quinta-feira, 12 de agosto de 2010

TOC

Sabe aquela mania de deixar tudo no seu devido lugar? Ou de não pisar nas frestas das calçadas? Ou ainda, aquela fixação pelo alcóol em gel?

Isso se chama TOC! Transtorno Obsessivo-Compulsivo ("TOC") é uma doença em que o indivíduo apresenta obsessões e compulsões, ou seja, sofre de idéias e/ou comportamentos que podem parecer absurdas ou ridículas para a própria pessoa e para os outros e mesmo assim são incontroláveis, repetitivas e persistentes.

E acreditem, é mais comum do que a gente imagina. Temos vários exemplos aí em baixo:

Leonardo DiCaprio:


Ele já havia superado as manias que tinha quando era criança até participar do filme “O Aviador”, em que interpretou um homem que sofria de Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC). Na infância, o ator não podia pisar em fendas ou bordas que apareciam pelo caminho. Durante as filmagens de “O Aviador”, ele passou a se atrasar pois caminhava de uma forma específica para chegar ao set e refazia todos seus passos caso cometesse algum erro. Além disso, há rumores de que Leo tenha mania de perseguição.

Woody Allen:


Aos 74 anos, o cineasta tem medo de morrer. Até aí tudo bem. Afinal muitos tem medo, embora todos nós sabemos que a morte é a unica coisa certa em nossa vida. O problema é que ele checa sua pressão arterial de hora em hora. Só para garantir que está tudo bem.

David Beckham:


Odeia objetos que formem números ímpares e é obcecado por simetria – se a soma de objetos der um resultado ímpar, ele pega uma das coisas e guarda bem longe dele, para dar um resultado par. Também costuma colocar ordem nos quartos dos hotéis em que se hospeda e tem obsessão por ordenar as coisas. Ele não pode ver mais uma garrafa fora de ordem, por exemplo, que já a coloca em fila até que tudo pareça perfeito.

Mel Gibson:


A mania do ator também é bastante estranha, para não dizer bizarra. Ele não come frango de forma alguma pois acredita que seu peito ficará ainda mais peludo.

Antônio Fagundes:


Durante muitos anos, o ator só usou cuecas… vermelhas!! O cara das novelas adquiriu este hábito após alguém dizer que usar roupas íntimas dessa cor trazia sorte no amor. Pelo jeito funcionou, pois ele se casou por duas vezes e teve diversas namoradas.

Jô Soares:


Os quadros de sua casa têm que estar levemente tombados para a direita.

Roberto Carlos:


Tornaram-se famosas manias como sair de um ambiente pela mesma porta pela qual entrou, não usar nada de cor marrom, evitar palavras de conotação negativa e jamais assinar documentos na fase minguante da Lua.

Megan Fox:


É maluca por limpeza. A grande preocupação dela são os banheiros públicos e os talheres de restaurantes. Quando sai de casa, só vai ao banheiro se o vaso sanitário tiver proteção. Também não consegue usar talheres de restaurante, imaginando que um milhão de outras pessoas já colocou na boca.

Cameron Diaz:


Não suporta compartilhar germes e “fluidos” com outras pessoas, admite que esfrega as maçanetas tão forte – antes de entrar em algum lugar – que as deixa brilhando. Além disso, ela tem mania de limpeza. Lava as mãos e o piso várias vezes durante o dia, e usa os cotovelos para abrir portas desconhecidas, tudo isso para não pegar germes de outras pessoas.

Justin Timberlake:



Confessou que tem TOC possuindo uma obsessão por limpeza, além da sua mania de deixar todas as suas coisas bem alinhadas.

Alec Baldwin:


Alec diz que desenvolveu uma fixação por limpeza ao longo dos anos. Além disso, ele afirma que pode entrar em casa e dizer se um livro está fora do lugar, e insiste em fazer as tarefas domésticas antes que sua empregada faça. É o patrão dos sonhos de qualquer empregada doméstica.

Jennifer Love Hewitt:


Jennifer afirma que não consegue dormir se existirem portas abertas na casa - incluindo as portas do armário da cozinha e do guarda-roupas. Ela acha que herdou o TOC da mãe.

Fonte 1, fonte 2 e Wikipédia.

Gente maluca né? Também tenho minhas manias, como por exemplo a ordem dos meus livros.

Mas fiquei com uma dúvida: será que mania de passar a mão no cabelo e imitar todos os gestos da pessoa amada também é considerado TOC?


Fica a pergunta!

Beijos,


5 comentários:

Anna disse...

uahauah
Americano tem uma coisa com germes né?! Chega a ser irritante!

Eu tenho um TOC, confesso, mas é leve...é tipo essa do Beckham com os numeros (não a parte por organização, não sou muito organizada), os numeros que eu vejo tem sempre que terminar em 0 ou 5. Por exemplo, quando vou colocar foto no orkut, eu coloco sempre 5, ou 10 e por ai vai. O mesmo com as comunidades e todo o resto. So vou dormir quando o numero dos meus twitts acabarem em 0 ou 5. Volume da tv a mesma coisa! hauhaua
As vezes eu rio dessa minha "mania", mas é meio que incontrolavel!

Anna disse...

E sobre Rob e Kris, eles na verdade compartilham seus TOC's, tipo numa sintonia perfeita!!! hauahua

Unknown disse...

Nossaaaa, encontrei alguém igual a mim. Eu tbm não gosto de números "feios", gosto quando termina em 5 ou 0! Faço isso com fotos tbm, e o volume no som do rádio e da tv. hauhauahuahuahu (que loucura né)

obs: o Leonardo DiCaprio ta de MATAR nessa foto, lindo de maaaaaais.

Kha disse...

Ah mas eu tbm tenho esse toc de numeros ahahah

Televisão sempre no volume 10, 15 ou 20. Não gosto de números feios. Faço isso com várias outras coisas também. Tipo as fotos do orkut. To tentando me controlar, mas é difícil ahahah.

Outro toc é de organização, eu tenho que deixar as coisas no devido lugar, sempre. Bagunça me irrita muito.

Leonardo DiCaprio tá lindo né? Acho que vou dar uma olhada nas minhas pastas de fotos dele hoje ahahha

Bjos

Kacau disse...

kkkkkkkk

tb tenho, num vou mentir... não consigo pegar em dinheiro e não lavar a mão, fico em transe, não me concentro, quase entro em surto!

A toalha do meu banheiro tinha que ser trocada todo dia, de ensopada que ela fica kkkkkkkkkkkkkk