quarta-feira, 25 de agosto de 2010

On the Road

Todo mundo aqui já ouviu falar do novo filme da Kristen, On the Road, né?

O que muitos não sabem, é que esse filme é baseado num clássico da literatura americana. Terminei de lê-lo hoje. E tenho que compartilhar com vocês o que eu achei e prepará-los para o filme.

Wikipédia nos ajuda:

On the Road é considerado a obra prima de Jack Kerouac, um dos principais expoentes da Geração Beat estadunidense, sendo uma grande influência para a juventude dos anos 60, que colocavam a mochila nas costas e botavam o pé na estrada. Foi lançado nos Estados Unidos, pela primeira, vez em 1957.


Responsável por uma das maiores revoluções do século XX, On the Road escancarou ao mundo o lado sombrio do sonho americano, a partir da viagem de dois jovens – Sal Paradise e Dean Moriaty – que atravessaram os Estados Unidos de costa a costa. Acredita-se que Sal Paradise, o personagem principal, seja o próprio Jack Kerouac. Também são encontrados no livro alguns escritores na forma de personagens, como Allen Ginsberg, como Carlo Marx, e William Burroughs, como Old Bull Lee.

É um livro que influenciou a música, do rock ao pop, os hippies e, mais tarde, até o movimento punk.

O livro se passa no final dos anos 40, começo dos anos 50. Num EUA pós guerra, mas que se você não se liga nas datas, nunca irá perceber esse fato.


Eu demorei algum tempo pra ler o livro, quase um mês. O que pra mim é bastante demorado, pois eu leio relativamente rápido. O problema é que eu comprei a versão pocket, onde o livro tem apenas 380 páginas, mas as letras são pequenininhas, então fica cansativo. E tem também o fato de estar sem tempo ultimamente. Quem quiser comprar, só clicar no banner do Submarino aqui do lado, é baratinho.

Pra quem se interessar, clique aqui para ler uma ótima resenha do livro.

Sobre o filme, acho que será uma boa adaptação. Dirigido pelo brasileiro Walter Salles (de Central do Brasil e O Ensaio sobre a Cegueira). Conta com um elenco daqueles:

Sam Riley como Sal Paradise. Narrador da história.


Garrett Hedlund como Dean Moriarty. Só lendo o livro pra obter uma descrição sensata de Dean. Um doido, sem caráter mas boa gente.


Kristen Stewart como Marylou. Marylou é a namorada de Dean. Um das namoradas. Ela viaja algumas vezes com Sam e Dean, mas na maior parte do tempo aparece em festas. Digamos que podemos esperar uma Kristen bem diferente da Bella. Muito mais safadinha.


Kirsten Dunst como Camille. Outra namorda de Dean. Essa digamos que é a mais fixa.


Viggo Mortensen (eterno Aragorn) como Old Buu Lee. Amigo de Sam, totalmente drogado e louco.


Tom Sturridge (bff) como Carlo Marx. E outros atores, como a brasileira Alice Braga e a Amy Adams, de Julie and Julia.


O filme está está sendo filmado, essa semana exatamente, na Argentina. Aliás, o filme é meio nomâde, assim como os personagens do livro. Começou no Canadá, agora estão em Bariloche, depois vão para New Orleans.

Enquanto isso, Rob fica tomando conta do Jella em casa.

Espero que tenham se interessado pela leitura, eu adorei e recomendo.

Beijos,



3 comentários:

Monica disse...

Kha, devia ter feito que nem eu que pegou a versão em pdf e leu no trabalho! Não levei 10 dias para acabar o/ hahahahahahahahaha
Eu amei o livro, e estou amando cada detalhe do filme! Acompanho as novidades com mais ansiedade que Breaking Dawn! Mas eu tô bem, não fiquei doente não! hahahahaha

AMEI o "enquanto isso o Rob fica cuidando do Jella em casa!" *-*

Babi Cardozo disse...

uashuahsuhas Jella tá mto famosa! e que elenco hein? Ainda não li ¬¬ Monica manda o pdf pro nosso email? Pliiis!

Tbm me encontro em ansiedade por esse filme!

Ju disse...

ai tom...
eu já veria o filme de todo jeito só por ser com a kristen, sendo uma adaptação de livro e ainda mais tão bem recomendando então!
oi submarino, vamos brincar :D

ssuhushuahsa
rob cuidando do jella em casa como bom pai ahahaa