domingo, 26 de abril de 2009

No clima das decisões



Imagens: globo.com

A volta de Ronaldo ao Brasil, como não poderia deixar de ser, deu muito o que falar. Primeiro porque a volta ao país provavelmente viria a significar o “início do fim” da carreira do craque, segundo porque apesar de ser torcedor declarado do Flamengo e ter manifestado seu desejo de pendurar as chuteiras no Mengão, o então “gordinho em fim de carreira” veio parar foi no meio do “bando de loucos” do Corinthians. Eu sou uma fã confessa de futebol, poucas coisas me arrepiam como um belo estádio lotado gritando sem parar e explodindo num grito eletrizante de “gooool”.

Eu não sou corintiana, no Paulistão minha torcida sempre é do São Paulo, mas acima de tudo sou amante do futebol e apesar de ser grande responsável pela eliminação do tricolor, hoje eu quis muito escrever sobre o Ronaldo, tão é minha alegria ao ver que o fenômeno ainda está vivo, bem vivo.

Uns dias passados eu li e ouvi muito sobre uma suposta insinuação do vice-presidente são-paulino Carlos Augusto de Barros e Silva, o popular “Leco”, de que o atacante seria um “ex-atleta” em sua afirmação de que "Ele não fazia isso quando era jogador", se referindo à entrada dura num lance envolvendo o jogador do São Paulo André Dias na primeira etapa da semifinal do Paulistão desse ano.

A resposta a declarações como essas Ronaldo escreve como melhor sabe fazer: balançando as redes. Se ele fez e curte fazer besteiras por aí? E como! Minha defesa do fenômeno hoje passa longe do aspecto pessoal, eu gosto de falar do atleta Ronaldo, do Ronaldo que a meu ver não encontrou substituto a sua altura até hoje, do Ronaldo que na hora da decisão mostra porque é “o fenômeno”, do Ronaldo que foi o melhor do mundo.

Hoje ele é artilheiro isolado do Corinthians e grande ídolo do clube. Aos poucos Ronaldo mostra que não pretende fazer jus ao título de “ex-atleta”, como realmente parecia mostrar estar se tornando, um “ex-atleta” gordo, desmotivado, desvalorizado e que só fazia besteiras pro mundo inteiro ver, aos poucos Ronaldo nos mostra que pretende ser não esse Ronaldo, mas aquele que entoa gritos enlouquecidos de alegria na torcida brasileira, aquele que impõe seu nome frente aos adversários, aquele que honra a camisa 9 e faz por merecer ser o “Ronaldo Fenômeno”.

O campeonato ainda não acabou, hoje foi só o primeiro tempo e nada está decidido, mas é provável que a taça desse ano acabe mesmo na casa Corintiana. Independente disso, Ronaldo mostrou nesse Paulistão que ainda tem muito gás e que ainda promete estampar muito as telas de nossas TVs com sorrisões de alegria (eu sei, não é uma coisa muito bonita) depois de marcar muitos gols e isso me deixa muito alegre, acredito que para todo amante de futebol brasileiro a sensação seja a mesma. Só nos resta esperar, torcer e conferir. Definitivamente, bem vindo de volta, fenômeno!

No Rio ficamos no 2x2 entre Botafogo e Flamengo. Como não assisti ao jogo, não tecerei muitos comentários a respeito, mas dois gols contra em duas partidas consecutivas, Emerson? Se a moda pega é bom os atacantes alvinegros capricharem lá na frente, hein!? Diferente da decisão do Paulistão a do Carioca está totalmente equilibrada, quem vencer leva e novo empate leva a decisão à nervosa disputa por pênaltis (tremo muito com isso).

Além de Rio e São Paulo a maioria dos demais estados ainda aguardam para conhecer seus campeões de 2009. Dentre eles os estados de Minas, onde teremos mais uma disputa entre Cruzeiro e Atlético Mineiro (5x0 Cruzeiro hoje! Placar bem largo para um clássico, não?), Santa Catarina, Bahia e Paraná, que hoje conferiu a vitória do Coxa sobre o Atlético Paranaense por 4x2 (nem tais feliz né, Kha?). Apesar da derrota, o rubro-negro paranaense ainda está em vantagem por sua melhor campanha e depende apenas de uma vitória simples contra o Cianorte no próximo domingo.

Vamos torcer por belas partidas no próximo final de semana, dentro e fora de campo, espero que as torcidas façam a grande festa que cabe a essas decisões da melhor forma, na cartilha do “fair play”, com as provocações características, mas que não passem de gritos organizados, batuques de tambores e festa de luzezinhas (adoro as luzes!).

Preparem as bandeirinhas!

1 comentários:

Kha disse...

AEEE viva meu Coxa!!!
Ainda ha esperancas!!! E nao importa se o Atletico for campeao, oq importa eh ganhar de 4 dos porcos no meio estadio!!!
UHU de 4 eh mais goxxxxxtoso!