terça-feira, 13 de julho de 2010

Rock and Roll

Alguém sabe que dia é hoje? 13 de julho é o Dia Mundial do Rock.

Instituído em 1985, quando foi realizado o festival "Live Aid", que arrecadou fundos para as vítimas da fome na Etiópia. Organizado pelo músico Bob Geldof. O festival aconteceu na Inglaterra e nos Estados Unidos.

Entre as atrações do festival estavam: BB King, Phil Collins, Dire Straits, Queen, David Bowie, Black Sabbath e U2.

Além dos fundos arrecadados, o concerto também produziu a música "Do They Know It's Christmas Time at All", que reunia cantores do pop inglês dos anos 80, como Sting, Boy George e Simon LeBon (do Duran Duran).

Em 2005,o festival recebeu o nome de “Live 8” e aconteceu nos países integrantes do G-8 e na África do Sul. O festival pedia para que os países credores perdoassem a dívida dos países africanos afetados pela fome.

Entre os artistas que participaram do festival em 2005 estavam: REM, Paul McCartney, Pink Floyd, Coldplay, Elton John e Bon Jovi.

Pra comemorarmos uma data tão importante, que tal relembrar a trajetória do Rock Mundial?

Anos 50:

Não tem como falar de Rock sem falar de Elvis. Tudo mudou quando na noite de 1954, quando Elvis gravou "That's all right".

Anos 60-70:

Segunda fase do Rock é conhecida com Beattlemania. Nessa mesma época surgem nomes como The Who, Rolling Stones, The Doors, Jimmy Hendrix, Led Zeppelin, Black Sabbath, David Bowie, Pink Floyd e muitos outros.

Anos 70-80:

Nação do Rock é dividida em tribos. Temos o Hard Rock e o Heavy Metal de AC/DC, Metallica, Iron Maiden. O Arena Rock de Kiss, Queen e Journey. O Punk Rock de The Clash, Ramones e Sex Pistols. Mas foi a mistura de rock, funk e soul de Michael Jackson que se tornou o albúm mais bem sucedido da história.

Anos 80-90:

É a geração dos superastros, como: Madonna, Michael Jackson, Prince, Guns 'n Roses, U2. Uma das principais bandas da epóca surgiu em Seatle. Nirvana não queria mudar o mundo, mas foi exatamente o que fez com o albúm Nevermind e o surgimento do Rock Alternativo.

Anos 90-2000:


Com o pop dominando as paradas, o rock perdeu um pouco as forças. Nunca foi tão fácil ter uma banda profissional, por isso vemos essas "merdas" por aí. No entanto uma nova vertente do estilo, mais consciente sobre a relação do rock e a diversidade da música surgiu, demonstrando toda a vitalidade do ideal. Bandas como The Strokes, White Stripes e Artic Monkeys estão aí para provar que o rock não morreu.

Fonte.

Pra saber um pouco mais da história do Rock, clique aqui.

Beijos no melhor estilo rock 'n roll!


4 comentários:

Anna disse...

Good bless rock'n Roll!

Infelismente, até o rock foi só piorando com o passar do tempo! No exterior a gente ainda acha muita banda de rock boa por ai ainda hoje, principalmente no Reino Unido, na minha opinião, mas é outro nivel de rock...

Aqui no Brasil então, piorar é pouco, nós chegamos no fundo do poço, isso sim! Sinceramente, pra mim não tem mais nenhuma BANDA que preste aqui...as que eu gosto ja se foram!
Uma pena!

Kha disse...

Concordo Anna. E quem vier me dizer que NX Zero e Restart é Rock eu mato!

Babi Cardozo disse...

Ahhhh de Elvis a Strokes! Que máximo!

Ei, tô na fila aqui hein, restart, nx, furiko e afins considerados rock, pode tratando de se considerar morto!

Não tem comparação!!!

Anna disse...

É um insulto ao rock e a todas essas bandas fantasticas de antigamente chamar essas bandinhas emo de rock!