Helena e Marcelo pararam para dar bom exemplo aos filhos, e Ney porque estava sentindo os efeitos do cigarro. Antes tarde do que nunca.

O delicinha do Brad Pitt também parou por sua renca de filhos. Se ele pode, porque Angelina não? Um exemplo de pai.

Ainda não foi convencido a tentar parar? Quem sabe apelando para o bolso a gente atinja melhores resultados, não? Vamos fazer alguns cálculos rápidos: tomando como base que um carteira de cigarro custe 4 reais, são R$ 1344 por ano (isso para quem fuma uma carteira por dia)! MIL TREZENTOS E QUARENTA E QUATRO REAIS torrados em cigarro e grudados em forma fumaça no pulmão!!! Sabe o que dá pra fazer com essa dinheirama toda no lugar de ficar se matando? A gente dá algumas sugestões:

- 2 passagens de ida e volta pela TAM do Rio de Janeiro pra Recife;
- 4 passagens de ida e volta pela TAM, do Rio de Janeiro pra Curitiba;
- 16 boxes de DVDs de Harry Potter (do 1 ao 5);
- 18 coleções de livros Twillight;
- 19 coleções de livros Harry Potter;
- 26 DVDs de Crepúsculo;
- 67 cílios postiços pra ficar igual a Fran;
- 74 meses (com o gasto de um ano em cigarros) de assinatura da globo.com, pra assistir BBB 24 horas por dia e ter o direito de mudar pra camera que você quiser;
- 89 ingressos de cinema para assistir Lua Nova;
- 256 mc flurry do MC.

Dá pra fazer muita coisa boa com a grana em vez de torrar em cigarros, não é? Fumar pode até parecer elegante no cinema ou na TV, mas dentes amarelados, voz alterada e uma velhice sem saúde está bem longe de ser bonito ou cheio de glamour. Como diria Max, minimizem o vício e maximizem vocês mesmo. ACREDITAAAAA!

Fontes: Google, SFIEC e Holofote.

Escrito por: Kha e Ju.

6 comentários:

Mai Gonçalves disse...

eita! post em homenagem a babi, foi? assino embaixo dessa campanha, cigarro nao presta pra nada! se os fumantes tivessem a oportunidade de acompanhar um paciente com cancer de mandibula, por exemplo, nunca mais fumariam um cigarro.

Babi Cardozo disse...

OBRIGADA D. MAÍRA!!!
ahauaau

meninas sendo ou não em minha homenagem(ou um singelo puxão de orelha) eu agradeço.
Em meu nome e em nome de todos os fumantes que nos leem.
Falando por mim, não me orgulho por fumar, é realmente um pessímo habito, mas tbm é bem dificil de parar, ja tentei e fui fraca em não persistir na luta.
Sendo sincera com todos aqui, estou no momento passando por uma crise de bronquite(sim, tenho bronquite) e não estou tão bem quanto queria, lógico que o cigarro tem muito a ver com minhas dores hj, confesso que dimini um pouco.
não posso prometer nada a vcs, mas faço um proposito comigo de tentar mais uma vez parar.
Que Deus me ajude.
Amei o post, muito bem escrito, quero muito ver lua nova 89 vezes, por isso vou considerar ahuaha to brincando gente.
meninas obrigada a força, amo vcs de coração!
bjãooo

Kha disse...

nao chorou ne babi?
acrediiitaaaaaaaa babi!! trave essa batalhha contra vc mesmo, maximiza, minimiza! ahahaha

Ju disse...

MINIMIZA esse vício, Babiiii! É puxão de orelha mas em busca do maior bem pra vc e todos os fumantes, o cigarro só te induz ao erro, seu maior adversário é você, MAXIMIZAAAAAAAA! (Eu morro de rir lembrando dissoooo!)

Rozinha disse...

Muito bom o post meninas! o legal é alertar antes que o mal aconteça. Meu tio está com Câncer de mandíbula decorrente de 40 anos de fumo. E n tem sido nada fácil... depois da cirurgia ele n pode mais fumar, nem beber, nem comer. Enfim, tem sido muito triste. Espero q meu depoimento sirva para dar mais força a quem ker deixar de fumar. bju pra vcs! PS:VIU Babi!?;)

Anônimo disse...

Eu não concordo com algumas partes, comprar 26 DVD's do filme Crepúsculo, assistir a 74 meses de BBB e comprar 89 ingressos de cinema para assistir Lua Nova é trocar uma droga pela outra!!!