sexta-feira, 4 de junho de 2010

Glee 01X21 - Funk

Apesar do nome, o penúltimo episódio de Glee dessa temporada, passou BEM longe do Funk brasileiro. Graças aos deuses.

Aliás, acho que cabe aqui uma breve explicação do que é Funk. Vamos ao wiki:

"Os músicos negros norte-americanos primeiramente chamavam de funk à música com um ritmo mais suave. Esta forma inicial de música estabeleceu o padrão para músicos posteriores: uma música com um ritmo mais lento, sexy, solto, orientado para frases musicais repetidas (riffs) e principalmente dançante.

Funk era um adjetivo típico da língua inglesa para descrever estas qualidades. Nas jam sessions, os músicos costumavam encorajar outros a “apimentar” mais as músicas, dizendo: Now, put some stank (stink/funk) on it!” (algo como “coloque mais ‘funk’ nisso!”).

Num jazz de Mezz Mezzrow dos anos 30, Funky Butt, a palavra já aparecia. Devido à conotação sexual original, a palavra funk era normalmente considerada indecente. Até o fim dos anos 50 e início dos 60, quando “funk” e “funky” eram cada vez mais usadas no contexto da soul music, as palavras ainda eram consideradas indelicadas e inapropriadas para uso em conversas educadas.

A essência da expressão musical negra norte-americana tem suas raízes nos spirituals, nas canções de trabalho, nos gritos de louvor, no gospel e no blues.

Na música mais contemporânea, o gospel, o blues e suas variantes tendem a fundir-se.

O funk se torna assim uma fusão do soul, do jazz e do R&B."

Então me façam o favor de esquecer as popozudas e os bondes do tigrão ok?

O episódio já começa bom. Quando finalmente eles acham ter uma chance em ganhar as Regionals, chega Jessie St James e acaba com tudo.

Jessie volta ao Vocal Adrenaline e ainda apresentam "Another One Bites The Dust" - Queen, pra acabar com qualquer esperança que eles ainda poderiam ter.



Isso deixa os integrantes do New Directions pra baixo, com espírito de "já perdemos". Principalmente depois do episódio da sala cheia de papel higiênico. Mas como diz a Babi, pelo menos era papel limpo.


Obviamente que Sue Sylvester estava por trás disso né?


A obcessão da Sue e os papéis do divórcio com Terry finalmente assinados, também deixam Will depressivo. Fora o medo de perder as Regionais e o Glee acabar de vez.


Will tenta animá-los, dando ideias de como destruir o Vocal Adrenaline. É aí que entra Puck. Como ele mesmo disse, ele é o bad boy, ele que teria que fazer o trabalho sujo.


Assim sendo, ele e Finn furam os pneus dos carros dos integrantes do Vocal Adrenaline. E pra arcar com o prejuízo, os dois tem que trabalhar para pagar os danos. Por isso, Puck e Finn são os dois mais novos funcionários da Terri.


Com a ajuda de Sandy, Will descobre o que fazer para animar o New Directions. Focar no ponto fraco do Vocal Adrenaline, e fazer um número com paixão, com raiva, com emoção, com alma. Um número de Funk.


Obviamente, Mercedes já ficou toda animadinha. Mas Quinn tem um ponto. Quem mais do que ela tem motivos para ter raiva da vida?


Rachel também está bem revoltada por ter sido usada por Jessie. Ela está arrasada. E em uma conversa com Will, ela sem querer dá uma ideia pra ele de como acabar com Sue. Uma maneira tão cruel, que até eu fiquei com dó da treinadora.


Sério, Will jogou baixo, muito baixo. Seduziu Sue de um jeito que mulher nenhuma resistiria. Quem é que se concentra na música com aquela bunda rebolando hein? A música supostamente foi "Tell Me Something Good" - Chaka Khan, mas não posso afirmar, não consegui me concentrar.



Na Sheets-N-Things, Terri ensina Finn e Puck como dobrar lençois.Howard os manda fazer o serviço que ele não queria. E Sandy acaba de os humilhar sendo simplesmente ele. A música que eles cantam veio bem a calhar. "Loser" - Beck:



E a queda de Terri por Finn hein? Era o que me faltava. Ela até o ajuda com a tarefa semanal de Glee.


Sabem uma coisa que me fez gargalhar tanto que tive que dar pause no episódio? Aquele desenho do Will sendo decapitado no diário da Sue.


Chega a vez de Quinn mostrar seu Funk. E ela canta, e MUITO bem, "It's A Man's Man's Man's World" - James Brown. Era pra ser um número sério e emocionante, mas quem consegue ficar sério com aquela coreografica das grávidas?



Will continua tentando seduzir Sue. Eles marcam um encontro, e Sue se produz toda (o que consiste na mesma roupa de sempre e um colar de pérolas). Mas Will não aparece no encontro. E essa é o jeito que Will arranjou de acabar com Sue.


Só que isso não acabou apenas com Sue, destruiu também os sonhos das Cherios de ganhar as Nacionais e ter chances de bolsa pra faculdade.


Finn, Puck e Mercedes apresentam um número que eles julgam ser Funk. "Good Vibrations" - Marky Mark and the Funky Bunch:



Mercedes tentando ajudar a Quinn, a convida para morar com ela. Achei muito legal essa atitude da Mercedes, sinto pena da Quinn, abandonada pelos pais, Puck nem liga pra ela e ainda por cima grávida.


Outra atitude legal foi de Will, que se redimiu e foi até a casa de Sue para pedir desculpas.


Quase morri de dó da Rachel. Ela, como toda mulher apaixonada e burra, fica toda felizinha quando Jessie liga marcando um encontro. Coitadinha.


Indignados com o que fizeram com a Rachel, Puck e os meninos do New Directions decidem acabar com Jessie. Achei tão fofo até Kurt indo junto com os meninos. Mas Will tem uma idéia melhor de como humilha-los.


Depois de ganhar as Nacionais, com a ajuda de Kurt, Sue leva o seu "pequeno" troféu para humilhar Will. Sue se vinga de Will desafiando ele a lhe dar um beijo. Mas ela mesmo desiste dessa vingança, e expõe o troféu bem no meio da sala do Glee.


E para finalizar, a apresentação que acabou com a moral do Vocal Adrenaline. "Give Up The Funk" - Parliament:



É isso. "See you punks at the Regionals".

Beijos e até o último episódio,





5 comentários:

Bella disse...

hey meninas.. saudades de mim?
pois é.. eu tbm de vc.. estive fora esses dois dias sem acesso a internete!
mais não chorem eu voltei! a tempo pro MTV MOvie....

Anônimo disse...

Meninasss,
nao tem a ver c/ Glee, mas como vcs postaram esses dias sobre os super heróis gatíssimos, e tinha o Chris Wonderful Evans, ainda sem o traje do Capitão América (nao q a foto sem camisa nao bastasse, claro!!): http://blog.adorocinema.com/2010/06/capitao-america-primeiras-imagens/

As primeiras imagens dos olhinhos azuis por trás do escudo estrelado!!

=**

Ziza_CG

Anônimo disse...

ein meninas!
isso vai ser um filme?
qual o nome?
é em dezenho?
me respondam pq vi o post comentei e tudo.. mais não entendi beem e na hora estava tão euforica que neem me lembrei de perguntar!

Babi Cardozo disse...

Oi "Anonimo", se vc fala do capitão america, sim será um filme. Com estreia pervista para 2011.

Indo pro post Glee: Gente, imaginem o ultimo episodio!!!! Vi uma promo e fiquei toda arrepiada!!!!

gostei mto dos laços de amizade que estão se formando nesse final de temporada. Finn e Kurt, Mercedes e Quinn. Improvaveis e supostamente leais. Ansiosa para semana que vem!
Ótima Review, Kha!

Ju disse...

pooooooooooooooooooor racheeeeeeel!
que mamãe legal que é a shelby, né? inútil!

ansiosa demais pra o cap final, ao mesmo tempo lamentando a pausa =/